Enviar dados do Joystick Polegar atraves do modulo RF sem Arduino

Ola.

Preciso fazer um tipo de controle remoto que usa o Joystick polegar (vendido aqui no lab) para transmitir a informação de posicao do eixo X e Y dele, alem do Btn que pode ser pressionado no Joy.

Uma das formas seria usar o emissor/receptor RF, ou o infravermelho, ou outra solução qualquer barata.

Se for por RF, o receptor RF pode ser conectado no UNO e receber a informação.

A minha questão é em relação ao transmissor que deve ser o mais simples e economico ($ e no consumo de bateria), para poder transmitir a informação de X, Y e On/off sem usar o arduino e consequentemente a biblioteca VirtualWire.

A questão seria como fazer para passar a informação, teria que ler de cada um dos potenciometros, converter e enviar para o pino do emissor.

Ou será que existe alguma outra forma que não precise usar um arduino ou garagino para o emissor e que eu possa transmitir essa informação sem fio ?

Valeu,

Jota

Exibições: 1018

Responder esta

Respostas a este tópico

Pensei que usando algum multiplexador (MUX) que tivesse 3 entradas (MUX pode ser de 4 ou mais) e uma saida eu conseguiria enviar esse sinal para a entrada da placa RF ou placa infravermelho.

Na outra ponta eu teria que usar um Demux para converter novamente essa entrada em 3 saidas e depois enviar isso ao Arduino para interpretar o valor das variaveis.

O que acham daria certo ?

E quanto ao sincronismo, como é feito do Mux para o Demux ?

Valeu,

Jota

Boa ideia.
Isso poderia ser montado com um CD4060, que é um contador com oscilador. Com oscilador no modo cristal melhor ainda e um mux (CD4051 por ex).
Aih vc por exemplo mandaria tensoes entre 0 e 3V para cada sinal e o ultimo pino ligaria no 5V (por exemplo), para fazer um aviso de fim de bloco de dados.
Do lado receptor vc faria exatamente o mesmo circuito CD4060, só que ligaria o mux invertido, demultiplexando.
Um circuito detetor de mais que 4,5V, por ex, serviria para dar um reset no contador sempre que vier esse pulso (sincronismo).
Claro, os sinais viriam como amostras (por ex 1/8 do tempo correto e o resto do tempo desligado), entao vc precisaria de um filtro (capacitor) para ter um sinal continuo na saida.
Isso é um TDM, salvo engano.

Mas se vc puder gastar um pouco, uma ideia seria um controle de PS2 completo sem fio. O PS2 tem conector digital simples (nao eh usb), existem bibliotecas prontas para ler o protocolo.

Baaaaa...

Ficou acima do meu conhecimento, achei que a brincadeira fosse um pouco mais simples e não precisasse oscilador, fazer reset no contador, fazer filtros...

Ja saiu muito fora do que pretendia, então nesse caso o melhor seria mesmo colocar um garagino em um ponta e simplificar tudo com as bibliotecas..

Mesmo assim, obrigado pela ajuda, respeito muito o conhecimento que adquiriu, acredito que a maior parte dele, estudando, mas penso que deve ter uma boa dose de mão na massa...

Valeu,

Jota

O circuito fica mais ou menos assim:

Temos aih o oscilador, o contador e o mux.

Falta o circuito de reset, que seria um transistor+um zenner ou um comparador.

E incluir um capacitor de 100nF por pino multiplexado...

Eh tanto assim ???

Ref: Imagem de http://www.geofex.com/article_folders/lfos/psuedorandom.htm

Olhando por esse lado, não é tanto assim.

Agora me diga, eu vou ter o Vcc e o GND para passar para o joystick e ele vai me retornar uma tensão entre os 2 pontos, dependendo de onde esteja o Joy, agora isso é analogico, para eu entrar no Mux eu teria que converter primeiro isso para digital, e como o Joy é nos 2 eixos, eu teria que ter 2 conversores desses certo ?

Outra pergunta :

Se eu tivesse por exemplo um garagino (R$ 29,00) na ponta do Joy, e ele não tem o regulador de tensão, como que ficaria a alimentação do meu controle remoto sem fio.

Se eu usar uma bateria de 9V, vou ter que colocar um regulador de tensão para baixar para 5V para o garagino e para o emissor de RF que pelo que pesquisei trabalha com 5V e acredito que não trabalha com tensões menores que 5V, e neste caso da bateria de 9V não ha um grande desperdicio de energia da bateria sendo reduzida pelo regulador de 5V, onde vou reduzir bastante a autonomia do controle sem fio ?

Se eu usar 3 pilhas, 4.5V, será que vai ser suficiente para o transmissor sem fio http://www.labdegaragem.org/loja/38-comunicacao/transmissor-link-rf... que pretendo usar ?

E a medida que as pilhas forem ficando fracas e diminuindo a tensão o emissor não vai parar de funcionar ?

Como resolver esse impasse ?

Valeu,

Jota

O 4051 é um mux analógico. 

De resto vc tem razão, essas baterias de 9V nada mais são que uma associação de minibaterias de 1,5V que não aguentam nada.

Com 4,5 funciona mal.

Pode ser que com 2 baterias de celular (3,6+3,6) vc consiga resultados melhores.

Mas nada comparado a usar um produto pronto de mercado (joystick sem fio).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço