Pessoal, desde a minha época de curso técnico acompanho o lab.

 Estou agora em dúvida se devo ou não fazer o curso de engenharia eletrônica que sempre foi o curso que achava que faria, independente da faculdade em questão estou com dúvida sobre o mercado.

 Como trabalho na área conheço diversos profissionais formados, com alguns convivo outros apenas conversei.

 Não teve um que me dissesse que o mercado está bom e que devo realmente me dedicar a isso. E outros indicam que se tivessem a chance teriam feito outras engenharias.

 Gostaria de ouvir a opinião de vocês, pois gosto muito da área e não me vejo trabalhando com outra engenharia, mas também não quero acabar fazendo um curso de 5 anos ou mais para me ver sendo um profissional desvalorizado.

 

 

Exibições: 315

Responder esta

Respostas a este tópico

Na minha opinião diria: "- Depende !".

Ainda acho o mais importante vc fazer algo que goste. Se vc tem facilidade com matemática já é um grande ponto. Se não engole esquece, é muito sofrimento. Vc não usará a matemática na vida real, mas ela será exigida ao extremo (ou era no meu tempo, agora pode usar calculadora e tal).

Não está fácil pra ninguém, mesmo um engenheiro sempre pode reclamar, mas pode acreditar que é melhor ter engenharia que não ter.. 

A china detonou muitas fábricas pelo mundo. Todos fabricam hj na china. Isso atrapalhou um pouco a engenharia eletrônica no Brasil para produtos de consumo. As empresas que montam precisam de mão de obra barata para montagem e não engenheiros. Projetos de produtos de consumo no Brasil sempre foi para muito poucos.

No entanto "pelas bordas" existe um mercado muito grande no Brasil. Produtos para automação comercial, industrial, médicos, etc, etc.

Enfim, se vc tiver condições de fazer algum curso superior vai ser ótimo. Se o que vc gosta melhor ainda, seja ele qual for. Não vá pelo salário pq tb é muito relativo. Daqui a 5 anos o cenário pode ser diferente. Hj eng. Civil está super em alta, mas e se "estourar" uma "bolha"  imobiliária ?? E se importarem engenheiros civis ?

Dos que se formaram comigo e eu tenho contato (uns 20) estão todos bem. Alguns inclusive (como eu) já pensando em reduzir a carga de trabalho pra curtir um pouco mais a vida. Nunca passaram por desemprego ou subemprego. Claro, nem todos trabalhando em bancada. A grande maioria em empresas como a Ericson (1/4), fazendo gestão de equipamentos de telefonia (chefe desses kras que vem arrumar o fio do telefone no poste ou na central).

Enfim, ser engenheiro é um grande diferencial. Se puder fazer, faça !

Mas se vai ser eletrônica, mecanica, civil, não importa muito, importa o que vc gosta mais de fazer. Um bom profissional tira dinheiro de qualquer área.

Ainda, essa vida não é só dinheiro. Se vc quiser mesmo só dinheiro recomendo comercio exterior, administração, economia, coisas assim. Aih vc monta uma empresa ou vai trabalhar como diretor financeiro em uma grande empresa... Mas vai ter aquele emprego de roupinha desconfortável de grife, falsos amigos, cumprir horario, trabalhar de olho no relógio, etc.

Acho que o espirito científico, a sensação de paternidade quando vc vê um projeto funcionando, a alquimia de transformar componentes mortos e equipamentos somados ao conforto financeiro é impagável.

Enfim, fazer o que gosta e ter conforto financeiro é muito melhor que engolir sapo e ganhar horrores. Quando mais vc ganha não necessariamente vc é mais feliz. Mais vc ganha, mais vc gasta, mais vc precisa...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço