Olá pessoal, eu preciso controlar alguns motores, com corrente até 8A com arduino. Entao eu tava procurando uma ponte H que desse pra fazer isso.

Então achei esses tais MOSFETs.

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/33-componentes/p-channel...

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/33-componentes/n-channel...

Eu queria que alguem pudesse me ajudar.

Qual a diferença de N-Channel e P-Channel?

Mesmo a amperagem deles ser de 30A, eu posso usá-los pra controlar até 8A sem problemas?

Eles funcionam como relés, eu aplico uma tensão pequena e ele fecha contato, né?

Posso ligá-los direto ao arduino? Nao sei quanto de corrente ele consome.

Obrigado desde ja.

Exibições: 3097

Responder esta

Respostas a este tópico

O que seria "IC = 4 Adc" ?

E na img que mandei tem dois Current Gain.

Qual devo usar pra calcular?

IC é corrente maxima que ele aguenta chaveado ( use no maximo 70% como segurança) e o ganho use sempre a media.

Caique. É o seguinte. O 2N3055 é somente um transistor bipolar, ele mesmo em estado de condução máxima ainda teria um baixo rendimento pois a resistência Coletor-Emissor ainda é razoável (Resistência = Dissipação em calor) o que demanda refrigeração extra para o caso de uso (aqui é necessário fazer um monte de observações e testes para se obter bons resultados), alem, óbvio de se tratar de um transistor de baixo ganho  e de projeto antigo. Os MOSFETs são exatamente o contrário, a resistência deles é muito menor que as dos bipolares e quando em estado de plena condução dissipam o mínimo de energia em calor (portanto mais simples de usar, quanto a este quesito). 

Veja nos exemplos do Ernando Franco as diferenças envolvidas.

Dê uma pensada melhor sobre o regime em que você deseja que estes motores funcionem para podermos dar opiniões mais acertadas. Dependendo da forma que você for usar. 

Outra opção seria usar TRIACs (dê uma procurada e você vai conhece-los melhor), mas são especiais e dependem de se vão ser usados em CC ou CA. Até a próxima.

Mas se o meu circuito for trabalhar em imerso em óleo vegetal (Pode se fazer isso, né?), nao haveria problema com o aquecimento, eu eu poderia usar normalmente ne?

E voce poderia falar o método de refrigeração mais usado em circuitos?

Caique ,ele ate poderia trabalhar assim desde que voce o resinasse em um bloco unico deixado apenas os fios de fora , sobre o dissipador existem prontos no mercado ,são feito de aluminio .

Uma chapa de 10x15 ja é suficiente se o ambiente ajudar.

Tipo, mergulhar o arduino e todo o circuito em óleo vegetal, deixando ele funcionando la. Poderia?

Caique. Existe um motivo especial para ele ficar imerso em Óleo Vegetal? Ou é só um meio que está considerando como refrigerante? O óleo tem características químicas que podem vir a atacar alguma parte do circuito, seria interessante fazer um teste com todas as partes antes de efetivar isso. O óleo tem que ser testado quanto a seu fator dielétrico para prevenir vazamentos de capacitores ou interferências em partes sensíveis do circuito, como solvente nas partes plásticas e como isolante em partes onde deva haver contatos, e mais o efeito mecânico se houver vibração...etc...etc...tô parecendo o advogado do diabo.

kkkk, mas sim, eu ja tava pensando em mergulhar em olho vegetal.

É um projeto que estou fazendo com alguns amigos, de um rov, entao nós pensamos em enche-lo com óleo, por ser incompressível.

Isso eu nunca vi, mas pode ser até que funcione...

Vi equipamentos grandes que para sobreviver em ambientes agressivos (usina) tinham as placas recobertas de uma resina. Não sei o q era, mas parecia Araldite ou resina de fibra de vidro (a cola).

Se queimava alguma coisa a placa toda ia pro lixo. 

Algumas maquinas de lavar tem essa resina na placa tb, que fica no verso do painel eletronico.

Eduardo.

É verdade Eduardo. Inclusive tenho uma placa de máquina de lavar aqui, que meu pai me deu para que eu dê uma olhada. Mas logo de cara percebo que existe um processador (meio "poderoso") nela porque tem mais pinos que o Arduino.

Tenho quase que certeza que seja possível substitui-lo por um Arduino (nem que seja um Mega), o que seria necessário? Somente uma explicação de cada etapa da lavagem e o que é entrada e o que é saída nesta placa. Que custa os olhos da cara se for para "manutenção" (coisa que sabemos que não ocorre mais, justamente por causa do "Araldite"/"Resina" que a recobre).

Você conhece este tipo de funcionamento destas placas?

É viável produzir um "Krone" para substituir as originais ("Baratinhas"...)?

Qdo minha maquina pifou a placa consegui uma recondicionada a base de troca no mercadolivre.. O kra tira a resina de onde precisa, troca o componente e poe um remendo. Ta la ateh hoje.
Nao tenho mais o contato mas era na zona lestede sp.
Eduardo,

Concordo com o Euclides ,acho que todo o circuito fica complicado...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço