Gente, desculpe criar um tópico para tirar só essa dúvidas, mas estou desesperado e se trata do meu TCC da faculdade.

Estou usando um transistor TIP 120 pois preciso alimentar bobinas 24v, até aí tudo bem, só que qdo eu faço a ligação somente do arduino com o transistor, a tensão da saída digital do arduino fica em apenas 0,8v, aí é só eu retirar o transistor que a tensão volta aos 5v. O que pode estar acontecendo?? O esquema de ligação peguei na net e fiz tudo corretamente.

No caso para teste liguei apenas o sinal de 5V na base do transistor (com e sem resistor) e o emissor coloquei no terra do arduino. O coletor não liguei na bobina de 24v.

O que pode estar ocorrendo?

Att

Exibições: 4218

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse 0,8V é quando vc testa sem resistor?

Mostre o esquema.

Esquisito... Pq por ser darlington nem com um curto direto pino-base daria 0,8.. pq sao 2 junçoes em série.
Ainda, com o resistor adequado (de 1K a 4K7) mesmo que vc ligasse no gnd daria alguma tensao maior que isso.
Enfim, diria:
Coloque um resistor de pull up (do pino do microc ao 5V ou 3V3) de por ex 4K7 e outro do pino à base.
Confira a pinagem do TIP, ta esquisito... Parece que vc ta invertendo algum pino.

Vc sabe que a pinagem não segue CBE e sim BCE

Ta correto !

Outro detalhe, o TIP120 tb tem resistores internos, como em:

http://html.alldatasheet.com/html-pdf/2771/MOSPEC/TIP125/294/2/TIP1...

Vc tentou o PullUp ?

Outra, como esta o pinmode ? Sem pullup é preciso estar como output.

  pinMode(Pin, OUTPUT);    

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço