Peço que vejam o seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hJIkJ9x0-JQ

Eu pretendo fazer um semelhante. Mais simples. O meu problema é o que usar para liberar o líquido.

Eu comprei uma válvula solenóide de máquina de lavar (127v) e testei. Nada. Tenho praticamente certeza que não teve pressão suficiente. Fico imaginando que eu teria que usar um recipiente muito grande para criar a pressão suficiente para usar ela. Isso não é possível.

Então eu estou em busca de algo semelhante ao usado nas garrafas desse vídeo. Parece ser um recipiente que já "guarda" uma quantidade/dose para ser liberada. Alguém conhece algo semelhante?

Exibições: 2654

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado pela resposta. Infelizmente não pude ver os links antes da remoção.

Eu fico imaginando como fica esse troço.. Misturar bebidas é horrivel, ainda mais no mesmo copo, desaconselho totalmente qualquer tentativa de misturar mais de 3 coisas sendo apenas 1 delas alcoolica. Mas enfim, tem gosto pra tudo, tem gente que gosta até de engolir fumaça...

Voltando a questão tecnica, não conheço o projeto mas imagino que seja baseado no mesmo principio de um bebedouro. Vc tem um reservatório abaixo da boca da garrafa. Quando o nivel do reservatorio atinge a boca da garrafa o ar nao pode entrar e assim impede a saida do liquido.

Não há pressão alguma, o que impede o uso de válvulas solenoides com retorno por mola, que é o caso da maquina de lavar, alem de que elas não são proprias para produtos "alimenticios". Nela quem mantem fechado é uma mola. O solenoide abre. Por isso é preciso mta engenharia pra conseguir mante-la fechada mesmo sob pressão da agua da rua. Isso dificulta a abertura sem pressão.

No video a valvula provavelmente tem a mesma inspiração da de bebedouro, super simples tb.

Vc não conseguiria usar torneira de bebedouro ou filtro ?

Vc consegue elas com partes plasticas diferentes em lojas de peças para refrigeração. Ex:

http://www.planetafrio.com.br/jogo-de-torneiras-para-purificadores-...

Quem sabe vc copia o video...

Esse dosador tb é de mercado:

http://www.guadaim.com.br/loja/produto-102131-1322-dosadores_de_beb...

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Obs1: Não conheço as 2 ultimas lojas citadas, saíram agora via google. Tome os cuidados necessários.

Obs2: Embora cite uma loja, entendo que não estou infringindo os termos de serviço pq o foco é na ciencia da existencia de tal produto e não na oferta.

De experiência degustativa, não posso afirmar se puro é melhor que misturado, pois não bebo álcool. Mas baseado na experiência em família, no ramo de bares e lanchonetes (mais o primeiro), misturar bebidas é mais comum do que se imagina. Ao menos por aqui.

O projeto é ser um dosador simples, porém automatizado.

A válvula de máquina de lavar foi para testar mesmo. Tenho consciência que não é material adequado para produtos alimentícios. Ela vai pra um outro projeto, numa torneira de pia.

Essas torneiras do link parecem ser mais adequadas mesmo. Acredito que com um servo posso fazer pressão suficiente para liberar o líquido.

E não é minha intensão copiar o vídeo. O que me chamou atenção nele foi aquele equipamento que armazena a bebida.

Grato pela resposta.

creio que uma torneira de filtro adaptada a esse fim resolveria, a duração da dose é baseada no tempo de acionamento da haste p/ abertura da torneira

sds

Sanches

Sim, Sanches. Também acredito que, dessa forma, funcione bem.

Obrigado.

Alexandre, dá uma olhada nesse vídeo: http://partyrobotics.com/

Obrigado pelo link, Décio. O projeto é muito bom. Pena que só entreguem dentro dos EUA.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço