Boa noite pessoal, meu patrão está financiando meu Hobby para eu fazer um contator de sementes para ele. Como não quero ter gastos excessivos com o projeto, preciso da ajuda de você para saber qual sensor comprar.

Abaixo segue um simples esboço de como eu imagino o projeto:

Traduzindo: as sementes passarão por um "cano" de seção retangular de aprox. 2x3cm, e imaginei utilizar 2 sensores IR na parede menor para ter mais precisão de leitura. O quadrado amarelo do centro representa uma semente de milho caindo. Passarão de 2 a 30 sementes por segundo dependendo das condições de operação. No projeto final preciso dos intervalos de tempo entre cada semente que foi captada para saber o quão próxima elas estão.

As dúvidas são:

- Qual sensor seria ideal para isso? (Pretendo comprar LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO).

- Pelo fato de precisa apenas de um sinal independente da intensidade eu posso ligar em uma entrada digital ou precisa ser necessariamente em uma analógica por ser um sensor de movimento?

Obrigado pessoal,

Aguardo respostas.

Thiago

EDIT: 

Primeiramente eu gostaria de agradecer a atenção e o interesse de todos. Obrigado mesmo!

Agora vou explicar melhor o processo:

Gostaria de deixar claro que não tenho formação nenhuma, muito menos experiencia, nesta área de agricultura. O interesse surgiu quando eu iniciei meu estágio de graduação (Engenharia Química) em uma indústria que produz discos de plantio e implementos para plantadeiras. E lá eles possuem um sistema de análise de sementes, para averiguar quais discos são indicados para determinadas sementes. E essa "averiguação" é realizada utilizando o sistema que postei uma foto na página 2, composto por um reservatório de sementes, um sistema que roda o disco que está sendo testado juntamente com a esteira para simular as condições de plantio (velocidade da plantadeira de 5km/h e quantidade de sementes jogadas por metro). 
O problema do processo são os erros de operador, pois a contagem de sementes duplas e falhas é feito visualmente enquanto a esteira se movimenta por 50 metros, então temos problemas de interpretação e atenção do operador (acreditem, é muito exaustivo repetir o processo um dia inteiro).

Foi quando eu tive a ideia de automatizar o processo, primeiro para ser menos exaustivo para o operador, segundo para aumentar a precisão (pois a esteira poderia rodar por mais metros, aumentando o realismo) e terceiro, para tentar diminuir o sistema, pois se a contagem fosse realizada no "cano" que entrega as sementes para a esteira não haveria necessidade de 3m de esteira mais.
Eu não tenho base nenhuma de eletrônica, mas sou bom autodidata. Meu forte é a programação, trabalhei muito com isso na graduação, e eu tenho plena consciência que a partir do momento que eu encontrar o sensor que seja capaz de identificar cada semente o problema maior vai ficar todo para a programação, mas nesse quesito é aonde vou me divertir, pois tudo será um hobby para mim.

Qualquer dúvida, continuo a disposição. E mais uma vez: Obrigado!!!

Exibições: 14663

Responder esta

Respostas a este tópico

Gente, arranquei de um fone de ouvido wireless antigo o que eu acredito ser o emissor e receptor de infravermelho, mas queria ter certeza disso.

No fone, um ficava na base atrás de um vidro escuro e o outro ficava exposto no fone de ouvido. Mas ambos são muito parecidos, vejam abaixo.

Como eu faço para descobrir se eles são mesmo emissor e receptor de infravermelho? Obrigado!

É Thiago, você gosta de sofrer... :-)

São tão parecidos que vai ser dificil distinguir emissor do receptor.  Depois falta um schmitt-trigger e um booster para garantir um pulso definido. Mas chega lá algum dia!  Abs, Dieter

Pelo visto eu gosto mesmo de sofrer hehe.
Queria muito aprender mais, só que está difícil encontrar um bom material de eletrônica, para o arduino eles mesclam muito eletrônica com programação, e no segundo quesito eu já tenho boa experiencia.

Comprei o arduino, fiz os projetos que eram possível com as peças do kit (falta apenas usar o sensor de temperatura com o LCD, vou fazer no fim de semana, mas sei que não terei problema), e agora queria desenvolver algo mais trabalhoso.

Gostaria de trabalhar com controle e automação, tive uma matéria muito mal dada sobre isso na faculdade.

No mais, estou desmontando tudo que é velho e retirando os componentes, mas meu estudo em eletrônica ta difícil por falta de material específico para meu nível.

Muito obrigado pela ajuda do mesmo jeito!

Abraço!

Coloca 5V e um resistor em um deles, e olha com uma webcam ou cam de celular, o que acender é o LED. (note a polaridade, na dúvida teste as duas polaridades.

pior que tá num fica....

boa sorte

Tentei isso e agora estou achando que ambos são LEDs hehe.

Já é divertido essa coisa de desmontar eletrônicos que não prestam mais hehe.

Valeu!

Vc já tentou com um piezo? faça com que o grão bata em cima deste sensor, vc deve fazer de uma forma inclinada para o grão bater e rolar.

Comprei um piezo e um sensor de vibração (esse) para testar. Estou esperando chegar. Valeu xD

O Silas tava falando desses:

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=pie...

Por aqui temos quase de tudo em termos de componente, vc não precisa ir tão longe sempre...

Os TIL que falamos são esses:

http://www.soldafria.com.br/fototransistor-infravermelho-til78-rece...

http://www.soldafria.com.br/led-infravermelho-til32-5mm-emissor-inf...

Todos mto baratos, vale comprar alguns pra fazer o estoque...

Tem escritorios na sta efigenia que mandam pequenas quantidades por sedex. Vc pode pedir por ex 20 resistores de uns 20 valores diferentes. Aih o kra te atende melhor que se vc pedir 1 só.. E não vai gastar pros 400 nem 10 reais (estimo). O preço cai mais se vc pedir 100 de cada.

http://www.mmcomponentes.com.br/

http://www.evatron.com.br/

E esse povo é da antiga... Use o telefone ou skype..

Compreendo, e muito obrigado pelas dicas.

Ainda não fui em uma loja de componentes por conta de um estágio que vai até o dia 15 e está me comendo todas as horas comerciais, e como na DealExtreme eu gosto de comprar lá, mas compro para esquecer que comprei, pois demora muito pra vir.

Mas assim que eu sair do estágio eu vou atrás de alguns componentes pelas lojas daqui mesmo (tem uma muito boa que eu sei).

Favoritei essa soldafria, obrigado!

E ai cara!

Por acaso recém fiz uma video "caseiro" para um sistema de contagem, que no meu caso vou contar capsulas.. a lógica é a mesma, veja se serve para ti, que te passo a lógica!

Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=Z412ALOnS4s

Abraço

Qual será o tamanho das capsulas? E elas estarão caindo também?

Eu cheguei a montar o sistema que eu preciso com o LDR e um LED em frente a ele, fiz uma semente cair passando em cima do LDR e ele não captou mudança de tensão.

Não importa a maneira que elas passarem, "cortando a luz" é o que importa.. As capsulas são de remédio, as do tamanho mais comum, que não tenho a medida.

Sobre o funcionamento do sistema é o seguinte:

O valor do LDR sem nenhum obstáculo é X (entre o sensor e a luz), quando passar a capsula esse valor vai ser menor do que X. Então, se valor do LDR for menor que X, tu incrementa de 1 em um contador, se não for não vai acontecer nada e segue no loop até passar uma capsula. Não sei se deu para entender, mas essa parte é tranquila.

Obs.: O valor do sensor LDR varia de 0 ~ 1023

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço