Boa tarde a todos,

Peço que analisem a ideia do meu projeto, ainda estou na estaca zero apenas fazendo um brainstorm e verificando eventuais problemas.

Trata-se de um controle/gerenciamento de estacionamento de algum estabelecimento (vamos exemplificar com um Shopping)

O propósito é diminuir o tempo em que perdemos procurando vagas... Não, não são leds que ficam acima das vagas... Isso eu já havia pensado até me deparar com essa solução e ver que já existia, enfim, pode até vir a fazer parte... mas o objetivo é o cliente que entrar no estacionamento do shopping, na cancela de entrada já visualizar em um monitor quais são as vagas disponíveis.

Problemas:

- No tempo de entrada do cliente, outras vagas podem se desocupar

- Caso um cliente [cliente 1] entre e ainda não tenha estacionado, o segundo cliente [cliente 2] que entrar vai ver a mesma vaga que o cliente1 havia escolhido como disponível mas nesse meio tempo o cliente1 estacionou.

Possível solução para esses problemas:

- Definir e limitar a vaga para cada cliente que entrar de acordo com aproximidade com a porta do shopping, ou seja, o Cliente1 pega a vaga A1 e o cliente2 já vai ver a vaga A1 como ocupada mesmo que o Cliente1 ainda não tenha estacionado;

Daí surgem os problemas:

- O cliente pode não querer parar perto, ou pode não quere aquela vaga X, pessoas podem parar de modo torto (estamos acostumados a isso) e então optamos não ocupar certas vagas.

Enfim... parece meio confuso, mas preciso resolver estes pequenos problemas antes de mais nada.

A solução seria através de sensores (Arduino?) em cada vaga para que atualizasse no sistema as vagas disponíveis / ocupadas

Exibições: 4136

Responder esta

Respostas a este tópico

Lógico que ninguem vai fazer um projeto desses para se divertir na garagem.Isso é um projeto para empresas.
Requer estudos ,de várias plataformas tecnologicas.Não é possível em apenas uns post definir a melhor maneira.
Mas a idéia é excelente !
Caso sua empresa precisa de solução,me procure e envie relatorio.

Oi Almir, bom dia.

Lamento muito ter de discordar de você.

O meu grande " amigo" , o Steve Jobs, começou numa garagem se divertindo.

E eu também me divirto muito com todos daqui do L. de garagem.

Rui

talvez o que o Almir tenha tentado dizer é que esse tipo de projeto não é para ser usado em garagem, não é pra uso doméstico, pra hobby. É um projeto comercial, onde a grana envolvida é alta, afinal clientes em potencial desse projeto são shopping centers e outros grandes estacionamentos (aeroportos, hospitais, etc)

Em sendo um projeto comercial onde há chances de envolver altos ganhos, para mim esse post soa algo como "tentar garimpar idéias diversas gratuitamente que talvez sejam úteis para obter lucro grande". Dessa forma, é natural alguém com conhecimento suficiente não querer entregar idéias de graça, mas sim tentar ganhar um pouco junto.

É muito diferente de alguém pedir ajuda pra fazer um sensor funcionar, ou corrigir sketch, como a grande maioria dos frequentadores do LdG

Entendo o que diz, mas concorda comigo que não existem fóruns para projetos eletrônicos/elétricos/computacionais exceto o Lab. De Garagem?! Eu frequento o fórum a algum tempo e já vi alguns posts de TCC também.

Mas, entendo também que essa ideia pode soar como proposta comercial, mas não é. Não tenho intenção de comercializar, minha intenção é apresenta-la no TCC. Pois não tenho nada de tão interessante na cabeça além disto (tenho uma outra ideia que seria um Cardapio Digital para restaurantes - Tablets que ficariam em cada mesa para consulta de cardápio e solicitação de pedidos - Reduzindo a mão de obra de garçons, gráfica com a confecção e atualização de cardápios conforme alteram-se produtos/preços)

Só queria as respostas para aqueles possíveis problemas que citei e uma direção para onde seguir, algumas dicas. Não quero que desenvolvam por mim, senão teria que pedir para que vocês apresentassem o TCC no meu lugar e eu botaria o nome de vocÊs e não o meu ;)

Mosciatti, onde você mora?

A Choperia Albanos tinha ( ou tem ainda) cardápios nos tablets, aqui em BH.

A unica vantagem que eu percebi, é que você consegue visualizar o prato. 

Mas não gostei do sistema....Quando esta tomando cerveja, você não quer perder tempo vendo paginas e mais paginas em um Tablet...

http://www.albanos.com.br/

Almir, como conversamos via inbox, o projeto é para TCC, não é para ser comercializado e não peço que ninguém faça por mim. Em momento algum citei isso, apenas citei alguns problemas que eu poderia ter e pedi a ajuda quanto a isso!

Pois bem, o meu TCC se inicia no ano que vem, estou apenas adiantando!

Concordo com Almir, e imhugo,

Ideias e conceitos não são a tônica deste fórum, resolver problemas de um projeto existente, alguma duvida é pertinente, mas ajudar a desenvolver ideias para criar um projeto desta envergadura não é coisa de fórum, e sim de uma empresa com estrutura que tenha um depto de desenvolvimento para isso.

Boa sorte.

Abs.

Mosciatti, 

Aqui em Belo Horizonte no Shopping Diammond Mall (um dos mais chiques) tem um sistema quase perfeito de gerenciamento de vagas. 

http://www.diamondmall.com.br/servicos-ao-cliente/estacionamento/

Sobre cada vaga tem um sensor ultrasônico de presença de automóveis. Se a vaga estiver livre a luz(led) é verde.

Se a vaga estiver ocupada fica vermelha. 

Todas vagas são monitoradas ( talvez por uma interface serial). 

E em pontos estratégicos existem painéis com mostradores de vagas disponíveis. 

O sistema não é perfeito, pois alguns sensores de presença se estragam e apresentam informação incorreta. 

Mas mesmo assim é muito bom ! Muito bem bolado !

Se interessar, depois posso tirar fotos do sistema. 

Olá José Gustavo,

Legal saber que já existe algo parecido com o que planejo; gostaria de maiores informações, se possível, pois tenho esses probleminhas que citei no tópico como pedra no meu sapato e talvez essa empresa saiba lidar com isso;

Obrigado

OK, na proxima vez que for ao shopping, tirarei fotos...

Você precisa limitar o número de problemas a resolver.

Problemas que envolvem comportamento humano são difíceis de serem resolvidos com eletrônica.

É mais fácil você dar descontos em compras para quem parar na vaga que você quer, do jeito que você quer.

Mas tem soluções automatizadas mais radicais. Faça uma esteira que leve o automóvel do cliente até a vaga que você quer que ele estacione, eliminando assim, o fator humano. A propósito, tem uma cena do filme "Missão:Impossível – Protocolo Fantasma" de um edifício garagem onde um elevador-robô estaciona os carros.

Bom dia, Wagner;

Realmente, você tem razão... comportamento humano é difícil de se manipular, ainda mais na nossa cultura (rs)

Gostei da ideia de oferecer desconto para quem parar na vaga definida, assim eu opto pela segunda opção que é aquela que o sistema já gera a vaga disponível mais próxima para o cliente; Daí o sensor tem que estar vinculado com o código do cartão para poder identificar que o cliente estacionou corretamente e então gerar o desconto (o desconto pode ser simplesmente do pagamento do estacionamento, visto que a maioria dos shoppings cobram por este serviço)

Quanto a esteira, já sai completamente do escopo, rs...

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço