[Ajuda] Arduino coletando localização com GPS e enviando para um Servidor Web em tempo real.

Olá para todos,

Sou um novato no mundo do Arduino, estou muito entusiasmado, descobrindo todo dia algo novo, mas hoje fiquei com uma duvida, e antes de gastar um dinheiro em um projeto que desejo fazer, vim tirar algumas duvidas.
Basicamente o projeto se define em usar um componente GPS, para obter informações como Localização, velocidade e sentido que segue, após obter as informações, envia via internet(Nesse momento usarei algum outro componente GSM) para um servidor web em tempo real ou o mais curto tempo possível, o trabalho do Arduino vem até aqui, o restante eu trato a informação e exibo via app.

Pessoal minha duvida é, quais componentes(modelos) GPS e GSM podem atender essa minha demanda, que seria obter e enviar por meio da internet as informações para um servidor, a questão é que preciso dessa informação em tempo real ou o mais próximo disso, para que consiga ver o componente se mover.

Talvez a duvida seja simples, mas ainda não tenho muito conhecimento na área e gostaria de já comprar os equipamentos corretos.

Pessoal desde já, muito grato.

Exibições: 662

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

 Diria que basicamente qualquer um...

 Se vc pretende fazer isso por 3G precisa que tenha 3G... Mas acho que hj em dia todos tem. Precisará de qualquer GPS que funcione. Existe de todo preço com todo tipo de qualidade. Existem tabelas como essa que comparam:

https://www.sparkfun.com/tutorials/169

Mas estão meio desatualizadas.

Os que vc conseguir comprar hj já no formato arduino em geral são ótimos.

Para mandar para um servidor vc pode fazer de muitas maneiras, pode ser push, sql, mqtt, telefonia, sms, etc. Vc decide pela sua utilidade e bolso.

Pela rapidez eu usaria o mqtt sem sombra de duvidas. Vc pode por em nuvem ou mesmo na sua casa o servidor e terá otima velocidade.

Uma ideia tb pode ser colocar um roteador wifi padrão de mercado no veiculo, assim oferece wifi pros passageiros e seu rastreador seria cliente desse wifi. Aih poderia usar ums ESP8266 por ex. Sei lá.

Muito obrigado pela resposta, consegui entender. Os módulos mais recentes me atendem na velocidade de enviar as informações para o servidor, irei estudar bastante a respeito, tenho um norte agora.

Muito grato, irei estudar cada um dos conteúdos, sem duvidas vai me ajudar muitooo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço