boa noite a todos. preciso de uma ajuda muito importante para mim. preciso de um programa que rode 02 motores dc com arduino e ponte h.

sendo assim:

o 1º motor começa a rodar em velocidade baixissima  depois de milesimos de segundo o outro começa e tambem roda milesimos de segundos, logo após os  02 motores param. milesimos de segundo começam novamente fazendo a mesma rotina.

resumindo meu trabalho. o motor 1 vai injetar a massa de cajuzinho e depois o motor 2 injeta doce de leite. quero fabricar o cajuzinho recheado com doce de leite.

ficarei muito feliz quem puder me ajudar.

abraço a todos e fico no aguardo. 

Exibições: 1133

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

 Para a velocidade baixíssima melhor usar um motor com redutor. Não sei que motor usará mas é facil conseguir em qualquer proporção. Podem ser os de brinquedos ou de vidro eletrico de carro, enfim, não tente ligar o motor sem redução e limitar a tensão, é um caminho ruim.

 Ponte H é um sistema que permite ligar uma carga com corrente para um ou outro sentido. Perfeito para motores que precisam rodar para um lado ou para o outro. Caso o seu não precise pode usar um acionamento mais simples, como um transistor.

 Para sua sequencia de acionamento um programa super simples usando delay() (urgh!) deve atender bem. Depois de um pouco mais de prática programando vc aprenderá tecnicas melhores que o delay para casos assim mas para inicio é otimo.

Vide:

https://www.arduino.cc/en/Reference/Delay

Esse teu comando gerará o "milésimo de segundo" necessário para sua receita.

José, abraco amigo. Antes de tudo quero agradecer pela ajuda. quando falei sobre ponte h e pwm é que preciso ir e vir ou seja injetar o doce e voltar o tubo para enche-lo de doce novamente e com relação ao pwm preciso alterar a velocidade caso esteja indo muito devagar ou muito rápido. O motor que uso é de limpador de para-brisa de caminhão, estes veem também em máquinas de seladoras e acredito vai atender muito bem. Ainda não olhei o vídeo, pois, estou comentando sua resposta, vou ver e qualquer coisa te falo. blz. abraço e muito obrigado. Há quero dizer a vc que trabalho com canudo de doce de leite, o horst já comeu disse que estava ainda crocante, mande seu endereço que mando para vc e sua família degustar o doce mineiro. Assim que tiver feito a máquina mando foto e o resultado que deu. valeu. até.

Adalton P. Pedrosa

A aplicação é real ou é mais um TCC ?

Vai fabricar doces mesmo ? Dá para fazer um esboço de como será a montagem ?

Adalton, Boa tarde!

O Murta tem razão.

Para ajudar, precisamos saber:

- Já possui os motores e a ponte ou quer sugestões?

Se já possui, informe os modelos (especificações)

- Se não possui, informe as especificações

Sugestão:

Você precisará também de alguma forma de comunicação com a máquina para que possa intervir no seu funcionamento, como pará-la, por exemplo.

Isso pode ser feito através de botões ou controle remoto

boa tarde, José Augusto Cintra.

Amigo, sim já possuo os motores e sao de limpadores de para-brisa de caminhão eles também são utilizados em saladoras são: 12volts corrente continua, 02 amperes 3 tem redutor dando 60 voltas por minuto. a pontem tambem l298 para 02 motores. com relação com a comunicação tenho arduino uno, ponte h, fonte chaveada 12 volts. isto é o que tenho. vou começar a fazer o programa conforme informei. outra preciso saber. o que é tcc, minha duvida é real. trabalho com canudo de doce de leite. abraço. fiquei muito feliz, em pouquíssimo tempo 03 pessoas me deram dicas. vou segui-las.

Adalton, boa tarde!

Não sei como são seus conhecimentos com Arduino, mas uma boa dica é começar fazendo um protótipo muitos simples e ir aperfeiçoando aos poucos.

No seu caso seria conectar os componentes e fazer funcionar um motor, depois mudar a velocidade e assim por diante.

Ou seja, aprender a controlar os motores de várias formas diferentes.

Depois partir para montar o projeto final.

Existem excelentes tutoriais na Internet com o l298 e motores DC 12V. Selecionei 2 deles:

http://blog.vidadesilicio.com.br/arduino/ponte-h-l298n-controle-vel...

http://blog.filipeflop.com/motores-e-servos/motor-dc-arduino-ponte-...

Obs: Veja que, para controlar a velocidade, é necessário desconectar os jumpers Ativa MA e MB e ligá-los a uma porta do Arduino

Adalton, tem certeza que os motores são de 12V ?

Há muitos anos atrás, onibus e caminhões usavam 24 V . 

Envie as especificações do seu motor. Mande foto também.

O controle de motores CC usando PWM não são complicados, mas se usar uma ponte inadequada para o motor, poderá danificá-la.

Pelo que eu entendi, precisará controlar a velocidade do motor (RPM) e o sentido de rotação, não é ?

Já consegue controlar um motor usando o módulo L298 ?

http://tecnologia.masugux.com.br/suporte/L298N/TUTORIAL_MODULO_PONT...

http://blog.pennybuying.com/down/f/F815A.pdf

Adalton bom dia. 

Alguma novidade ?

olá, José. tudo bem. bom dia. apesar da hora todo bom dia é bom dia o dia todo.

ainda não fiz nada, tive alguns problemas com a máquina de encher canudo, coloquei nela pwm e motor dc para encher mas não deu. ao encher o canhão o doce la dentro cria ar e quando aciono o motor mesmo com velocidade muito baixa o ar que esta la dentro empurra o doce e ele acaba indo pra fora do canudo e não para de cair, vou ver se coloco um sem fim para ele trabalhar como se fosse uma extrusora e rezar para não dar ar Mas também se der certo meu amigo.

.

Veja esse video. Maquina de encher canudinho de doce de leite.

Para servir de inspiração. 


O canudinho do seu doce é cônico ou cilíndrico ?

Mais vídeos para inspiração .

Boa tarde, José.

amigo meus canudos são cilíndricos e outra a massa é de pastel (de padaria) porem quando vc coloca o doce (pastoso) dentro do canudo ele precisa ter uma espessura e dependendo da pressão ele quebra, explode. preciso ver se com um sem fim eu consigo fazer o doce chegar no canudo e eliminar a pressão. Na quarta-feira vou fazer um vídeo e te enviar, quem sabe você mais experiente possa dar uma idéia. não pode ter pressão.com pwm deu certinho se não fosse a danada da pressão . Estes vídeos já tinha visto, porem, todos os materiais são quase ou totalmente liquidos com exceção o doce de leite que é pastoso, mas em comparação ao nosso ele é mole.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço