Drone com Arduíno, sucata de informática e motores de HD.

Saudações grandes mestres.

Estou cursando uma Pós Graduação, e o TCC que defendi foi a construção de um robô utilizando sucata de computadores e equipamentos de inormática, comandados por Arduíno. Pois bem... Pensei na hipótese de construir um drone. O problema é que quase não posso utilizar nada pronto, tenho que projetar tudo, porque vão ser avaliados, programação, mecânica e eletrônica. A exceção é o arduíno e seus componentes. Consegui argumentar que preciso dos ESCs comprados. Vou utilizar web cam como câmera, carcaça de HD moldada como base de frame, etc. O que tá pegando são os motores. Então recorro aos nobres daqui. Alguém já conseguiu algo parecido usando algum motor de componentes de informática? Já vi muitos tentando com motores de Drive de CD-Rom e de HD. Eles são brushless também. O que acham? Agradeço a ajuda.

Exibições: 7563

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Os motores de drone usam uma especificação chamada KV. É mais ou menos quantos rpm o motor irá girar para cada volt da alimentação. Assim, um motor de 900 KV e uma tensão de 11.5 V resultará em 10.350 rpm

Os ESCs é quem comandarão a valocidade do motor do drone.

Qual a rotação de um motor de HD? 5400 rpm? 7500rpm? Dá pra controlar motor de HD com ESC?

E o peso de toda estrutura (frame, bateria, placa controladora, escs, motores, câmera)? Já vi drone que não saía do chão, pois era muito pesado e usava motor sub-dimensionado (apesar de ser realmente indicado pra drones). 

Rapaz, eu se fosse vc largaria mão disso. Apesar de parecer um brinquedinho, um drone pode ser perigoso. E se esse treco atinge alguém? As hélices cortam igual navalha. Sei lá: por que não tenta montar um hexapode? pelo menos o risco de machucar alguém é muito menor.

Meu caro imhugo

Obrigado pelo comentário.

Então você inviabilizaria o projeto por causa dos motores? Quanto ao peso, não seria o problema. Por exemplo o frame vai ser de alumínio, levíssimo. Usarei a carcaça de hd recortada. Isso porque tenho que utilizar componentes de lixo eletrônico. Quanto a controlar esses motores com ESCs, se não me engano dá pra controlar sim. Os de CD-Rom principamente, pois já possuem até os três contatos prontos. Pior que preciso decidir tudo urgente, pois tenho prazo pra entregar o TCC.

Grato.

Fiquei curioso, qua o curso que vc faz ? Reciclagem ?

Em geral o foco de um TCC de um curso tecnico ou engenharia seria um documento escrito e um prototipo,  de uma pós graduação seria o manuscrito, que em geral nem sequer precisa de um protótipo. Colocar limitações como exclusivo uso de sucata é um ato anti-criativo e anti-tecnológico. Normalmente se usa sucata pq se tem sucata e não como pré-requisito.

Reforço as palavras do imhugo, já risquei a tela da TV da sala e a traseira do meu carro brincando com helicoptero de controle remoto indoor (pequeno) com helice de ponta emborrachada (para serem mais seguras), sem vento (indoor) e um helicoptero comercial com um bom sistema de giroscopios. Não me machuquei mas passei a respeitar muito os fabricantes e a periculosidade dessas coisas. Fazer um projeto de controle baseado em algo comercial já é dificil, imagina tendo que improvisar.

Caso vc já tenha bastante conhecimento sobre drones, controle (como fazer ele ficar parado, sem girar, ou girar, subir ou descer, baseado em controle PID sobre os dados lidos dos giroscópios e aplicando mais ou menos potencia a cada um dos motores) aih é um lindo projeto. 

Caro Eduardo. 

O Curso é Inovação em Mídias Interativas. Teve os mais variados assuntos e disciplinas no decorrer dos Módulos. Tínhamos que escolher um dos projetos apresentados como avaliação final de cada módulo e desenvolver um protótipo. O último módulo foi Robótica/Arduíno/Sensores, e como é uma de minhas áreas, resolvi defender um projeto de construção do drone com peças descartadas de informática, Em um dos módulos, o assunto foi lixo eletrônico, então juntei os dois. O responsável pelo curso aceitou a proposta. A utilização da sucata, é porque se eu por exemplo aparecer com um drone com todas os componentes comprados prontos (frame, placa controladora, motores, etc), eles podem avaliar por baixo, alegando que seria o mesmo que diplomar alguém que não fez o curso mas tem conhecimento pra montar um drone, entendeu?

Entendi... Mas de qq jeito, minha sugestão, que é apenas uma sugestão, vc que a julgue util ou não, é que seja verificado o alinhamento do prazo, regras, conhecimentos necessários/fornecidos, materiais, etc, para ver se é compatível com sua proposta.

Vc e seu orientador querem o sucesso de seu projeto. O sucesso depende de muitos fatores. Um deles certamente é o tamanho da promessa que vc fez. Se vc conseguir alinhar tudo será otimo, mas se eu fosse seu professor não aceitaria esse tema nessas condições, uma vez que na informática não existem os elementos fundamentais de um drone, como: Baterias leves para curta duração e grande correntes, drivers de alta corrente, motores de alta velocidade e leves com encaixes para hélices (vai ter que usinar), etc.

Com sucata de informática é possivel fazer sim muita coisa, mas será que tudo ?

Quando era criança tive um desses:

https://www.youtube.com/watch?v=buARiiiAn3s

Será que algo mais simples assim já não daria pra vc provar seus conhecimentos adquiridos ?

Não quero de forma alguma te desincentivar a nada, acho que a genialidade tem que ser apoiada. Mas a questão é ser realista, considerando as condições e o prazo.

Muito legal o vídeo. Não conhecia o brinquedo.

Não tenho muita experiência com drones, por isso o pedido de ajuda. Mas considerando tudo o que eu pesquisei, o problema maior está sendo os motores. Tirando os Escs, todas as outras peças posso reproduzir (ou comprar, inclusive as hélices). 

Com sua experiência, acha que dá pra usar algum dos motores que mensionei? Ah, o controle pode ser de aeromodelo ou por wifi ou bluetooth. Essa escolha é livre. O ponto é demonstrar assimilação do conteúdo de programação do arduíno com o e-lixo, eletrônica e robótica.

Caso tenha alguma outra sugestão de projeto, seria bem vinda. kkkk.

Se for deixar de fazer algo por perigo, o grande Santos Dumont não teria voado, testes podem ser feitos em galpões. Creio que a melhor maneira de tentar fazer esse drone é pesquisar quais equipamentos que utilizam peças semelhantes. Exitem antenas antigas que tem o tubo de alumínio vazio, ou seja vazado, creio que da para fazer algumas coisas com eles.

Oi, legal o projeto. Tô usando bastante coisa de sucata aqui, especialmente de PCs. Nesta semana vou postar um controle de motor de passo, retirado de HD. É potente, mas lento. Tenho também alguns brushless guardados lá em casa, vou testar com ULN2003 hoje a noite e depois te falo o resultado.

Ah, o drone seria um Quadricóptero.

Toda ajuda, crítica e sugestões são bem vindas.

Veja este vídeo onde um "drone" é feito de materiais simples e motores com escova!

https://www.youtube.com/watch?v=_K7vaH3W6j4

Meus caros.

Decidi mudar de projeto, pois como vocês já tinham me dito, não dá pra usar nenhum outro tipo de motor pra substituiir os de modelismo. Caso o uso desses motores específicos seja liberado pela orientação do TCC, prossigo com o planejado. Mas o mais certo é mudar de projeto mesmo. 

Agradeço pela ajuda de todos.

Isso mesmo companheiro. Se montar um drone usando componentes apropriados já é complicadinho, imagine montar um com componentes impróprios. Apesar de existirem muitos vídeos no youtube ensinando a montar seu próprio drone com plaquinhas do tipo KK, Crius ou Naza, pode reparar que em algum momento vc terá que configurar a programação dessas plaquinha. Essa talvez seja a parte mais difícil. Não é um simples arduino que dará conta de fazer seu drone voar. A placa controladora de vôo precisa de muitos componentes que auxiliarão no vôo e estabilização (barômetro, giroscópio, etc). É coisa pra caramba. O caminho natural seria vc tentar primeiro aprender a montar um drone com componentes apropriados, aprender a configurar a programação e o rádio controle e depois sim tentar partir pra uso de sucatas. Se vc tentar inverter a ordem natural de aprendizado, vai ficar dando cabeçada à toa e ainda corre o perigo de perder o prazo pro seu tcc.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço