Oi pessoal, bom tarde.

Gostaria de discutir aqui uma ideia que preliminarmente já foi discutida entre o CEI e eu.

CPL arduino openSource Código Aberto.

Sei que já existiram projetos de CLP com arduino aqui no LDG.

CLP Arduino --> De CM (Carlos Machado);

http://labdegaragem.com/profile/eletroncard
https://www.youtube.com/watch?v=z-2RBPU8flM


CLP_DUINO http:

//labdegaragem.com/group/clpduino?groupUrl=clpduino&id=6223006%3AGroup
%3A86559&page=1#comments

Podem existir outros, mas ainda não os encontrei.

Até agora todos que vi são arquitetura proprietária, e a nossa ideia

é a seguinte:

Montar um CLP modular.

Pensamos em um nome para o produto: CLP_CLP;     

Pensamos em um modelo: Núcleo central e módulos plugáveis;

Pensamos em board: UNO/MEGA;

Pensamos no code: Cooperativo e aberto;

Pensamos em .........

O que vocês pensam?

Rui

Abaixo ideia do projeto em blocos.

Exibições: 5501

Responder esta

Respostas a este tópico

Caros,

Só prá complementar o que falei sobre padronização, anexo está a segunda edição da norma IEC 61131-3 que trata sobre a programação de CLP's.

O que se pretende com esta norma mundial é padronizar, agora, as interfaces dos diversos fabricantes e os recursos oferecidos... de forma que num futuro próximo, toda a industria tenha uma única interface de programação para as mais variadas marcas e modelos de CLP's e SDCD's existentes no mercado.

SDS,

Daltro 

Anexos

OI Daltro, 

Realmente, hoje se vc quer ter um projeto seguro é altamente recomendável o uso de um supervisório como ifix, o sistema scadabr é apenas um projeto base de um supervisório de nível industrial, mas estamos trabalhando para  melhorar a cada dia o projeto scadabr. A própia MCA, tem dado um tiro no próprio pé, pois desenvolveu todo uma base com o scadabr e depois focou na questão de suporte pago e treinamento. Até concordo com a MCA, o problema foi ela ter abandonado a comunidade e ter deixado de lançar releases do sistema para comunidade poder analisar, trabalhar e projetar. Acreditar que um sistema como o scadabr vai debandar sistemas supervisórios consagrados no mercado é até nosense  da MCA, mas ela poderia com a ajuda da comunidade aumentar sua entrada no mercado e criar uma rede de profissionais especializados com o scadabr, a parti do momento que ela abrisse os conceitos do código e apresentasse novas soluções a comunidade, essa interação sempre foi o melhor cominho para o software opensource. O projeto SCADABR é um supervisor que pode ser usado com um bom estudo em projetos de pequeno a médio porte, diminuindo os custo que são muito alto de projetos de automação com sistemas lock in de empresas consagradas na área.Eu trabalho com scadabr de forma muito seria para poder atingir os níveis de qualidade exigidos pela industria  tenho estudado muito e ainda vou estudar mais e melhorar o que for possível, além disso temos um uma força tarefa com gente até da Russia trabalhando conosco. Infelizmente não podemos contar com a MCA suportando a comunidade SCADABR, espero que a MCA possa ponderar suas atividades e retomar o caminho do sucesso se reintegrando a comunidade e gerando novos releases, patchs e curso(acessíveis).

 Oi Gustavo,

Existem varias empresas fabricantes de PLC, mas sugiro que baixe o manual e o software de programação gratuitamente deste mini PLC da WEG, o Clic 02, e brinque um pouco programando e simulando, tanto el linguagem LADER como FDB, embora existam limitações de hardware, devido ao numero de entradas e saídas já que é um PLC para pequenas automações, a linguagem é a mesma usada na maioria dos PLCs LADER, escolha esta que foi determinada principalmente pelo conhecimento que os profissionais tinham sobre esquemas de rele (Lader). Link aqui: http://www.weg.net/br/Media-Center/Central-de-Downloads/Resultado-d...

CLIC 02 EDIT 

Abs.

INCRÍVEL,   FANTÁSTICO,   MARAVILHOSO...

    Essas são poucas as palavras pra esse post,  queria realmente dar um gigantesco parabens a todos que estão participando dele e expondo seus conhecimentos e experiencia profissional e de vida.

   Esse é o verdadeiro espirito da coisa,  compartilhar ideias, somar,  doar um pouco do seu conhecimento, e acabar tambem aprendendo e evoluindo com isso.

   Mas tambem fazer criticas construtivas, mostrar, ainda que com educação que o outro pode estar errado,  ajudar a mostrar o caminho certo (como muitos já fizeram aqui comigo e eu so tenho a agradecer).

    Logo,  parabens a todos.

Bem, como já dito, acredito que CLPs e microcontroladores são produtos com uma ideia primaria semelhante(processar dados e atuar), porem, com focos diferentes, mas esse é meu ponto de vista, não sou dono da verdade.

Arduinos sobre um olhar critico, nada mais são que uma plataforma ( de hardware e sotware) para facilitar a programacão de microcontroladores(inicialmente apenas linha AVR ATMEL, hoje mais ampla).

CLPs não são apenas estruturas físicas baseada em microcontroladores com periféricos e software dedicados, CLPs possuem microcontroladores em seus nucleos sim, porem, o que caracteriza um CLP é o forte foco em desempenho, confiabilidade, precisão e principalmente robustêz.
Só que para isso não é bastante um hardware muitissimo bem projetado e robusto e um bom software, um bom setor de suporte e farta documentação tecnica, faz parte do pacote do que faz um CLP.

Como já dito aqui no LAB mais de uma vez, para pequenas industrias, pequenos processos, os microcontroladores, devido a questao do seu baixo custo, tendem até a funcionar, porem, nao consigo ver uma planta industrial, como uma linha de produção de automoveis sendo controladas por um arduino, ainda que seja um arduino monstro como o Arduino DUE que tem nucleo ARM CORTEX de 32 bits (contra os 8bits dos tradicionais).


Ao meu ver(volto a dizer que não sou o dono da verdade) criar uma extrutura com nucleo arduino e perifericos de entrada, comunicacao e atuação, não constituem algo que possa ser intitulado CLP, até porque isso é a base da FILOSOFIA SHIELD do arduino.

weider, boa colocação! to contigo e nao abro.

Valeu Jonas,   nada que meia garrafa de Ballantines e mais meia de cachaça mineira ambas com água de cocô pra entorpecer as ideias pois tô de saco cheio que só ouvir falar em política,  que não ajude a clarear as ideias nos quesitos profissionais de eletrônica e automação.

  Concluindo a visão acima:  vejo os microcontroladores como nucleos de produtos( dai a ideia do nome "embarcados") sejam tvs inteligentes, até um simples pisca pisca com funções diversas, tudo é mais simples com eles.

  Porem, apesar de não os vê-lo como nucleos centrais de processos industriais, função a qual cabe aos CLPs,  não os vejo fora completamente,  visto que a criação de sensores inteligentes atuadores, serão cara vez mais a bola a ser tocada, e para isso os microcontroladores entram em jogo.

   Ou até mesmo como partes de apoio ao todo no processo, onde para não sobrecarregar um nucleo central, perifericos inteligentes façam parte do processamento e deixem ao nucleo mestre as decisões principais.

   Bem, volto a dizer, é minha ideia, minha visão, posso estar errado, posso estar certo,  só o futuro dirá.

Olá to aqui de volta, 

Dar piteco é a coisa mais fácil, o difícil é fazer, mas bem, como a linha é essa mesmo, um fórum também server para isso. eu quero deixar uma uma linha de trabalho que daqui há alguns anos vai ser realidade no nosso dia a dia. Eu trabalho com redes de computadores, o meu ganha pão, em redes de computadores existem duas linhas que está crescendo muito é a internet das coisas(IoT) uma nome que o pessoa de TI chama o que a gente já faz há anos e chamamos de embarcados, e a outra é o que chamamos de SDN (software-defined networking) que vai ser a dona da vez. Na linha de SDN como vai funcionar essa tecnologia:empresas como cisco, jupiter, alcatel, extreme, Dell etc, vão criar o que eles chamam de caixa branca essa caxa branca pode ser um hardware de roteador, switch, firewall, etc, ou seja, o hardware vai está lá mas o que vai decidir o que esse hardware vai ser é o software, a vantagem seriam muitas já que vc poderia comprar um equipamento de um preço e depos instalar o software mais apropriado.É ai que quero chegar o Rui poderia fazer uma caixa branca toda apropriada e depois só desenvolveríamos o software para ele, caso a caixa ficasse fora de linha poderíamos atualiza-la o hardware. Atualmente essa é a tendencia que a CISCO já está se preparando para lançar no mercado. E poderia se aplicar muito bem na linha do projeto de PLCdo Rui.

Bem aqui fica a ideia , 

grande abraço

Gostei da caixa branca ! Também acho que é por ai . 

Agradeço ao colegas Adriano, Daltro, Carlos e Weider pelos esclarecimentos !

Aos poucos estarei aprendendo sobre CLPs.

Meu contato com CLP era somente no visual, dentro dos quadros de controle dos DataCenters e na telas gráficas dos  controles de ar condicionado dos Mainframes com quais eu trabalhei mais de 37 anos. 

Eu tenho uma visão sobre o avanço da  tecnologia de microcontroladores, processadores e computadores mais aberta. 

Acompanho todas essas tecnologias desde a criação do primeiro chip microprocessador 8008. Na verdade antes, pois na IBM naquela época que havia  entrado já existiam Mainframes. 

No meu ponto de vista, nunca poderemos dizer que um CLP não  possa ser constituído de um Arduino. 

A evolução da tecnologia esta cada vez mais rápida e eficaz. Quando eu comecei a usar PC em 1983, já pensava -  um dia teremos um PC dentro de um Chip. E hoje isso já é possível com o Intel Edson.

A grande vitória do Arduino foi ser um sistema simples, aberto e fácil de usar. Não sei se sabem, mas antes do Arduino já existia um similar (praticamente idêntico) que se chamava Basic Stamp baseado em PIC e não teve o mesmo sucesso. Por que não ? Porque não era um sistema aberto e não era tão simples assim . 

Se hoje o CLP não é aberto e,relativamente caro e de certa forma complexo de usa-lo, tem grandes chances de sucumbir. Acho que estamos no caminho certo. Eu sempre refleti assim - quem tem que pensar ao executar tarefas é o computador e não a gente. Portanto a simplicidade é uma exigência infalível. Quem não simplificar, desaparecerá. 

Muito obrigado.

Ao Zé Gustavo,

    Zé fico feliz de ver que crescemos e aprendemos juntos, aqui não vejo egos, apenas amigos trocando conhecimentos, e percebendo que por mais que saibamos teremos muito ainda a aprender.

   Bem, quanto a questão dos CLPs, vou parafrasear uma frase do grande Wiechert: "Na planta de uma empresa que fatura milhões, alguns milhares de reais é coisa pouca, pra se ter um produto robusto e confiável"  bem, não foi exatamente essas as palavra dele, mas foi algo mais ou menos assim que ele falou a algum tempo em outro post sobre clps.

   A questão que dificilmente CLPs irão sumcumbir, é que eles trazem lucros e resultados as empresas, logo, se uma empresa que tinha 100 funcinarios a R$ 5.000,00 por Mês ( total da folha 500.000,00 )  gasta R$ 1.000.000,00 para automatizar o mesmo processo que os 100 caras faziam,  ela estará gastando só o equivalente ao salário de 2 meses, o resto será lucro.

AO RUI,

   Cara, eu tava pesquisando pois já tinha visto um conceito parecido sobre o que você deseja,  ou seja, shields com suporte e funções das mais diversas pra automação,  e acho que achei, é o projeto Circuitar e é brasileiro se bem me lembro.

   Dá uma olhada aqui:  https://www.circuitar.com.br/

   Dá uma olhada nos NANOSHIELDS , entra na loja, clicando em comprar e nas abas acionamento e comunicação, acredito que será visto bem o que você esta sugerindo.

   Vê se é isso ai que você tava pensando!!!!

Fico feliz em informar que terminei o último teste com o módulo relay trifásico: ele funcionou durante 3 horas seguidas ligando e desligando um contactor sem reiniciar o uC, utilizando um capacitor de 10n e um resistor de 3K 3W como snubber, ligados em paralelo ao relay. Aguardem esquemáticos!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço