Como calcular o resistor da base do 2n222 para sair 3V?

Olá, pessoal.

Eu quando vou montar um projeto eu costumo ir testando (do mais alto par ao mais baixo) até chegar no valor que de o resultado esperado.

Eu gostaria de saber como calcular o transistor mais apropriado sem ter que ir testando.

No meu caso eu uso a tensão da base de um 2n222  para alimentar um Led com 3V e que esse consuma 400mah.

A fonte é 5v

Vejam o anexo...

Como eu poderia calcular o resistor ideal para a base do transistor?

Exibições: 2393

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Para chegar nesse valor vc vai precisar de um formula que envolve o ganho do transistor (beta).

Só que ele é super variável em função de muitos aspectos, lote, temperatura, etc.

Não seria melhor colocar apenas o resistor no lugar o transistor ? Fica melhor..

Se quiser varia o brilho vc pode usar o resistor que garante a corrente maxima e o transistor em serie para gerar correntes menores.

Mas mesmo assim usaria a configuração base comum (seguidor de emissor) para ajustar a tensão e deixar o resistor limitar a corrente (modo mais normal)

Uma outra opcao seria olhar as curvas caracteristicas no datasheet, mas tambem eh chato (e quase sempre o resultado eh inexato)

Fiz um calculo aqui. mas olhando em alguns sites de internet cada um deu um resultado diferente..

Agora não sei qual está certo....

Tensão do Circuito 5v
Tensão do LED 3,3v
Corrente LEd 500mA

Transistor 2n2222


Queda necessária no LED 5 - 3,3 = 1,7

Transistor em série com o LED:
R = 1,7 / 0.50
R = 3.4Ω

Transistor em série com o LED: 3.4Ω
-------------------


Agora calculando o resistor da BASE do transistor:

 RB = 0.2 x RL x hFE 
RB = 0,2 X 3.4 * 100 = 68Ω


--------------------------

Seria isso então para o meu caso?
em série com o led: R = 3.4R e na base do resistor  68Ω ?





Fiz um calculo aqui. mas olhando em alguns sites de internet cada um deu um resultado diferente..

Agora não sei qual está certo....

Tensão do Circuito 5v
Tensão do LED 3,3v
Corrente LEd 500mA

Transistor 2n2222


Queda necessária no LED 5 - 3,3 = 1,7

Transistor em série com o LED:
R = 1,7 / 0.50
R = 3.4Ω

Transistor em série com o LED: 3.4Ω
-------------------


Agora calculando o resistor da BASE do transistor:

 RB = 0.2 x RL x hFE 
RB = 0,2 X 3.4 * 100 = 68Ω


--------------------------

Seria isso então para o meu caso?
em série com o led: R = 3.4R e na base do resistor  68Ω ?

Como a corrente no led é 500mA e o ganho é 100 a corrente na base é 500mA/100 = 5mA. Como a tensão da fonte é 5V Rb e VBE = 0,7, Rb será 5-0.7/5mA = 4.3/5mA = 860ohm ..melhor utilizar um resistor de 1K..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço