Registrar uma Patente de Invenção no Brasil não é dar aos gringos um projeto para ser copiado de graça ?

Outro dia conversando com um amigo que desenvolveu um produto (so não posso dizer o que é ainda) e em breve entrara no mercado, nos deparamos com uma questão:

Registrar uma patente no Brasil é relativamente simples e barata, claro se for direto no INPI, se pegar uma empresa de Marcas e Patentes, vai custar uma boa grana para fazer a mesma coisa.

So que esse registro é apenas aqui no Brasil e não tem poder de garantir nada la fora, até pode ser feito uma pesquisa em outros paises e se não existir nada parecido com a sua PI, pode requerer que isso seja feito la tambem, neste caso, so a pesquisa la fora, antes da patente é bem cara e é em Euro, imagine todo o processo ate garantir que seu produto esteja garantido e não possa ser copiado, vai gastar muita grana.

Agora imagina que uma empresa de fundo de quintal la fora decida copiar o seu projeto, o quanto que vai gastar contratando advogados e abrindo processos la so para impedir essa pequena produção que foi copiada do seu projeto que registrou aqui...

O registro completo de uma PI no Brasil demora entre 5 e 7 anos, ela passa por um periodo de sigilo e depois é divulgada para consulta, ou seja, vc pode ver exatamente tudo o que o cara registrou, texto e imagens explicativas do seu funcionamento, ja que ela deve ser o mais detalhado possivel para poder ser registrado, podendo ser facilmente copiado e reproduzido.

Claro que se depois de 5-7 anos for dada a patente a vc pela invenção pode impedir outros de copiarem o seu projeto, mas parece que na pratica isso não é bem assim, como o Eduardo disse : "No Brasil só umas 3 pessoas conseguiram ganhar dinheiro com patente (inventor de um sistema de injeçao por sopro, da caixinha de leite e do Bina)".

Registrando aqui no Brasil, será que realmente vai impedir outros de copiarem a sua invenção ?

Agora quando o registro é divulgado ele é divulgado para qualquer um em qualquer lugar pegar a sua ideia e poder copia-la, ou seja, não estamos dando de graça aos outros la fora um projeto todo especificado para poder ser facilmente copiado ?

Abraços,

Jota

Exibições: 13001

Responder esta

Respostas a este tópico

O jeito é pensar em proteção da PI em tempo de projeto.

Fazer de tudo pra que se alguém tentar copiar, pode ficar parecido, mas nunca terá a mesma qualidade.

Muitas empresas, especialmente na área de software, tem profissionais que, além de buscar falhas de segurança no sistema em si, buscam no projeto como todo, visando justamente dificultar ao máximo a engenharia reversa.

E ta aí o motivo de um HiPhone não fazer cocegas no iPhone.

Um dos motivos que me inclina pra área de FPGAs.

Não se incline, "caia" de vez, e saia na frente.

Pois é. O custo inicial pode ser maior se comparados a sistemas compostos por MCUs e hardware TTL/Cmos/..., mas dependendo do valor e demanda final do produto, vale a pena. 

Ainda mais que a "praia" da China grande falsificadora é mais hardware que firmware, vide a falta de qualidade dos firmwares e sistemas operacionais de smartfones, GPS e outros aparelhos com esta origem.

Nikolas Tesla que o diga! https://www.youtube.com/watch?v=ndg_57krOvM

O cara foi sabotado, roubaram-lhe muitas e muitas ideias, assim como diversas patentes e no fim ainda o assassinaram para roubarem as demais ideias documentadas e guardadas em segredo.

Poder e grana é o que eles mais querem, apropriando-se das ideias dos verdadeiros gênios.

NEM DE GRAÇA----SÓ AQUI NO PAÍS TUPINIQUIM

Vejam o caso da pílula contra o câncer Fosfoetanolamina, o cara chegou a ser preso por distribuir o medicamento de graça por que ainda não foi aprovado pelos órgãos (((Incompetentes)))

Uma portaria da USP, universidade a qual o IQSC é ligado, no entanto, proibiu em 2014 a distribuição do medicamento, justamente pela falta de testes, pesquisas, (((((REGISTRO))))) e autorização da Anvisa.

Tá mais que na cara que o registro serve para a comercialização a preços estratosféricos pelos senhores do mundo.

Ja que foi dado um up !

Achei a patente que comentei, como curiosidade.

Patente:

http://www.google.com/patents/EP0116731A1?cl=en

Copia 1:

http://clubedecicloturismo.com.br/artigos-1/57-mecanica/6-cambio-au...

Copia 2:

http://ofer-project.blogspot.com.br/

Negocio mto simples que nunca deu dinheiro pra ninguem que eu saiba.

Patente liberada por ter mais de 15 anos.

Qualquer um pode se inspirar nela.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço