Pessoal estou precisando de uma mãozinha

fiz um sensor de corrente usando um TC de 1000 espiras, com uma ponte retificadora e um resistor de 47 em paralelo com a saída da ponte. 

com uma corrente de 2,25A passando por "dentro" do TC estou tendo uma tensão de saída de 0,087v como encontra a "constante" para usar o valor de tensão na saída e descobrir a corrente que esta circulando?

obrigado

Exibições: 1195

Responder esta

Respostas a este tópico

Depende da sua carga e do seu multimetro...

O problema é que os multimetrosnormais podem medir de 2 formas:

DC = Valores DC.

AC = Ondas senoidais de 60 Hz ou proximo a isso.

Alguns melhores medem tb AC como RMS.

A onda desse jeito fica proporcional à corrente. Se por ex sua carga for uma fonte chaveada a corrente é um mega pico no momento que os diodos da entrada passam a conduzir, vai caindo e some quando a tensao da rede é inferior à do capacitor da entrada. Se for um motor pior ainda...

Enfim, nao se espera uma meia senoide nesse resistor salvo se for uma carga resistiva. Mesmo que vc consiga uma meia senoide seu multimetro pode medir errado.. Pq ele mede mesmo é DC, em modo AC eh incluido um retificador que espera uma senoide e nao uma meia senoide.

Para saber exatamente a corrente mesmo, mesmo, o ideal seria usar um integrado que faça o true RMS ou vc usar um microcontrolador para calcular.

Se vc precisa apenas de uma indicaçao coerente e honesta, sem exageros de precisão acho que o ideal seria medir com um amperimetro comum, de mercado e tentar descobrir uma regra de tres que te de o mesmo valor.

Enfim, se sua carga for resistiva algo como medir o pico e dividir por rais quadrada de 2 pode resolver (nao sei se a matematica é essa... alguem aih deve lembrar), agora... se nao for ferrou ! Pq sua corrente pode ser um belo ruido.

Eduardo obrigado pela resposta,,

Conversando com um engenheiro ele me sugeriu o seguinte:

Com um gerador de função gerar um sinal senoidal de 60Hz e aplicar no lugar do TC

com um osciloscópio verificar em cima de R1 qual a amplitude do sinal e fazer o seguinte cálculo:

Iprim =  A/R x nº de voltas do TC

Ex: Iprim = 2v / 47 ohms x 1000 (meu caso) = 42,5 A , a tensão medida na saída do sensor é de aprox 1v

ou seja para cada 1v = 42,5 A aí temos uma relação para trabalhar, para alterar a tensão de saída é só alterar R1..

Meu circuito:

Ao medir a corrente com uma relação de transformação de 1000:1, a tensão de saída do transformador será muito baixa. Os diodos tem uma tensão de condução muito grande e irão influenciar na medida. A solução em medidores é usar um amp. operacional somando 2.5V no sinal, assim na saida do operacional você terá uma senoide variando entre 0 e 5V. Faça um número grande de amostragens, eleve ao quadrado e some. No final tire a raiz e divida pelo número de amostras. Você terá o valor RMS da corrente. Depois ache a relação   corrente medida/corrente calculada, e terá a constante para chegar ao valor correto da corrente medida, com ótima precisão. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço