Estou querendo fazer o Arduino ascender uma lâmpada com esse Tiristor ae… Isso porque um tiozão que trabalha comigo e é formada em eng. elétrica falou que isso seria bem melhor que o rele, pois o rele é mecânico e ia consumir muita energia e etc…

Fiquei em dúvida na hora H, não queria queimar meu Uno visto que não conhecia bem esse processo e não queria torrá-lo com 110v.

Então, montei na protoboard e testei com uma fonte 12v no gate  colocando um medidor que mostrava o neutro do 110v (tomada) com 12v (esse medidor normal que parece uma chave de fenda) e ao ligar a fonte no Gate, ele chegava a 36v.

o.0 ia queimar então… ???

Sendo assim, como faço para ligar uma lâmpada 110v com o Arduino utilizando um Tiristor (apenas e acender (como o cod. do LED) sem que o Gate queime o Arduino ?

Exibições: 8813

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

o esquema de ligação com o moc é este aqui. sendo que um é o detector de passagem por zero ( para controlar o angulo de disparo do triac) e o outro é o esquema de ON-OFF

Anexos

Como da pra ver vc tem 3 saídas, nenhuma delas é ótima:

- Usar o Triac + MOC. Pode usar um circuito como o da figura 5 de: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/moc3020.pdf

Que é um circuito bom mas vc vai ter que conseguir todos esses componentes, somados devem custar mais que um rele. Não conheço outro jeito de isolar. Mesmo pq vc teria que isolar a tensão de controle e o comum. Senão seu micro todo ficaria ligado em um dos fios da rede. Tah.. alguem fala que liga o neutro que tudo bem... Mas não...

- Usar um Rele, que de fato não pode ser ligado direto no Arduino. Vc vai precisar de uma fonte externa e um driver, que seria um transistor.. Vc aciona o transistor que aciona o rele.

- Chave estática. Que é um triac+moc pronto, mas não se poe um negocio de R$30 pra controlar uma lampada... Saida ruim por ser grande e cara.

A vantagem dos MOCs é a simplicidade do circuito. Vc pode usar qualquer outro optoacoplador, mas como é preciso fazer o disparo nos 2 semiciclos vai precisar pelo menos de uma ponte de diodos em algum lugar. Já não compensa a economia...

Então chegamos em 2 opçoes: MOC+TRIAC ou Transistor+Rele+Fonte com uns 150mA a mais... 

Se for pra dispensar a fonte (alimentar só por USB) quem sabe até o TRIAC compensa, sei lá. Mas se vc já vai ter que por alguma fonte externa diria que não compensa.

exatamente, para ligar apenas uma lampada não compensa usar o triac+moc, exceto se for para fins didáticos, ou se for um esboço para alguma coisa mais elaborada, mas isso vai de cada um e de quanto a pessoa está afim de gastar no projeto

Usando MOC+TRIAC nao precisa fonte externa nenhuma, o arduino aciona o led do MOC e ta feito, e se nosso amigo optar mesmo por rele, pode ligar o rele direto no VCCdo arduino, fechando o rele com um BC, utilizando o pino do arduino somente para acionar o BC, Duvida?

Uso MOC e triac em controle PID  tipo ON OFF. Não tem rele que aguente uma manobra a cada segundo, ainda mais com carga. Também tem o ruido gerado pelo rele, depende do lugar incomoda.

Pode me passar o esquema elétrico por favor?

só vim aqui por causa do "ascender"

O importante é que vc veio, amor! ;)

É cada um que me aparece...

kkkkkkkkk

Podia pelo menos ter ajudo com o assunto do fórum né....

Ooooo povo chato hAUHAUhAUHauhAUH

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isc...

veja se este link te clareia a vida, abraço irmao, tenho o circuito em casa, se quizeres te mando a noite.

=DDD vlwwwwww

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço