Início de projeto: Luz estroboscópica automática usando régua de leds e sensor de linha preta.

Olá! Sou iniciante no desenvolvimento de projetos e quero lançar este desafio para ver se dará certo. Bom, o projeto em si é desenvolver um estroboscópio que faça a leitura de ciclos rpm automaticamente, a partir de uma referência que pode ser um quadrado ou linha preta, por exemplo, indicando início e fim de ciclo. Assim, aumentando ou diminuindo a velocidade o flash se ajustará à ela, garantindo o efeito visual de como se estivesse parado. Quero testar colocando marcas nas pás de um ventilador ou com alguma máquina simples que tenha motor e permita semelhança experiência. Para tanto, além da programação, quero saber se o Arduino suporta também sensor de contato, acho que o nome é "encoder" e faz a leitura através de uma espécie de roda perfurada onde o sensor conta estas perfurações e mostraria num display. Esta é a ideia básica para ser incrementada mais adiante. Obrigado.

Exibições: 245

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi GF, boa tarde.

1a. questão: 

""

 o projeto em si é desenvolver um estroboscópio que faça a leitura de ciclos rpm automaticamente, a partir de uma referência que pode ser um quadrado ou linha preta, por exemplo, indicando início e fim de ciclo. Assim, aumentando ou diminuindo a velocidade o flash se ajustará à ela, garantindo o efeito visual de como se estivesse parado. Quero testar colocando marcas nas pás de um ventilador ou com alguma máquina simples que tenha motor e permita semelhança experiência""

Se você vai fazer um estroboscópio, só faz sentido usa-lo em sincronizado com a rotação das pás que está

olhando. 

Com base nisso, você sabe a rotação (rpm) das pás que está olhando.

2a. questão:

"" quero saber se o Arduino suporta também sensor de contato, acho que o nome é "encoder" e faz a leitura através de uma espécie de roda perfurada onde o sensor conta estas perfurações e mostraria num display. Esta é a ideia básica para ser incrementada mais adiante.""

O arduino consegue identificar e usar as informações geradas por um encoder, seja de roda perfurada, de contato,

óptico ou qq forma que você projetar, claro, desde que programado corretamente para este objetivo.

Um exemplo:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-encod...

Rui

Boa noite, Rui! Primeiramente, obrigado por responder e na verdade eu quero fazer o experimento em um ventilador, mas a aplicação é outra. Eu acho que terei que usar o encoder e o sensor de linha preta em conjunto neste projeto por dependerem um do outro. Por exemplo, para a aplicação em gráficas o estroboscópio usado deve ser manuseado para atingir a velocidade desejada se adequando à velocidade do equipamento que fabrica o produto. O quê eu pretendo é fazer com que isso ocorra sem intervenção humana, entende? Sem uma velocidade sempre constante, e sim com redução e aumento conforme operação desta máquina.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço