[Dúvida] Transistor atua indiretamente como resitor?

Estou efetuando testes do simulador do 123circuits e efetuando o fluxo do collector para o emitter com um transistor, no collector recebe os 5.0v mas no emitter está somente como 3.1v essa diminuição de voltagem é normal? o transistor pelo que andei vendo(dependendo do transistor, claro), ele não atuaria similiar como um interruptor não? 

Exibições: 483

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcos,

Tudo depende de como o transistor for polarizado, na região de corte e saturação ele atua quase como um interruptor, mas na região ativa ele atua como um amplificador de corrente.

Minha sugestão seria vc dar uma lida em algum material simples sobre transistores.

Todo tipo de analogia com resistores, chaves, agua, etc, tem seus limites. Ele é de fato um transistor, uma coisa diferente de qualquer outra.

O Newton C. Braga, por ex, gerou muito material de linguagem simples sobre o assunto.

Se vc puder estudar mais profundamente recomento o livro do Malvino "Eletronica" Vol.1 e 2 (Acho que transistor está no 1). Ou apostilas do Senai. Tudo isso vc encontra pada download por aí.

Mas a beleza do transistor está no fato de vc poder controlar o que acontece entre coletor e emissor com sinais inseridos na base. Em geral é um controle na forma de corrente que controla corrente, mas conforme vc liga pode ser tensão também.

Eduardo, acabei de comprar um livro sobre eletrônica básica, envolve os assuntos comentados por você

Cara, eu acho que entendi sua duvida.

 Pelo que entendi você acha que um transistor funciona apenas como uma chave, tipo, um relé que quando se joga tensão na base, ele deixa toda a tensão do emissor ir para o coletor não é isso ?

Se for essa a duvida, a coisa não é bem assim,  a tensão emitida na base, pode SIM controlar a quantidade de tensão entre o emissor e o coletor.

Um teste legal, é você ao inves de colocar um resistor fixo na base do transistor, colocar um potênciometro, dai a proporção que você gira o potenciometro, mais ou menos tensão é liberada do emisssor pra o coletor,  dá até pra vocÊ colocar um led pra fazer o teste.

bem, se for isso que entendi, espero ter ajudado.

Weider, inicialmente meu pensamento realmente era esse, porém vi que existem peculiaridades a serem estudadas.

Sabe Marcos,  eu uso muito transistores como chaves, principalmente transistores de maior potência como o TIP41C, para controlar cargas mais altas que os 5V do arduino,  por exemplo, eu fiz um controle de irrigação que para controlar um motor de 3Cv eu precisei usar relês de 12v 40a,  dai pra aciona-los com o arduino eu utilizei o tip41c como chave mesmo.

  Mas tambem já criei situações onde precisei que a minha saida 0 a 5V do arduino equivalesse 0 a 10  dai meti os 10v num transistor e controlei a saida pela base.

   Tambem não sou fera no negocio, mas tô aprendendo e já sei que os transistores tem muuuuitas utilidades,  eu por enquanto só sei utiliza-los como chaves ou controladores de uma tensão maior, não sei se é isso que chamam de amplificar,  mas sei que eles são muito eficientes.

Exato weider, eu sou desenvolvedor de sistemas, mas me interesso pela parte de robotica e eletronica, aos poucos vou aprendendo o básico para me virar nesses projetos com arduino, porém fica um pouco confuso as vezes. Estou querendo entender um pouco essa parte de receber determinada voltagem/amperagem e trabalhar com equipamentos diferentes.

O medo é de queimar componentes e principalmente o computador kkkkk, não encontro tutoriais bem explicados sobre essas conversões, mas o medo vai desaparecendo.

Olha marcos,

   Eu te aconselho o VIDEO CURSO DE ELETRÔNICA BURGOS,  se não me engano tem algumas aulas dele no youtube, não sei se tem todas, mas o legal é que o lance é beeem explicado, e serve pra todo mundo, desde básicos a avançados.

   O cara tem um site, é só dar uma procurada no youtube.

    O legal é que você vai conhecer não só transistores, mas resistores, capacitores, diodos, etc. etc.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço