Bom dia,

   Estou precisando entregar um projeto ( já está pronto, rodando na IDE do Arduino ), porém necessito que o mesmo seja executado e concluído 100% fora de qualquer plataforma arduino.

 

 Alguém sabe me explicar com detalhes como devo proceder para efetuar as seguintes ações :

 1) Pegar um ATMEGA VIRGEM e gravar um bootload  nele  ( Sem utilizar NADA do Arduino como software ou Hardware )

 2) Que plataforma / IDE eu poderia usar para carregar meu código já pronto e transferir para esse ATMEGA    ( Sem utilizar NADA do Arduino como software ou Hardware )

3) Como executo a transferência desse código para o ATMEGA  ( Sem utilizar NADA do Arduino como software ou Hardware )

 Se é que é possível eu fazer os itens acima, alguém sabe ajudar? Agradeço desde já.

Exibições: 2901

Responder esta

Respostas a este tópico

Te respondi no chat.Eu evito postar nos topicos

ô Cesar,  uma sugestão só pra você "saborear"  o que a galera tá falando ai em cima.

Você conhece o simulador de eletrônica PROTEUS ?  bem,  a galera costuma simular justamente o que você deseja,  o atmega rodando sem o uso da IDE do arduino.

  Para isso nos tutoriais se ensina a usar a IDE apenas para gerar o codigo .HEX depois se importa ele para o proteus.

  O truque esta em ir na IDE do arduino e em preferencias e onde tem:  Mostrar mensagens de saida durante:  você marca COMPILAÇÃO

   Pronto, agora é só clicar no botão VERIFICAR da IDE, e você verá na parte de baixo da IDE todo o processo de compilação.

   Ao final veja, que será gerado um arquivo com o final .hex   como por exemplo  blink.hex

Copie esse endereço no Explorer, vá até o arquivo e o copie, e pronto,  tá ali seu arquivo HEX.

   Agora só uma dica, se seu problema é não usar a IDE do arduino por questões legais,  o arduino é estabelecido pela Creative Commons Attribution Share-Alike license ,  dá uma lida no link abaixo.

https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/legalcode

O problema deste texto de licenciamento do link que você enviou é justo que ele não diz  nada com coisa alguma.

Aliás, o licenciamento GLP em sí é assim.

Vi um tutorial de um Americano louco atrás da mesma questão que eu onde ele narra que levou 6 horas lendo textos de licenciamento do arduino pra descobrir que só uma coisa é certa na estória:

Ninguém sabe na verdade como funciona, nem mesmo o Arduino.

Cada um diz uma coisa e ninguém interpreta da mesma forma.

Por isso que é grátis. Eu pagaria sem problema algum mas nem esse tipo de licenciamento eu encontrei. A conclusão que cheguei é que ele só serve mesmo pro Zezinho de 12 anos que não entende nada de programação fazer robozinho ....   :-)    e olhe lá !

Neste vídeo é possível ver uma pessoa da equipe do arduino explicando sobre o licenciamento do arduino .... de forma bem clara ....

https://www.youtube.com/watch?v=VX3lz5ph8A0

Se voce quer esclarecimento procura um advogado especializado em licenciamento ou procura no sistema legal americano, eh tudo on line, qualquer um pode verificar casos existentes, nao sou advogado para ti falar algo e se eu fosse trabalhar com isso eu consutaria um advogado

 Já desisti da idéia do arduino. Estou partindo pra uma solução que eu pago a licença de uso e posso trabalhar em paz. Esse negócio de Software Free é cheio de armadilhas, É só pra inglês ver, como diz o dito popular ...

que chato saber da sua experiencia ruim.

nao acho que licenca livre tenha armadilhas, tem um cara que sempre esta no br-linux.org e ele manja de licenciamento, acho que se vc entrar em contato ele troca ideia com vc, o nome dele eh Claudio Sampaio (patola)

Venho aqui postar e exclarecer as ambigüidades:

Um software free é de graça,porém o codigo fonte é fechado.O aplicativo compilador pode ser usado livremente.

Um software Open Source (Codigo Fonte aberto) pode ser:

-com licença tipo BSD (Paga)

-GPL (free,ou seja,de graça)

Software free não é armadilha não.É um dos meios mais honestos em software onde os autores passam até necessidades pessoais (financeiramente) para mante-los.

Resumo:

free=de graça

open =aberto

 Agora você tocou em um produto realmente fantástico e free de verdade. O Linux.

O Mysql também , mas aos moldes do Arduino, o MySql  é free na verdade sobre uma infinidade de questões.

O Linux sim é um exemplo vivo de um software gratuito.

O Arduino narra seu licenciamento como GPL ou seja, de graça;

Só tem um probleminha :  Você também só pode usar ele pra fazer o que é de graça ...   é isso.   :-)

*Deve procurar no sistema legal italiano

O mundo antes do Arduino e depois do AVR era usando o AtmelStudio.

Usando um gravador como o fabricado pela Atmel (caro) ou um como o usbasp (barato) vc pode gravar o AVR tranqulilamento.

A programação é feita no AtmelStudio:

http://www.atmel.com/tools/ATMELSTUDIO.aspx

Depois de devidamente configurado tecle [Play] e ele grava no seu AVR.

A questão é que as bibliotecas prontas do Arduino acredito que tenham o mesmo nivel de propriedade da IDE e das placas. Pelos mesmos motivos que vc não quer usar a placa não deveria querer usar as libs.

Terá que fazer "tudo" criando suas rotinas sem usufruir das facilidades. Eh muito melhor assim, por um lado, mas não é coisa para iniciante.

"tudo" pq na verdade existe um universo muito grande de rotinas, exemplos, libs, etc, que todo fabricante fornece livremente. Baseado neles dá pra fazer muita coisa sim.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço