Fala galera , eu estou com um projeto de um braço robótico para apresentar na feira de tecnologia da minha faculdade ,  eu fiz um Drive para controlar um motor de passo de 5 kgf   5 v  1,5 A  . Segue esquema abaixo:

Pois bem , o meu problema é em relação à rotação do motor , eu estou achando baixa e sem força , consigo alta rotação mas perco torque . Olhem o video :

https://www.youtube.com/watch?v=o5eJt82WyqQ

E o microcontrolador que estou utilizando para gerar os sinais  é o PIC16F877A , o programa foi feito no CCS .(anexo).

Gostaria de alguma dica ou solução para meu problema , não sei se é na programação do microcontrolador que manda o sinal para placa ou se é a eletrônica.

Exibições: 2878

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Temo que seja a eletrônica..

O que acontece é que todo motor de passo quando começa a girar vira um gerador. Assim quando vc coloca a tensão na bobina dele ela já está repleta de tensão por auto indução. Vc não consegue fazer passar corrente.

A solução é usar um integrado driver de motor de passo. Eles fazem diferente: Eles usam PWM para regular a corrente máxima no motor. Para conseguir trabalhar na corrente máxima muitas vezes ele precisa utilizar umas 4 vezes a tensão nominal (em grande velocidade). Já para ficar parado usa bem menos que a tensão nominal.

Ainda, no seu circuito cada bobina é energizada, ou não. Já com um integrado existe uma ponte H, que faz cada bobina sempre trabalhar. Seja energizada direta ou reversamente (ele liga invertido em vez de desligar). Só aih já aumenta muito a força.

Esse é um dos integrados mais populares:

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/l298n-1un.html

Recomendo usar um shield pronto com ele. Mesmo que seja para PIC, ligue por fios..

Eduardo , eu devo utilizar o L298 para aciona´-lo com o acionamento tipo o bipolar , ignorando o center tape do comum e utilizando as bobinas inteiras?

Isso, só não ligar os fios centrais.

Você pode também tentar montar os drivers discutidos neste tópico: http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-l297-tip-122-stepper-m... . 

Existem duas versões, uma com TIP 122 e outra com Mosfet, ambos usam o chip controlador L297, que possibilita trabalhar com apenas dois sinais: Step e Dir, o que facilita é muito na programação. 

Luís , nesse seu projeto voçê aciona motores unipolares?  voçê teria o esquema?obrigado.

Sim, são para motores unipolares, os esquemas estão lá no post e tem um link pro 4shared pra baixar os projetos do Eagle.

Muito obrigado .
Consegui o que eu queria , adquiri o CIl L298 e fiz um drive para acionar o motor em modo Bipolar , consegui ótimos resultados. Segue o vídeo:


RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço