Eu tenho um motor de microondas aqui e eu peguei um multímetro na escala de alternada e medir o tanto de tensão gerada a partir do giro dele, essa tensão foi na média de uns 210 volts(realmente foi 210 sim) e eu também tenho uns capacitores de 450v com 1500mU, eles tem mais ou menos 12 cm de comprimento, e eu resolvi usar o motor com uma ponte e nas pontas da ponte coloquei uns 3 capacitores em paralelo, e coloquei a ponta de um capacitor no interruptor e a outra ponta na bobina que fiz, e toda vez que eu rodava o motor ele gera energia e mandava para os capacitores, ai eu peguei uma calculadora para teste e coloquei em cima da bobina com intenção de resetar a calculadora ou queimar, porém quando eu gerava energia e depois ativava o interruptor, nada acontecia. Mas ai eu pensei no seguinte ao invés de ficar girando muito rápido o motor para gerar muito tensão e possivelmente alguns amperes, eu pensei em abaixar a tensão e aumentar a corrente sendo a potencia de saída menor ou igual a da entrada. Será que vocês poderiam me ajudar por favor !? please 

Exibições: 7273

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal, vc está fazendo literalmente ciência. Pesquisa aplicada.

No entanto o tema é conhecido, usa elementos comuns da eletrônica. Recomendo já que tem grande interesse em aprender dar uma lida sobre o assundo.

Quando fiz o curso técnico um dos livos usados foi o Malvino. De um google, ele vem em pdf. 

Outro caminho seria fazer um curso no Senai.

Não sei se entendi bem sua ideia, mas parece que vc ligou um motor como gerador, retificou (com a ponte de diodo), carregou um banco de capacitores com essa tensão e ligou em uma bobina.

Nesse caso a bobina representa um curto circuito. Para DC ela é apenas um fio enrolado. Geraria um campo só se tivesse AC.

Por outro lado campos AC são normais, qualquer motor gera, aparelhos não são muito sensíveis a eles. Isso acontece pq o efeito do campo magnético por espira é pequeno. Por isso é preciso enrolar um monte delas.

não entendi muito bem a parte do campo AC .... (irei procurar o livro aqui valeu )

E o problema maior é porque o motor e de 3w logo se ele gerar 210 terá uma corrente 0.014A e com essa corrente iria demorar demais para carregar os três capacitor em paralelo

Se ele é um motor de 3W trabalha como motor com 3W, como gerador é um uso inverso, não é uma relação direta. Vai ter muitas perdas.

Possivelmente ele gera muito menos que isso.

A questão é que vc pode gerar um campo magnético com corrente contínua, mas ele só vai gerar atração, magnetismo, é como são feitos os solenóides, aqueles acionadores que quando ligados puxam uma peça metalica.

Para induzir eletricidade do outro lado de uma bobina é preciso veriar esse campo. Vc varia quando varia a corrente. AC é o termo que indica Corrente Alternada.

Vide:

https://www.youtube.com/watch?v=XxlyR2BcUU0

Vc retificar a tensão e ligar em uma bobina é similar a esse ima parado do lado da bobina. Está gerando um campo constante que nada induz na bobina.

Esse livro do Malvino que indiquei é otimo, mas é um pouco puxado. Para não pesar vc pode começar com coisas mais leves. No youtube mesmo tem muita coisa. Existem livros mais leves e o material do Newton C. Braga.

Entendi muito obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço