Olá,

Meu kit stater chegou sexta-feira (01/03/13) e hoje é (03/03/2013).

Estou no início do aprendizado e já percorri um bom caminho dessa jornada.

Meu intuito em estudar o Arduino, além da automação em si, é criar uma espécie de GPS indoor para meu cachorro.

Não irei entrar nos méritos do pq disso, mas gostaria de monitorá-lo dentro de casa.

Trocando em miúdos, gostaria de acessar do trabalho uma página na internet e ver exatamente em que cômodo ele está e mais precisamente onde ele se encontra dentro desse cômodo.

Sou da área de tecnologia e sei o projeto envolve questões como calculos, fórmulas e etc.

Estou bem confortável com isso, mas gostaria de saber qual tecnologia poderia usar com o Arduino para começar a estudar.

Que tipo de sensores seria melhor indicado para esse cenário e coisas do tipo.

Será que alguém tem alguma experiência com isso e poderia me orientar por onde começar a estudar?

Como exemplo, anexei uma planta(que peguei na internet) e nela estaria identificado meu cachorro em azul.

 

Exibições: 4163

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

na verdade o RSSI que existe pode ser usado como, não q tenha sido feito exatamente para isto. Exige uma triangulação e programação externa para que possa funcionar como tal

Fernando Nunes Jose Leitao entendido.

Dei uma passada rápida na internet e vi que existe muito material relacionado ao Zigbee para essa finalidade.

Inclusive já existe um estudo pronto com direito a esquemas, fotos e fórmulas.

Vou deixar no anexo.

O material é grande e cheio de dados. Vai demorar um tempo até estudar e assimilar tudo isso.

Bem, se o custo não é algo decisivo, ter 20-30 módulos espalhados pela casa pode ser uma solução. Zigbee é uma boa pois além do RSSI já tem o monitor de tensão, podendo corrigir a perda de potencia do "emissor" conforme for acabando a bateria.

Tenho um projeto similar ao seu mas para fins táticos (posicionamento de tropas).

Mas... ambiente controlado, cômodos, web... não seria mais fácil câmeras de video com detector de movimento?

Jonatas Freitas, seria mas esse projeto tem a finalidade de se tornar um projeto maior.

Na verdade com uma maior/melhor utilização, mas ainda sim será indoor.

Tropas? Indoor? Tipo Paintball ou coisa mais séria?

O arquivo que mencionei no último post é muito grande(10Mb) pro site. Vou deixar o link então.

https://docs.google.com/file/d/0B-NDOjx2y76vQTdDMkRvMW5JdmM/edit?us...

Ah sim! Se pretende uma expansão, uma malha de RSSF pode ser uma base mais sólida.

Quanto a ideia do meu projeto, é para Milsim mesmo (pelo menos a principio).

Felipe,

não entendo muito do assunto de rede de sensores, mas esses dias estava pesquisando algumas coisas em relação a GPS pois utilizarei em um projeto e se você pesquisar acha módulos GPS com precisão de 1m. Não sei se isso é suficiente para você, mas é algo bem preciso.

Achei interessante o post e pesquisei alguma coisa, de uma olhada nisso:

http://www.mobilemag.com/2012/05/07/indoor-sensor-allows-navigation...

Estou pesquisando muito estes dias em relação a sensores luminosos mas sempre me deparo com outros sensores, se achar algo parecido te mando algo.

Abraços,

Amauri

Pois é, oq ele tem ali é uma IMU. Calculando o deslocamento em cima da aceleração você consegue rastrear os movimentos do objeto. Este sistema é conhecido também como "GPS Indoor" e é muito usado para robôs móveis e para correção de dados do GPS em VANTs.

A correção de dados em VANT's é dado através de 3 sensores: GPS, giroscópio e acelerômetro. Além dos dados serem tratados em uma mapa de Karnaught.

Não é isso?

Claro, um IMU.

Abraços,

Amauri

Achei mais uma coisa interessante.

Da uma olhadinha nisso:

http://www.indoorlbs.com/p/location-tracking-using-gps-rfid.html

Abraços,

Amauri

Felipe: tenho duas dicas (que não sei ainda se dão certo)...

1) mais Tecnológica: modulo Bluetooth... ainda estou para confirmar... mas quando conecto BT no arduino,percebo um delay maior quanto mais longe estou do emissor (no caso meu Android), com isso, pode ser que três emissores e três receptores, poderiam triangular (no plano do cão poderiam ser dois de cada). 

Mais Tabajara: considerando que seu cão fica sozinho em casa, e que vc quer apenas saber qual cômodo e não exatamente onde ele está... vc poderia colocar sensores nas 8 portas, a altura do cão. (tipo pointer laser e LDR);

para melhorar, vc poderia colocar um Duplo em cada porta (por exemplo , se ele passar primeiro no de dentro ele está saindo( entendeu a lógica?).

Boa sorte!

Ricardo

Mais uma:

A Cerruns (entre outras) fabrica um alarme para carro tipo presença. Se vc está a uns 5m do carro ou menos ele ativa. Se sair desativa.

Já seria um chaveiro pronto para prender à coleira.

Não sei a frequência que ele usa, mas deve ser uma das comuns (433 ou 292). Se vc usar um radio do tipo controle de portão eles tem um sinal digital e outro analógico, que normalmente nem é ligado, e poderia ser usado para medir a intensidade.

As vantagens seriam:

- Vc ja teria o transmissor pronto, com bateria de longa duração, pequeno e testado.

As desvantagens:

- Teria que criar o radio receptor (partindo de um de mercado) e não há bibliotecas ou outras coisas prontas. Ou ter sorte de achar um ponto do circuito do radio deles que possa fornecer a intensidade.

O modelo para motos e sem sirene é mais barato e em termos de sinal é identico.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço