Gente, estou começando agora, comprei essa semana e estou esperando chegar. Enquanto isso ando acompanhando vários tutoriais online e reparei que como são componentes eletrônicos eles estão propícios a queimar devido a eventuais "cagadas".

Gostaria que o pessoal experimente deixem dicas para quem está começando sobre coisas que devemos evitar fazer para não correr o risco de queimar algo.

Contem histórias sobre componentes queimados e sobre burradas feitas no inicio do hobby.

Acho que isso pode ajudar muita gente, e depois podemos reunir tudo em uma apostila e divulgar por ai.

Valeu!

Thiago

Exibições: 541

Responder esta

Respostas a este tópico

Se sua fonte for fraquinha (a que vem) não precisa ter muuuito medo.. Não tem energia suficiente pra queimar mta coisa... As chaveadas tem sempre proteção (desarmam em vez de queimar).

Tb os componentes em geral não custam mais que centavos. Eh saudável queimar uns pela ciência... (mais vale aprender queimando que não aprender por medo de queimar). Recomendo quando for comprar componentes baratos (resistores, transistores de baixa potencia, etc) já pedir pelo menos 10 de cada. Para muitos isso pode significar R$ 1,00 (todos). Aih vc fica tranquilo.

Só tente salvar as saídas do Arduino... Elas toleram 0 a 5V no modo entrada. E se no modo saída não ligue mais que um led nelas (entradas de CIs e resistor de polarização de transistor quantos precisar). Nada de ligar motores, lampadas ou coisas assim.

Caro Thiago,

A dica de um milhão de dólares é: procure saber o que vc está realmente fazendo.

O que não significa que vc não possa fazer testes, experimentar coisas, afinal de contas isso é parte (divertida) do processo de aprendizagem. Mas sempre considerando que, ao tentar algo sobre o qual vc não tenha domínio, às vezes as coisas podem não sair como desejado.

O Arduino é muuuito robusto. Eu tenho um 2009 e uso direto, os alunos usam e abusam, já liguei ele com portas em curto algumas vezes, ele reseta, apaga o LED de ativo mas ao ligar de forma correta, olha ele lá de novo...

Quando se começa a ligar motores e outras coisas que demandam maior potência, aí a gente deve estar atento a coisas como aquecimento etc. Nesse caso, a atenção deve ser muito maior, claro, e também não se deve deixar o circuito funcionando sem estar de olho nele, pelo menos até termos confiança.

No mais, seja bem vindo ao clube!

Abracadabraço,

Mauro

Olá Thiago.

E não deixe de procurar na sessão de tutoriais pela série:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/artigo-dicas-de-como-protege...

Acho que já se torna um bom começo.

Quando estiver num projeto, não tenha presa de terminá-lo rápido e ver tudo funcionando. Sempre revise tudo duas vezes, principalmente quando estiver usando protoboard para montar um circuito de testes. Tenha sempre um esquema claro que você está fazendo, confira as ligações. Cuidado quando usar fontes externas para não jogar tensões excessivas nas portas do mesmo. 

Enfim, faça as coisas com calma, com dedicação e sem afobação. 
Revise, pare e pense antes de ligar tudo. 

Ouvi isso dum engenheiro com doutorado em eletronica pela USP: se você sabe eletrônica, é porque já botou fogo em alguma coisa acidentalmente.

Tenho só 2 anos com eletronica e uns 18 em informática, posso falar o seguinte: laboratório é um lugar perigoso. Agente tem que se movimentar com calma e cuidado, manter o lugar limpo e organizado, com o máximo de coisas penduradas na parede de forma que fiquem organizadas e sempre à mão.

Quanto a queimar componentes, sempre checar 3 vezes (ou mais) as conexões antes de ligar, além de tomar muito cuidado pra não exceder tensão e corrente. Inverter as correntes é uma péssima idéia.

Uma vez inverti o cabo DMA dum leitor de CD. Só fritou a placa-mãe e o leitor. Aprendi algumas coisas com aquilo e passei a me interessar mais por eletrônica.

Então eu "sei" eletrônica desde meus 6 anos de idade...elameei minha mão com alcool e consegui "por fogo"...rsrsrs...imagine a cena, correndo com a mão "assando" por dentro da casa.

Hoje o Alcool fica longe das crianças na cozinha.

Todo cuidado é pouco.

Valeu pessoal, vou criar um tópico a parte para ajuda com um projeto:

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-contador-de-sementes


Abraço a todos,

Thiago

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço