Ola pessoal.

Queria entender o que acontece quando queima uma lâmpada incandescente em muito pouco tempo.

Seria o soquete?Terminais dela oxidados?Poderiam gerar picos de voltagem que destroem o filamento?

Experimentei uma eletrônica e não durou 15 dias....

Condenar direto o soquete?Sim ....talvez,mas por que acontece isso?

Exibições: 217

Responder esta

Respostas a este tópico

Teoricamente só deveria queimar por sobretensão ou sobreaquecimento.

I ideal seria vc medir a tensão com um multímetro. Veja se está correta. Um problema na fiação da casa pode fazer a tensão aumentar *.

Quando vc coloca uma lampada que aquece dentro de uma luminária muito fechada tb diminui a vida util dela.

Outra possibilidade seriam vibrações muito fortes.

Se não for nada disso ou é a qualidade da lampada ou não sei.

O soquete não poderia provocar isso, acho. Mesmo que esteja ruim provocaria uma queda na tensão e aquecimento nele, não na lampada. 

(*) Antes que me me contradigam: A possibilidade seria a seguinte (exemplo):

Fase 1 -[Carga de 1000W 110V]----Neutro----[Carga de 25W 110V]---Fase 2.

Se esse neutro não estiver bem ligado ao neutro da rede (houver mau contato ou o fio for fino) quando a carga de 1000W é ligada a tensão sobre ela cai (pq o neutro "arreia") e consequentemente a tensão na carga de 25W sobe.

Já que coloquei numeros, 1 Ohm de resistencia no coitado desse neutro, para 1000W (9,1A (I=P/U)) já representa uma diferença de tensão de 9,1V (U=R.I).

Mas esse mau contao precisa estar entre o ponto onde os neutros da sua lampada e do equipamento mais potente se unem. Normalmente lá no meio da casa, no quadro de luz ou até no poste.

EHM,

Concordo com as suas considerações.

Só lembro de mais uma possibilidade que se há o mau contato do soquete, o "chaveamento" contínuo irá provocar vários transitórios que poderá gerar picos muito grandes.

Estes transitórios podem não queimar a lampada imediatamente mas irá degradando a lampada até que se queime.

De fato,

  No instante inicial o capacitor da fonte interna das lampadas eletronicas está descarregado. Quando vc liga os diodos sofrem para elevar a carga deles até a tensão de pico. Sofrem bem mais nesse momento que durante o uso regular. Podem queimar se o contato ficar gerando picos sim. Fora as loucuras que o CI que comanda a fonte chaveada deve fazer nessa hora.

  Aproveitando, retificando a ultima frase do meu post:

Mas esse mau contaTo precisa estar entre o ponto onde os neutros da sua lÃmpada e do equipamento mais potente se unem E A ENTRADA.  Normalmente lá no meio da casa, no quadro de luz ou até no poste. 

Obrigado pelo retorno Celso e Eduardo,mas ela queima mesmo as comuns incandescentes e  é do corredor(40w).

Eduardo não fiz as medidas de tensão no local,mas vou fazer a troca do soquete pois acredito que no buraco da laje onde sai o suporte do soquete já pegou chuva  e ai pode estar ocorrendo mau contato,acredito.

A casa deve ter uns 50 anos e acho que ele nunca foi trocado,o resto  esta normal.

Por que somente esse bocal???/

Eduardo a rede aqui é monofásica,somente 110 volts

Amigos, boa noite. 

O mal contato pode sim ocasionar a queima da lâmpada, principalmente as eletrônicas que possuem o sistema eletrônico. 

Como dito pelo  nosso amigo José Carlos, a casa é antiga (cerca de 50 anos) e somente em um único ponto que ocorre a queima. 

Xará, seguinte:

Antigamente os condutores (fios) das residências, eram mais grossos  e também rígido. Ao se emendar um condutor se não fosse bem apertado e utilizada técnicas de emendas (assim aprendi e ensinei nos Salesianos) havia a oxidação própria do condutor e o mal contato. O que pode estar havendo é uma sobretensão na residência, ocasionando a queima de lâmpadas. O que é mais estranho, é  o fato de estar queimando somente a lâmpada do corredor. Desligue os disjuntores, certifique-se através de um medidor que não há tensão na rede, coloque um aviso no disjuntor para que ninguém ligue o mesmo e após, verifique se os contatos do soquete (ou receptáculo como queira), nçao esteja enferrujado. Somente troque o mesmo se ele aparentar estado de ferrugem.  

Após a verificação, retire o aviso, ligue o disjuntor e volte a acender a lâmpada. Verifique agora a tensão nas extremidades do receptáculo. A tensão deverá estar entra 110 a 135 Volts. Excesso de tensão (sobre tensão) causa a queima da lâmpada (não de imediato).

Qualquer dúvida nos escreva. Agora se você não for habilitado para fazer este trabalho, chame um Eletricista. 

J.Antonio

Obrigado amigo José Antônio,sou técnico eletrônico mas sinceramente esse negocio de subir escadas trocar soquete de lâmpadas,ficar pendurado la para fazer medições não me agrada muito,kkkkk...meu negocio é aqui no chão mesmo...

Mas valeu pessoal,gostei das respostas agradeço as sugestões e prometo a vocês que vou fazer um sacricio e subir e la e trocar o danado...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço