Comunicação entre Arduinos usando RF wireles 433 MHz

Pessoal, estou querendo colocar um transmissor RF 433Mhz em um arduino, e um receptor RF 433Mhz em outro arduino, para que eu mande uma letra, por exemplo um 'A', do transmissor para o receptor , ele leia a serial e se for um 'A' , ele ative a porta digital 12, por exemplo. Gente tentei usar a  aquela biblioteca Virtual Wire, mas não consigo, só recebo no arduino um código todo codificado, e não consigo fazer ele procurar aquela informação e dizer que é pra ativar a porta 12. Se alguém puder ajudar, agradeço muito!

Exibições: 683

Responder esta

Respostas a este tópico

Código todo codificado? O que quer dizer isso?

Quando eu uso os dois exemplos da biblioteca virtual wire, o receiver e o transmitter, no receiver só chega um código muito estranho. tipo 01 12 43 54 65 68 , sendo que eu enviei 123, por exemplo, entendeu? Deu pra vc entender o que eu quero fazer? 

consulte a Tablea ACII.

quando vc envia ele recebe o valor diferente,vc pode consultar a tabela para ver o valor real.

tipo,

c vc enviar 1,vai receber 49

c vc enviar d,vai receber 100.

consulte a tabela e mude as variaveis.

Tente ligar na serial, mandar por ex:
0 0 0 0 A
O que acontece é que esse radinho simples quando nao tem sinal ve ruido. Ele é como um radio AM que quando está fora da estaçao fica soltando chiado. Esse chiado aparece como lixo.
No protocolo original dele é preciso mandar um pulso longo (5T) para poder estabilizar o sinal, e depois vc manda seus dados.
Se vc por ex mandar alguns zeros e depois seu dado a coisa melhora. Mas se ficar sem mandar nada o lixo volta em menos de 1 segundo.
O ideal mesmo seria vc mandar por ex
0 0 0 0 0 X Y Z A F por ex.
Onde X,Y e Z sao apenas numeros qq para vc mandar e conferir do outro lado se é mesmo seu sinal, diferenciando de um ruido. Depois seu dado (A) e um Fim (opcional).
Eh mais ou menos assim que os receptores de controle funcionam.
Tambem a velocidade limite é de 2400. Para melhores resultados use 600 ou 1200bps.
Esse seria o caminho sem bibliotecas, é o que eu sei... Vamos ver se alguem tem alguma dica com bibliotecas ou coisa assim.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço