Olá pessoal boa tarde!  Sou iniciante com o Arduíno, gostaria de saber se existe alguma maneira de medir as oscilações de um pêndulo de Wilberforce com o Arduíno e mostrar os valores no computador.  Já pensei em montar utilizando o sensor do mouse para a leitura dos valores, porém, não tenho muita ideia de como montaria o circuito  e a estrutura do programa para obter essas leituras. Se alguém puder me dá uma luz agradeço muito!

Exibições: 432

Responder esta

Respostas a este tópico

Acredito que vc vai precisar de um sensor otico e uma fonte de luz.

Vc pode comprar montado ou montar vc mesmo.

Os montados parecem com isso:

Google

Ou isso:

http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/optico/breakout-de-sen...

Ou vc pode fazer um, por ex colocando frente a frente uma fonte de luz e um detector de luz.

Para ser mais preciso poderia ser um laser (canetinha mesmo) e um transistor sensível a luz. Na falta pode ser um LDR mesmo.

Enfim, feito o sensor vc precisa fazer essa informação entrar no computador. São vários caminhos. Vc pode sim desmontar um mouse, mas não sei se é o ideal. Os computadores tem interrupções, as vezes uma parada pra atualizar o antivirus já provoca uma distorção no seu sinal.

Se for desmontar algo, ainda assim, recomendaria 2 caminhos melhores que o mouse:

- Adaptardor USB/Serial, usando o pino DSR por ex. A ideia é ler esse pino digital. Assim vc não precisa desmontar mta coisa e não fica com o mouse sem funcionar enquanto seu projeto funciona.

- Joystick: O Joystick é interessante por ter vários botões. Se não precisar fique com a serial (eh mais barato). Tambem nem todas as linguages tem bibliotecas para leitura de joystick, embora seja sempre possivel dar um jeito.

Ainda, a forma científica para realizar esse trabalho seria um microcontrolador.

Por ex um Arduino, que cronometraria o intervalo entre os pulsos e já mandaria pela serial o tempo decorrido entre eles.

Obrigado  Eduardo H.Marcondes, valeu mesmo!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço