Boa noite, qual e o melhor arduino em questão de capacidade, memoria e etc... para projetos.

Comparação destes:
Arduino UNO R3,
Arduino DUE,
Arduino MEGA 2560,
Arduino LEONARDO R3,
Arduino YÚM  e 
Arduino MEGA ADK R3

Deixe suas opiniões e se possível numere de 1 a 6 do melhor para o mais simples e os motivos de cada um.

Quero adquirir um destes a opinião de vocês vai me ajudar.

Agradeço quem poder ajudar.

Exibições: 682

Responder esta

Respostas a este tópico

Pra iniciar recomendo qualquer arduino com chip DIP (não SMD), pela facilidade da troca do chip em uma possível queima.

Valeu pela dica.

Se é o primeiro Arduino, compre o mais comum e um dos mais baratos da sua lista = UNO R3.

Vai depender do que pretende fazer com ele.

Gosto muito do NANO, pois pode ser inserido diretamente no protoboard.

http://www.arduino.cc/en/Main/arduinoBoardNano

Valeu pela dica.

Gosto do Nano nos meus projetos pois como ele é reduzido, faço minhas placas e apenas o coloco como controlador, utilizando barras de conexão de pino, tipo assim:

Também acho o melhor !

Eu já gosto do MEGA. Tem memória pra cecete, tem portas pra cecete, é robusto pra cecete...

Dá pra fazer sketches cheio de firulas, e vai demorar bem mais pro compilador reclamar de esgotamento de espaço para fazer upload do seu sketch gigantesco

mas é claro que em muitos projetinhos, não há necessidade de usar um mega, pois um UNO já daria conta.... 

em outros projetos, o espaço físico deve ser levado em consideração, então o MEGA fica inviável.

POsso até ser sincero ao relatar um negócio aqui: quando eu faço sketches pro uno, presto bem mais atenção em otimização da programação, porque sei que corro o risco de estourar o limite de memória. Já quando faço pro MEGA, eu fico bem mais preguiçoso, não me preocupo tanto assim com esse estouro de limite

Em relação a preço: no Brasil, a diferença de preços entre o UNO e o MEGA ainda é grande. Mas comprando direto da china, com frete grátis inclusive,  a diferença de preço entre o UNO e o MEGA é pequena (US$ 11.50 do UNO-clone contra US$ 16.00 do Mega-Funduino). Logicamente vc terá que abrir mão da marca oficial, bem como do prazo de entrega (que dependendo do mau humor dos correios, as vezes demora 3 ou 4 meses pra chegar). Quanto à qualidade: não tenho reclamação quanto à durabilidade, pois eles sempre chegaram funcionando e nunca nenhum estragou. O que me incomoda demais é o péssimo acondicionamento das embalagens. Eles muitas vezes põem a plaquinha (arduino, ou shields) em simples saquinhos plástico cinza (daqueles anti-estática) e por fora um envelope com bolha. Aí os ogros dos correios (não sei se do Brasil ou da China) empilham os pacotes ou sei lá o que eles fazem de pior, e vc acaba recebendo as placas com as perninhas (headers) tortas e/ou amassadas. Com um simples alicate de bico vc consegue desentortar, mas fica visível que as perninhas um dia foram entortadas

Valeu pela dica. absorvida!

A resposta sempre é: depende do projeto e do teu grau de conhecimento!

Vamos supor: o Mega é mais "potente" que o Uno, todos sabemos. Mas você precisa mesmo de um Mega? Não seria mais viável, pra este projeto, usar um multiplexador ou shift-register do que investir num Arduino Mega que tem 50 pinos? Será que o Uno ou até um Garagino não resolveria o problema? 

E se teu projeto precisa de poucos pinos de I/O, mas é importante pro projeto ter mais velocidade do clock, não sairia mais em conta criar tua  própria placa?

Vou colocar de outra forma: quais são os fatores críticos envolvidos no projeto?

Uma sugestão: escolha os fatores que você acha necessário pra uma boa comparaćão entre essas versões. Procure cada valor no datasheet de cada versão do Arduino e coloque esses valores numa tabela pra comparar.

E não esqueća de compartilhar o resultado :D

Valeu pela dica.

Complementando a perfeita colocação do Alexandre, a boa escolha é especifica para cada projeto pq qualquer sobra de capacidade significa desperdício.

De forma oposta ao mundo da informática, onde o computador tem que ser o melhor que couber no orçamento, nos microcontroladores é preciso que se escolha o menor microcontrolador (ou placa) que atende plenamente as necessidades e nada mais.

Isso pq uma das diretivas do projetista deve ser economizar quando for feita uma fabricação em escala. Qualquer $1,00 economizado pode fazer aquela diferença quando o produto entrar no mercado.

Concordo com o Alexandre e o Eduardo.

Caso não tenha ideia do que quer fazer, eu posso te dizer que eu preferi o garagino por ser compacto e barato e ter o soquete DIP como mencionou o Wiechert. Comprar da China é realmente barato porém demora muito para chegar e não tive paciencia.

Comprei o kit com vários garaginos e assim pude fazer vários módulos conversarem uns com os outros.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço