Capacitores de Desacoplamento para Driver de Motor de Passo

Alguem ja usou um driver de motore de passo tipo EasyDriver ou A4988 e teve que colocar capacitores de desacoplamento ?

Na Especificação do driver diz "Na alimentação deve ter capacitores de desacoplamento próximos à placa e que devem ser capazes de fornecer as correntes esperadas (picos de até 4A para a alimentação do motor). Um modo de proteger o controlador contra picos de tensão LC é colocar um capacitor eletrolítico grande (> 50 µF) entre os pinos VMOT (alimentação dos motores) e GND tão próximo à placa quanto possível."

Não entendi :

Ele fala em picos de 4A (isso é um monte de corrente), pelo menos de quantos volts tem que ser esse capacitor eletrolitico de 50 µF (será que ele não vai ser maior que toda a minha placa) ?

Esse capacitor tem a função de evitar que o motor se comporte como um gerador de energia, se ele for girado pela mão fazendo o inverso e fornecedo energia ao circuito ?

Pq da exigencia de se colocar o capacitor o mais proximo possivel da placa, não estamos falando em colocar o capacitor a metros de distancia, mas pq não a controladora espetada em um lado da minha placa e o capacitor no outro lado, esses poucos centimentros de trilhas fariam a diferença e velocidade de operação da placa a ponto de danificar a controladora quando houvesse um pico ?

Tks,

Jota

Exibições: 1907

Responder esta

Respostas a este tópico

Eh pequeno, sem terror...

Quando vc tem uma onda quadrada passando com corrente os momentos de ligar e desligar geram um "degrau" que provoca picos de ruído fortes. Quando menor a distancia menor a "antena" que esse ruído terá para ser emitido.

Um capacitor por ex de 100uF 25V parece com isso:

Nos meus eu alimentei com uma fonte chaveada de 18v e montei tudo no protoboard, no barramento de alimentação da protoboard coloquei 2 cap de 10nF eu acho e 2 de 10uF e funcionou legal, o problema será critico se vc drenar mta corrente e a fonte nao for capaz de suprir, ou talvez com frequencia de passo muito alta q geraria mto ruido, mas no meu funcionou tranquilo. 

Vc usou 2 de 10nF e mais 2 de 10uF para cada controladora,todos em paralelo entre a alimentação dos motores e o terra, qual a vantagem disso ?

Não seria mais facil usar um de 100uF 25v como mostrado acima ?

Respondendo pelo Rodrigo,

De fato os eletrolíticos são ótimos por serem pequenos mas tem um problema: eles tem indutancia interna.

Por serem enrolados eles possuem baixa eficiencia em altas frequencias.

Eh muito comum colocar um capacitor por ex de 100nF em paralelo com os eletrolitíticos quando seu circuito é sensível ou gera muito ruído em alta frequência.

Então de fato, seria melhor eu colocar um capacitor de disco ceramico (não eletrolitico) em paralelo com o de 100uF ?

Sei que existe forma de calcular exatamente a faixa de frequencia e determinar exatamente o tipo e valor de capacitor para filtrar essa frequencia, mas seguindo a montagem empírica do nosso amigo Rodrigo, vou arriscar perguntar :

O que seria melhor, 2 de 10nF como ele colocou ou um de 50nF ?

Pelo que entendi, o chaveamento do micropasso é feito em alta frequencia e deve gerar muito ruido e o capacitor ceramico seria para filtrar essa alta frequencia, é isso ?

Tks,

Jota

Eu sempre uso 100nF, sem dó nem cálculo. A questão é que um capacitor nessa hora é na base do quando maior melhor. Quem limita a capacitância é o bom senso e o preço. 100nF custa o mesmo (ou quse) de 10nF ou 1nF. Já um salto pro outro lado como 1uF ceramico ficaria bem mais caro. Isso para altas freqências, considerando que para baixas vai ter outros...

No tempo das motherboards cheias de TTL (PC-XT, PC-AT, MSX, TK85, Central Telefonica) era uniforme colocar um por integrado. Alguns chegavam a colocar soldado sobre o componente para ficar mais proximos ainda a ele e facilitar o roteamento (era dupla face, hj um PC chega a ter 16 faces (que agora chamam layers)). Eles estavam lá para eliminar o ruído gerado por aquele componente que para proteger ele do ruído dos outros. Mas as duas funções são importantes.

Nessa placa são 1 por memória e 1 para cada 2 TTLs. Tantalo tb era mto usado, mas era caro. Agora com a queda de preço e tamanho dos ceramicos de grande capacidade em SMD (10uF em 0805 por ex).

(Legenda da foto: XT clone 8088, with 256kByte...)

Muito legal a explicação Eduardo.

So não entendi se o melhor seria colocar os de disco ceramicos, mais comuns, ou os uso de capacitores de tantalo seria melhor neste meu caso especifico da controladora, ja que ele são pequenos e a diferenca de preco deve ser pequena tambem..

Uma duvida que tive ao ver na pagina 14 do dataseet do A4988 a onda do modo fullstep é que :

http://www.pololu.com/file/download/a4988_DMOS_microstepping_driver...

No primeiro passo so a fase 1 esta alta (limitada a 70%), ja no segundo passo a fase 1 e a 2 estão em 70%.

O que eu sabia é que no modo fullstep apenas uma bobina é acinada por passo e no caso desse chip, em alguns passos é uma ou outra e em outros as 2 juntas no passo.

Outra coisa que não ficou clara é o que significa slow e mixed mostrado nos outros modos.

Alguem saberia ?

Valeu.

Alguem entendeu as fases no full step ?

Seria legal colocarem o material para estudo do uso de capacitores se alguem tem aqui, estou precisando aprender um pouco sobre isto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço