Me baseando neste esquema:

não consigo fazer funcionar isso. Já montei circuitos com MOCs, e funcionou tranquilamente, simplesmente não sei o que estou fazendo de errado.

Alguém sabe me dizer se este circuito, exatamente como é mostrado na figura, funciona com certeza?

Só para constar, eu troquei o MOC e o TIC por outros e continua não dando certo revisei as ligações e nada de funcionar.

Exibições: 2589

Responder esta

Respostas a este tópico

Luís, qual o valor de R1 que estas a usar?

180R

Pessoal o resitor é de 180ohms, isso é fato, eu ja postei la embaixo, mais acho que nao viram entao vou colar aqui denovo

Funciona 100%, voce deve ter invertido a ligacao do MT1 pelo MT2, a carga entra pelo MT2, neste mesmo pino liga no resistor sentido ao  moc, o MT1 vai no neutro, do moc direto no gatilho o TIC

A respeito do resitor tem que ser um de 180ohms, se voce colocar um de 10K igual mensionado anteriormente voce estara fazendo um corte na senoide mesmo que por ventura seu moc esteja acionado direto.

Espero ter ajudado.

Sim... Deveria funcionar.

Essa é a versão para carga resistiva.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/moc3021.pdf

Tente novamente com um moc novo e coloque no lugar do resistor de 180R um de 10k. Ja aconteceu comigo de queimar o moc com uma resistência tao baixa, parece que o tiristor demora demais pra conduzir e queima o moc...

Fiz isso mas não resolveu.

Olá Amigos

Que funciona,  funciona !,  Luis existe um forum aqui intitulado TRIAC COM ARDUÍNO,link,  que trata desde e de outros quesitos nele tem a resposta para o seu problema.

abços

Funciona 100%, voce deve ter invertido a ligacao do MT1 pelo MT2, a carga entra pelo MT2, neste mesmo pino liga no resistor sentido ao  moc, o MT1 vai no neutro, do moc direto no gatilho o TIC

A respeito do resitor tem que ser um de 180ohms, se voce colocar um de 10K igual mensionado anteriormente voce estara fazendo um corte na senoide mesmo que por ventura seu moc esteja acionado direto.

Espero ter ajudado.

Valeu Alex, exatamente isso !

Precisando add ai       alex_sander_2011@hotmail.com.br

Montei este circuito da MOJO, Digital AC Dimmer Module: 

 Se eu ampliar o circuito colocando mais MOCs/Triacs posso usar a mesma referência do Zero Cross para disparar todos os TRIACs ? 

Luis,

Pode sim, alias deve. Mas observe  que os triacs estejam na mesma fase do zero cross.

Se for um circuito trifásico, tem duas alternativas:

- usar um zero cross para cada fase;

- usar apenas um para todos, mas ai tem que saber a sequencia das fases onde cada triac está ligado e o programa contar o tempo para o acionamento de cada fase.

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço