Bom dia a todos.

Estou querendo desenvolver o seguinte projeto, sem fins lucrativos:

Um estacionamento com 10 vagas monitoradas por sensores (LDRs) dos quais estariam conectados a um Arduino Mega que por sua vez, junto a uma interface web, disponibilizaria visualmente um mapa das vagas deste estacionamento em um monitor logo na entrada simbolizando as vagas disponiveis/ocupadas por cores.

Além disto, em cada vaga eu teria um LED RGB para as cores verde/vermelha.

Estou com dúvida de como meus sensores "conversariam" com a interface web e o arduino.

Os componentes seriam apenas estes?

Arduino Mega

10x LDRs

10x Resistores para LDR

10x LEDs RGB

10x Resistores para LED

Alguém poderia me ajudar, me dizendo como eu faria isto tudo e dando uma luz?

Obrigado

Exibições: 1826

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Amigo,

A coisa toda é bastante simples: você pode fazer primeiro toda a parte dos sensores e comunicação deles com o arduino. Pesquise aqui mesmo no Lab como usar LDR e LED com arduino. Após fazer essa parte vc terá que ir atrás de jogar os dados lidos dos sensores numa página web. Usando uma shield ethernet fica muito fácil. Vc só precisa saber um básico de html para fazer isso.

No seu projeto, à primeira vista, não tem nada de difícil ou que não seja possível de achar em inúmeros sites por aí. Só precisa de tempo e pesquisa na net.

Boa sorte, bons estudos e valeu!

Obrigado, Renato

Estacionamento com  aplicação real ?

Tem alguns projetos no Lab.

Não, apenas para fins didáticos! Seria numa escala reduzida, apenas uma maquete para demonstração.

Dica, não use LDR! você terá algumas complicações, principalmente em iluminação e precisão. Utiliza sensores ultrasom, são baratos e já são empregados comercialmente para o que você quer.

É, era uma pulga atrás da orelha que eu tinha.. O LDR facilitava em questão de custo x benefício.

Vou considerar sua dica, Luciano!

Obrigado

Luciano, o sensor em questão detecta entre as distâncias 2 e 4 cm. Como eu penso em posicionar o sensor em baixo da vaga, em seu centro, não funcionaria. Talvez, então, eu tivesse que pensar em posiciona-lo em outro lugar que desse essa distancia

Cara, pensa bem: você coloca um emissor no chão e um sensor no teto, se o carro interromper a luz indica que a vaga esta ocupada. é isso? por que se for, o que você faz quando chegar um tiozinho em um fordizinho velho e pingar óleo bem em cima do led emissor, quando ele sair o led estará coberto de óleo e a vaga continuará ocupada. Ou pior, uma simples folha de papel que o vento levar e pousar caprichosamente em cima do led, pronto, já era sua vaga. A ideia do Ultrasom além de já ser adotada comercialmente (Shopping Downtown, Botafogo Praia Shopping...) pode ser utilizado em projetos de 2 centímetros a 5 metros.

Já pensei nisto de derrubarem algo no sensor e tal. A ideia a princípio seria o LDR, por ser mais simples e de menor custo.

Lembrando que é apenas para fins didáticos e considerando um mundo perfeito! Não consigo garantir que alguém pise no sensor ou uma folha de papel cubra-o.

É, o ultrasom precisa ser na distância minima de 2cm. Então talvez eu devesse posiciona-lo a frente dos veículos, na frente das vagas.

Grande José Gustavo! Como vai?

É basicamente o mesmo projeto, o mesmo conceito! Apenas aperfeiçoando-o e buscando as melhores alternativas de desenvolve-lo

O terceiro link está mais próximo do que preciso!

Encontrei, em um fórum de desenvolvedores da IBM, um projeto bem bacana, utilizando de softwares e ferramentas da própria IBM, porém no âmbito Mobile (aplicativo) - eu quero apenas uma página web! Veja o link: https://developer.ibm.com/bluemix/2016/01/06/iot-enabled-smart-park...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço