Boa noite pessoal, meu patrão está financiando meu Hobby para eu fazer um contator de sementes para ele. Como não quero ter gastos excessivos com o projeto, preciso da ajuda de você para saber qual sensor comprar.

Abaixo segue um simples esboço de como eu imagino o projeto:

Traduzindo: as sementes passarão por um "cano" de seção retangular de aprox. 2x3cm, e imaginei utilizar 2 sensores IR na parede menor para ter mais precisão de leitura. O quadrado amarelo do centro representa uma semente de milho caindo. Passarão de 2 a 30 sementes por segundo dependendo das condições de operação. No projeto final preciso dos intervalos de tempo entre cada semente que foi captada para saber o quão próxima elas estão.

As dúvidas são:

- Qual sensor seria ideal para isso? (Pretendo comprar LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO).

- Pelo fato de precisa apenas de um sinal independente da intensidade eu posso ligar em uma entrada digital ou precisa ser necessariamente em uma analógica por ser um sensor de movimento?

Obrigado pessoal,

Aguardo respostas.

Thiago

EDIT: 

Primeiramente eu gostaria de agradecer a atenção e o interesse de todos. Obrigado mesmo!

Agora vou explicar melhor o processo:

Gostaria de deixar claro que não tenho formação nenhuma, muito menos experiencia, nesta área de agricultura. O interesse surgiu quando eu iniciei meu estágio de graduação (Engenharia Química) em uma indústria que produz discos de plantio e implementos para plantadeiras. E lá eles possuem um sistema de análise de sementes, para averiguar quais discos são indicados para determinadas sementes. E essa "averiguação" é realizada utilizando o sistema que postei uma foto na página 2, composto por um reservatório de sementes, um sistema que roda o disco que está sendo testado juntamente com a esteira para simular as condições de plantio (velocidade da plantadeira de 5km/h e quantidade de sementes jogadas por metro). 
O problema do processo são os erros de operador, pois a contagem de sementes duplas e falhas é feito visualmente enquanto a esteira se movimenta por 50 metros, então temos problemas de interpretação e atenção do operador (acreditem, é muito exaustivo repetir o processo um dia inteiro).

Foi quando eu tive a ideia de automatizar o processo, primeiro para ser menos exaustivo para o operador, segundo para aumentar a precisão (pois a esteira poderia rodar por mais metros, aumentando o realismo) e terceiro, para tentar diminuir o sistema, pois se a contagem fosse realizada no "cano" que entrega as sementes para a esteira não haveria necessidade de 3m de esteira mais.
Eu não tenho base nenhuma de eletrônica, mas sou bom autodidata. Meu forte é a programação, trabalhei muito com isso na graduação, e eu tenho plena consciência que a partir do momento que eu encontrar o sensor que seja capaz de identificar cada semente o problema maior vai ficar todo para a programação, mas nesse quesito é aonde vou me divertir, pois tudo será um hobby para mim.

Qualquer dúvida, continuo a disposição. E mais uma vez: Obrigado!!!

Exibições: 14658

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu também concordo com o Dieter.

Lembrei de uns equipamentos que eu tinha que alinhavam tampas de frascos. Ele vibrava, fazia as tampas seguirem um caminho e contava na saída.

Não será em uma plantadeira propriamente dita, vai ser um um simulador apenas, todo o sistema de plantio é igual, só que estático.
Vou colocar uma foto:

Abaixo da caixa branca tem um "cano", e eu pretendia por o sensor lá, mas também posso contar as sementes que passam pela esteira, como pode ser visto na foto.

Nesse sensor que você indicou, eu preciso fazer a semente passar pelo "vão" entre os sensores?

PS: Aceito sugestões de outros fornecedores também, mas não gostaria de pagar mais que 50 reais no sensor (pois da Deal é bem barato).

Obrigado pela ajuda!

Olhando a distancia entre os grãos facilitou mto para entender o seu problema...

Se a distancia é essa não precisa daquele funil nem nada, já está "no jeito". Achava que o grão estaria caindo como que em uma "torneira"...

Enfim, facilitou.

Umas ideias para fertilizar sua mente...:

1) Colocar um emissor laser (pode até improvisar com um chaveirinho laser, só não use no máximo que ele não aguenta em uso continuo) de um lado e um fototransistor do outro lado vc tem um sensor.

2) idem anterior, mas melhorado.. Se vc colocar 2 barras espelhadas em paralelo de forma que o grão passe entre elas e injetar o laser em um pequeno grau vc consegue fazer o feixe ficar refletindo nas paredes até achar a saida (exige calibração mecanica). Para o espelho melhor usar laminas de inox polido (como uma faca).

3) Idem 1) mas inspirado nos sensores de gota dos injetores de soro hospitalar) Se vc usar essa "armadilha de luz só que com um circuito em realimentação em malha fechada vc pode usar até um led transmissor de infravermelho (como controle remoto) comum. 

Essa montagem seria um operacional com:

entrada positiva) ligada numa referencia, por ex 2,5V e

negativa) ligada a um sensor ir (do tipo TIL) com um resistor a VCC. 

Saida) Aciona um LED emissor de IR (TIL tb).

Isso é um amplificador que tem sua realimentação passando por dentro do tubo de forma otica.

Quando algo passa pelo tubo abala o equilibrio. A realção do circuito é modificar a intensidade do emissor de IR para compensar (atingir novamente o equilibrio). Assim sem filtro algum certamente será uma reação abrupta (provavelmente vai ter que ser diminuida com um capacitor ou resistor entre o acionamento do IR e o receptor IR.

Esse sinal que alimenta o led se alterando amplamente quando passa o grão é o que vc quer.. Usando um CI com 2 operacionais (gosto do TL082. mas tem um monte) vc pode usar o outro comparando o sinal imediato com uma media do sinal (liga numa entrada via resistor e no outro pino via resistor e capacitor). Para não ser muito sensível vc precisa desequilibrar um pouco esse comparador, com um resistor ao gnd (so atuar mediante minimo de perturbação). Aqui vale um trimpot de ajuste de sensibilidade.

Deu pra entender ??????????????????????

Se não posso desenhar o circuito.. Mas é um sensor caseiro de grande utilidade... Inova pela realimentação Otica. (apesar de ser um circuito mto antigo);

Defeitos: Se vc usar "à luz do sol" poderá ter problemas como acionamento ao passar por uma sombra. Vc vai precisar abrigar o sensor. Se a luz for constante não atrapalha.

4) sensor de impacto) Se vc colocar uma barreira mecanica, como uma folha de aluminio, de tal forma que o milho bata e espirre para frente vai gerar um "pá" caracteristico. Isso pode ser captado por um sensor piezoeletrico (se o milho cair sobre o sensor) ou com um microfone, que pode ser colocaro preso a folha de aluminio. Microfones são muito sensiveis a impactos sobre a mesa em que estão apoiados. Se sua máquina não for muito barulhenta funciona melhor.

5) Sensor capacitivo) Os sensores capacitivos são bons para achar oleaginoas. Não sei se 1 grão seria suficiente para acionar, mas vc pode consultar um fabricante...

Nossa cara, quanta informação hehehehe.

Não consegui assimilar tudo, pois foi como eu disse, estava apenas vendo a viabildiade do projeto.

Mas ontem eu encomendei meu kit arduino aqui mesmo do LabdeG, e como nele vem um LDR, então minha primeira tentativa será com um sensor de ruptura de feixe, como o coléga abaixo sugeriu.

Quando eu estiver mais avançado, tentarei executar os outros sugeridos por ti e volto aqui para tirar as dúvidas, combinado?


No mais, vou explicar no tópico inicial mais detalhes sobre o processo que desejo automatizar, caso você queira ficar mais por dentro.


Obrigado,
Thiago

Opa pessoal, entrando aqui meio de bicão, eu fiz esse "sensor" que o Eduardo ensinou. Eu vou postar o código do projeto e o esquema feito no fritizing e depois passado pelo paint, lol. Só que ficou com um certo delay (Eu li aqui que teria isso, então não foi novidade).

No "hardware" eu cortei um pedacinho de uma espécie de caninho preto que tem aqui em casa (Seria bobina de rolo de papel o nome correto disso, eu acho, são de plástico) no meio e numa ponta coloquei um led de alto brilho e na outra coloquei o sensor. Ficou bem legal. 

Quanto ao código eu alterei o código original, dei uma pesquisada no Google e consegui alterar o código que ficou simples pra caramba.

PS¹: Lembrando que eu sou apenas um noob nessa parte, tô aqui para aprender, então qualquer erro faz parte.

PS² Infelizmente não tenho como filmar. Ficou feio pois eu colei os caninhos em um pedaço de capa de caderno velho (Pintei de preto com o famoso canetão, lol). Mas ficou bem interessante para aprender e tal. Valeu mesmo Eduardo pela ideia.

O código é esse: 

//CÓDIGO DE TESTE

const int LDR = A0;
int ValorLido = 0;
int entrantes = 0;
int led = 7;

void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(led, OUTPUT);
pinMode(LDR, INPUT);

}
void loop() {

digitalWrite(led, HIGH);
ValorLido = analogRead(LDR);
delay(200);

if (analogRead(LDR)< 100){
entrantes++;
Serial.print("Entrantes = ");
Serial.println(entrantes);
delay(10);  
}
}

Aqui o esquema:

E Thiago, desculpa invadir seu tópico e postar aqui o que eu fiz, mas acho que isso pode ser interessante de alguma forma para você, sei lá. :)

Nossa que contribuicao. Muito obrigado. Vou tentar adaptar essa ideia para contar abelas. 

Preciso contar o movimento de abelhas para entender o comportamento delas durante o dia e essa ideia vai me ajudar.

Muito obrigado.

Pessoal gostaria de saber porque usar uma porta analógica para obter um parametro que por defaut é denominado digital?  analizem a imagem abaixo, um led emissor IR alimentado direto com um resistor limitador de corrente, e um led receptor visando a luz desse led, quando a semente passar na frente ira apagar a luz por alguns milisegundos, nesse momento voce capta o encremento, explicando melhor, quando o led emissor esta acionado a tensao em D1 é zero, quando o mesmo fica desacionado com o corte de luz, a tensão em D1 é de 5V, duvidas postem  ai.

o Codigo

int sensor_semente = 2;
boolean trava =0;
int contagem=0;

void setup() {
pinMode(sensor_semente, INPUT);
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
if ((digitalRead(sensor_semente)==false)&&(trava==false))
{
contagem++;
Serial.println(contagem);
trava=true;
}
if (digitalRead(sensor_semente)==true)
{
trava=false;
}
}

Precisamos testar isso. Vou fazer um teste na pratica.

Amigo, costumo ter certeza do que falo, talvez algum ajuste necessario na parte fisica de posicionamento do sensor, mais o esquema eletrico é 100% certeza que funciona. abraço

A porta analógica é necessária quando se usa um ldr pra ficar mais fácil fazer a calibração por software sem precisar ficar ajustando trimpots ou resistores.
Já que o ldr também é sensível a outras fontes luminosas.

Desculpe a demora para ver a resposta, é meio confuso o forum depois que acumulam algumas páginas hehe.

Mas então, testei o LDR por conta de ter em mãos logo que comprei o kit do arduino, mas infelizmente no meu caso as sementes passam rápido demais e o LDR não consegue ajudar, fora que a luz ambiente atrapalha muito com a leitura analógica do LDR.

Mas obrigado mesmo assim!

Abraço!

Amigo, olhando sua imagem o negocio é simples, ao final da sua esteira coloque uma estrutura metalica aonde passe somente o grão de milho, use um laser mirando direto em um fototransistor, quando o milho passar na frente ira cortar o teu sinal, use a interrupção do arduino para fazer as tuas contagens, imaginando que um grão de milho demore um tempo X para passar na frente do teu sensor, pegue o tempo e se o tempo ultrapassar o tempo que um grão leve para passar o sensor é pq dois grãos vieram juntos, não sei bem como a tua maquina funciona, mais o que fica claro ai é o seguinte, teu problema maior esta na mecanica do sistema do que na eletronica, difinindo uma logica mecanica o resto tu faz brincando, alex_sander_2011@hotmail.com.br qualquer coisa add ai que trocamos uma ideia melhor

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço