Automação residencial, gostaria de saber sobre a parte elétrica estou automatizando meu apartamento e todas as luzes vão usar sistema trway e irei montar um painel com todos os reles para acender as lâmpadas, os fios do tryway devo levar ate o painel ou é melhor levar os reles próximo aos interruptores, ou algum que ja fez esse projeto o que usou ?
Obrigado

Exibições: 1993

Responder esta

Respostas a este tópico

O arduino uno ou mega daria para ligar quantas lâmpadas ?
Teria shildes para aumentar a quantidade de lâmpadas ?
Vou usar mega e fazer um expansor de portas analogicas para ler os sensores, eu vou desenhar como que vai ficar o projeto na caixa e posto aqui.

O sensor de corrente é fácil achar, aqui na loja di lab tem.
Sobre isso, tive a sorte de pegar a obra no inicio, então fazer a do tipo centralizada vai ser mais simples para mim.

Nessa ideia de trabalhar com barramento serial a quantidade de pontos nao eh determinada pelo numero de pinos do microcontrolador e sim por questoes de perda de sinal em distancia. Assim fica dificil falar quantos seria possivel colocar, mas seriam varios. Em baixa velocidade (2400 por ex) a quantidade aumenta mais facil. Quanto ao treeway a minha ideia nao seria medir a corrente e sim saber se o rele esta acionado ou nao pela bobina.

Nessa ideia todo treeway comandaria ou nao o rele. Se rele bate=lampada ligada.

Assim lendo a bobina do rele (ou o opto) vc sabe se esta ligado. Isso ajuda pq a bobina esta no mesmo GND do barramento.

No caso da montagem com rele ainda nao pensei numa saida melhor que ter 2 transistores, gerando como o Q e Q/ (sinal e sinal invertido) assim vc comutaria entre os 2. Um transistor adicional sai mto mais barato que qualquer sensor.

Ainda, vc so precisa montar na sua placa se for usar um ponto treeway. A placa pode ser a mesma, sem o transistor para pontos normais.

Na versao com microcontrolador tb poderia ser lido o botao e internamente se faria o Q, Q/ e feedback.

Estou construindo uma apartamento, esta na alvenaria ainda o que vcs me recomendaria fazer centralizado ou não centralizado?
e quais são os benefícios e os contras?

Eu, como defensor da nao centralizaçao, sou obrigado a reconhecer que hoje nao há produto otimo para descentralizado...

O que existe fica muito caro (xbee) e é incompleto (vc precisa montar um rele no xbee).

Hoje diria que o ideal ainda é usar conduite de 2" e centralizar...

Aqui a casa é antiga e quando fui trocar o piso fiz alguns conduites a mais pelo piso (sei que eh errado...) pra passar os cabos de rede e fios das caixas de som.. Coloquei dois de 1,5" e consegui lotar um deles, hehehe, sem automacao ainda !

Pra mim trabalhar descentralizado seria mais que uma opcao ou sonho, seria a unica soluçao pq o kra que fez a parte eletrica aqui era um otimo pedreiro, hehehe

Espero que num futuro proximo algum projeto decole, talvez minha ideia, e exista uma placa realmente barata e funcional pra descentralizar.

O Radiuino acho uma solução barata para descentralizar..

Mas hoje, estou em um projeto de um apartamento que vou fazer centralizado, vou usar threeway e usar sensores de corrente para saber se a luz esta ligada..

Vou por alguns conduite por baixo para demais conexoes.. pois vou usar o attiny85 em cada quarto para demais automações em particular dos quartos, como TV, arcondicionado..

Os conduites por baixo servira tambem para instalação de sensores pela casa, pois tenho em mente de fazer algo do tipo ir andando pela casa e as lampadas irem acendendo.. muito bom para deficientes..

E outras funções que toda hora penso em uma nova ate finalizar o projeto..

Ate mais.

Radiuino o BE900

Alguem teria um tutoria ou projeto de como ligar vários reles no Arduino?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço