Boa tarde, estou iniciando os estudos com arduino.
Tenho um projeto para uma trasportadora, o sistema deve reconhecer os veículos da empresa e liberar o acesso.
Pensei em RF 433Mhz (transmissores nos caminhões e receptor nos portões), na empresa existem dois portões, entrada e saída, um ao lado do outro.
Se fosse possível, eu usaria dois receptores de RF, um dentro do patio e outro fora, assim o primeiro que recebesse o sinal abriria o portão respectivo, mas não funcionam dois receptores no mesmo arduino (ou funciona?).

Minha maior dificuldade agora é como reconhecer se o carro esta dentro ou fora do patio, por qual direção esta de aproximando dos portões.

Não se usar RF é a melhor opção ou deveria usar alguma outra comunicação.

Estou bem confuso ainda, qualquer esclarecimento é bem vindo.

Obrigado, até mais.

Exibições: 760

Responder esta

Respostas a este tópico

Todo controle remoto de portão tem 2 ou mais botões. Eles servem para esses casos. Vc pode usar um para a entrada e outro para a saída.

Receptores também podem ser comprados para 2 comandos. Ou vc pode usar 2 receptores de 1 comando tb. Enfim, não entendi a necessidade de um projeto se é uma situação prevista no produto de prateleira. 

A unica questão é que a decisão de qual botão apertar seria do motorista. Em 1 semana ele está treinado, acho.

As dificuldades de saber de onde vem o RF acontecem de qualquer jeito. Seja usando um produto comercial ou um que vc crie. A unica forma seria com antenas direcionais, mas isso é complicado. Um caminhão passando seria um refletor imenso que faria o sinal que vem do outro lado ser captado tb. Acho um caminho muito ruim. Essas coisas funcionam bem em campo aberto para longas distancias.

Utilizando um arduino vc teria que criar um botão "aprender" igual ao do receptor de mercado (saída rele), que grava em memória permanente todos os controles cadastrados para abrir o portão. Os controles tem números únicos por botão (mudam os ultimos bits). Isso demanda codigo... Na minha opinião seria reconstruir a roda.

Resumindo, minha sugestão para vc não ter dor de cabeça seria usar 2 receptores de mercado que já bateriam o rele indicando que alguem acionou um controle cadastrado. Se vc quiser adicionar sensores para por ex só abrir se houver carro, etc, adicionaria essa lógica depois do rele.

Alem de que se vc usar produtos comerciais pode optar por versões mais seguras como as hopping code (holling code) que até onde sei não são clonáveis.

Ou diga lá, pq vc precisa para seu projeto de algo que os produtos de mercado não oferecem para podermos entender.

  Cada caminhão que entra ou sai da empresa deve ficar registrado, para isso deve emitir um ID via RF para o arduino registrar num bando de dados a entrada e saída daquele determinado veículo.

  Obrigado desde ja pelo apoio.

Se existisse uma lib do arduino que aceitasse mais de um receptor ficaria fácil fazer,

Solução mais segura RFID ativo (com bateria) 

Existe RFID para alcance de metros. 

Por exemplo:

http://www.ipsolutions.com.pe/control-de-acceso-vehicular.html

Boa.

Caberia tb o iBeacon ou AltBeacon que são por Bluetooth e prometem baixo custo.

Usa GPS neles

Ahhh, vc precisa não apenas reconhecer os veículos da empresa (que são da empresa) mas tb anotar qual veículo está entrando ou saindo, entendi.

De qq jeito não faz sentido vc ligar mais de um receptor. Se forem da mesma frequencia vão receber exatamente o mesmo sinal, salvo posicionamento ou antena diferente. Mas se entendi os 2 portões são praticamente no mesmo lugar. Não acho que seja viável diferenciar um do outro pelo sinal, sei lá, quem sabe estou errado. Os receptores costumam ter 2 saídas: Uma digital e outra analógica. Essa analógica quando o sinal não é máximo pode representar a intensidade do sinal, mas é duvidoso e com sinal forte não funcionaria (dá maximo em qq receptor). A melhor coisa seria vc testar. Ligar 2 rádios (pode ser sem arduino algum) e colocar o sinal de um e de outro num osciloscopio. Ver as diferenças conforme o posicionamento. De tempo de recebimento do sinal não tem como haver qualquer diferença perceptível. Teria sim eventualmente de intensidade lida no pino analógico, mas meu palpite é que seria uma briga muito grande. Mais fácil ter 2 botões.

Aih te sugeriria: Deixar o portão funcionando com o sistema de 2 botões (um saida e outro entrada) e simplesmente ligar um receptor em um arduino ou PC (via arduino) que mande pela serial o numero lido no radio. Com esse numero sim vc faria o banco de dados de quem acionou cada portão.

Vejo como grande vantagem de um sistema paralelo ao do portão (que não decide abrir ou não) que vc deixa a responsabilidade do funcionamento para o serralheiro. Ninguém vai te chamar se o portão não abrir...

Se vc tiver dados GPS de cada veículo fica super facil tb saber quem estava fora e quem está dentro, mas já seria outro projeto.

LEAIME---^

Também poderia usar uma câmera scanner, e adesivar a cabine ou porta de cada caminhão com o QR Code de cada um, quando passam a câmera le o QR, como a da foto anexa, contendo a informação que desejar e imprimindo onde quiser.

Abs. 

Bom dia, melhor alternativa seria você por uma leitora para reconhecer tags, que seriam colados nos para-brisas, iria economizar bastante,

Tags no parabrisa?

O objetivo também é segurança? 

Um cara tira a foto da TAG, imprime e cola no outro caminhão e a segurança será comprometida...

Leonardo achei que a TAG (etiqueta) que estava se referindo era de QR code.

Me desculpe o mal entendido 

Obrigado pelos apoios até agora, estou lendo conhecendo sistemas que eu não conhecia.

Leonardo, o que vc me sugere seria o RFID?

Li sobre RFID aqui http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/05/14/identificacao-a-distancia/


acho que vou seguir por esse caminho, vi que é o mesmo sistema que usavam os pedágios.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço