ola boa tarde!

sou policial e trabalho na area de investigação criminal, estou querendo montar um projeto de gravaçao telefonica para utilizar em interceptacao.

adianto que todos as formas que utilizo são legais e dependem de ordem judicial para tal, não fazendo nenhuma escuta irregular

Vamos ao projeto:

primeiramente, vou explicar meu problema e uma possivel solução:

moro no interior e ak não possuimos um aparelho especifico que receba as ligacoes dos desvios e gravem automaticamente estas, pois o custo deste aparelho é muito alto, sendo inviável sua utilização.

portanto, utilizamos um celular (nokia c2 desses antigos msm) o qual recebe a ligação de desvio da operadora e o policial que está de plantao atende a chamada e manualmente coloca para gravar pelos comandos do celular.

Logo o projeto que pretendo implementar está relacionado a um arduino ou rasp com os devidos hardware acoplados receber a ligação de um chip de qualquer operadora e automaticamente atender a ligação e gravá-la respectivamente sem necessidade de nenhum acionamento por parte dos policiais.

então senhores venho aqui pedir a ajuda de vcs para implementação deste projeto, visando o meio mais fácil, viável e custo-benefício.

att,

Roberto Caetano

Exibições: 4817

Responder esta

Respostas a este tópico

eu não entendi algumas coisas:

1) sobre o desvio  das ligações: quem é que desvia as ligações? É a operadora que se encarrega de desviar as ligações mediante uma ordem judicial? ou é o policial que consegue interceptar a ligação sem qualquer intervenção da operadora?

2) agora sobre o recebimento da ligação: vamos supor que o investigado recebe uma chamada. COmo funciona a dinâmica da escuta? primeiro o investigado atende a ligação e logo em seguida o policial em outro celular também atende? É assim que funciona?  

3) em algum momento vc citou que usa um celular nokia. Acredito que esse nokia esteja funcionando numa operadora qualquer, por exemplo TIM. Como vc lida com um possível cenário onde o investigado usa outra operadora, como por exemplo CLARO? Vc precisa ter um celular nokia para cada operadora, de forma que se garanta poder interceptar ligações de todas as operadoras?

Bom dia!

amigo, parece que sua resposta foi cortada. Tem como reescrever?

poxa cortou mesmo kkk

entao vamos lá novamente:

1) justamente a propria operadora é quem faz o desvio após o envio da ordem judicial o policial não consegue realizar tal feito sem a operadora;

2) a dinâmica é a seguinte, primeiramente a operadora envia o audio para o desvio, ou seja, o primeiro toque que ocorre é o do aparelho do desvio e em seguida a operadora completa a ligação com o destino desejado pelos interlocutores, sendo que o policial acompanha simultaneamente tudo ouvindo somente o audio;

3) a operadora não interfere em nada, pois ela mesmo desvia a ligação independente de serem de operadoras diferentes;

obs: uma coisa que pode acontecer é o conflito de ligações, ex: vc intercepta mais de um alvo em um mesmo numero de desvio e coincidentemente eles realizam ligações ao mesmo tempo, logo o telefone tocará duas vezes, ai vc tem que escolher qual ligação atender  para realizar a escuta.


Pensando em um aparelho tipo celular que ao receber uma chamada, atende e começa a gravar, imaginei:

Se vc usar um arduino com o shield que tem o SIM908 do tipo que possui saida de audio basta ligar essa saída em um gravador digital comum que tenha o recurso de "ativação por voz", ou usar o proprio arduino para fazer o REC e STOP.

Desconheço que algum modulo já tenha um circuito que permita ao microcontrolar acesso ao audio, sempre ele sai pelo pino P2 ou similar. O microcontrolador apenas comanda o modulo.

Quando uma chamada e' recebida uma string é enviada ao Arduino, algo como "RING". Caso vc queria atender essa ligação como audio deve enviar um comando como "ATH1". 

Então se vc fizer uma programação que envia "ATH1" senpre que ouvir um "RING" já tem metade pronto.  (não sei ao certo se para esse modulo o comando é esse, mas é algo assim).

Outra possibilidade para evitar o gravador externo seria vc mesmo digitalizar e armazenar em um cartão SD. Para tanto seria necessário outro shield, veja o: Arduino Recorder Shield

entendi sua lógica;

há a possibilidade de ligar mais de um sim908 em um mesmo arduino? e se tiver como terei que usar para casa sim908 um arduino recorder shield?

O sim908 se comunica pela serial, então usando recursos como a serial virtual ou mesmo um Arduino Mega que tem varias seriais fisicas vc tb consegue ligar vários.

No entanto as placas disponiveis no mercado que conheço ja vem ligadas na serial padrão, vc teria que fazer uma modificação na segunda, terceira, quarta placa, etc. ou fazer sua placa.

Caro Eduardo, eu também tinha imagino exatamente da forma como vc está sugerindo. A ressalva é que não é necessário usar o sim908. Opte pelo SIM900 porque é mais barato. A diferença entre os dois é que no 908 existe GPS, que para esse caso não seria necessário.

Quanto à gravação, assim que o arduino recebesse o tal "RING", poderia programar para acionar um relê no qual estaria ligado um gravador já com a tecla REC no jeito. Assim, energizando-se o gravador, a gravação já começaria. Lógico que estou pensando naqueles gravadores antigos, tipo fita cassete.

meu interesse seria neste gravador digital em um cartão de memória!

outro ponto que acho interessante porém acho pouco viável, seria a integração com o google tradutor, ou seja, td que se fala na gravação já ser transcrito em texto. seria possivel?

vcs poderiam me passar o link do aliexpress para com dos materias para nao existir um erro?

Verdade, Imhugo, o SIM900 basta, confundi. Para gravador, alguns tocadores de MP3 fazem a função de gravar. Só que normalmente não tem uma entrada "audio in" e sim apenas o microfone. Não sei o quanto vc pretende economizar com o projeto... Mas acredito que o ideal seria mesmo um gravador digital com audio in. Eles não são tão caros assim (acho).

Roberto, a politica do site não permite passar esse tipo de link. Por outro lado recomendo que vc compre no Brasil, seja onde for, para evitar problemas como prazo de entrega, frete caro e impostos absurdos.

Sai um pouco mais caro, mas entendo que o tempo é dinheiro. Esperar 60 dias quando se pretende fazer um projeto, na minha opinião, é muita coisa. Comprando em uma loja brasileira que de nota fiscal vc ainda tem garantia e as vezes suporte.

Quanto ao Google, não creio que vc tenha bons resultados na qualidade de áudio tipica de uma ligação, em língua portuguesa "informal". 

tambem acho que o google não irá trazer resultados satisfatorios na linguagem informal, mas quero somente para se ter um norte na hora da reprodução dos audios , para que nao seja necessário escutar um por um até que se ache um audio importante para as investigações.

qual seria um site brasileiro de confiança nesta área?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço