Galera.

Tenho um kart e gostaria de desenvolver um dispositivo de telemetria com o arduino, não sei se diria telemetria, mas sim um aparelho parecido com os usados atualmente LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO.

So que faria algo mais implementado, com indicador de velocidade, precisaria mapear na pista alguns pontos especificos para que eu possa medir o tempo entre cada um deles (igual na formula 1, onde eles vao medindo de ponto a ponto e veem onde foi mais rapido), pensei nessa parte com um shield GPS (é possivel?), a mais colocaria um indicador de marchas (nao sei como poderia ser feito), pensei em algo direto no cambio do motor (motor de moto), mas pode haver erros, pois algumas vezes o cambio vira mas não chega a engatar a marcha. Por último, um indicador de RPM do motor e temperatura, daria pra utilizar o próprio cabo que sai do motor (RPM) e conectar de alguma maneira ao arduino??

Att

Exibições: 10824

Responder esta

Respostas a este tópico

Considerando motores, bobinas, atrito e tudo quanto é energia eletromecânica envolvida no funcionamento do Kart, esse negocio não vai detectar variação na frequência o tempo todo?

Essa fita colocada no circuito, é magnetizada?

Sim, ela é magnetizada.

Segue um exemplo de sensor usado http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441730974-sensor-magnetico-a... porém não sei quem eh o fabricante, e esse preço é abusivo

E uma bussola?

mas e a exatidão? visto que não posso perder nem centésimos de segundo.

Essa a ideia. Usar um sensor com a mesma ideia do citado pelo Eduardo. No caso, uma bussola pode detectar o campo da fita. E você observaria essa mudança brusca.

Ressuscitando...

Estou com um projeto semelhante, mas apenas como cronometro de voltas.

Já testei Reed Switch, mas o mesmo, além de ter que coloca-lo praticamente raspando na pista, a trepidação faz o mesmo apresentar leituras falsas. Tentei um sensor Hall, mas continuei com o problema da distância do solo.

Gostei da ideia da bússola, deve ser minha próxima tentativa. 

Minha dúvida é, será que a mesma é sensível suficiente para detectar o pulso da fita magnética que está no chão, passando a mais de 60km/h? Lembrando que o sensor ficaria ha uns 3, 4 cm do chão.

Vale ir lá com um prego e testar se ela tem um ima mesmo... Se for pode até facilitar.

Pode ser que o ima esteja no sensor do ML.

Basicamente pra detectar metal dá pra fazer de várias formas:

- Tipo detetor de metal, como falei acima. Atá a caixa dele é metalica, mas mesmo assim continua sensivel a metais colocados no interior.

- Tipo o que vai na roda fonica (dentada) do carro. Ele le a posição do volante do motor, que tem uma parte dentada. Esse sensor tem um ima forte com uma bobina enrolada sobre ele. Quando passa um metal o campo se altera e gera um pulso. O ruim é que não atinge grande distancia. Pra ganhar distancia é possivel fazer ele um U ou deitado. A desvantagem é que precisa de uma barra e não um ponto do outro lado (parece o tal sensor do ML).

- Tipo o que vai nos motores de drives (CD, Diskette) que é um imã preso num disco e um sensor magnético fixo, que pode ser uma bobina ou um sensor de efeito hall.

Dá ainda pra fazer direcionamentos para o fluxo magnético. Um dos direcianamentos mais comuns é esse imã de porta de estante... vcs já reparam como ele é forte e vc só vê uma 2 chapinhas metalicas de um lado e outra do outro ? A questão é que o ima está deitado sobre 2 chapinhas. Elas concentram toda a "energia" naquela chapinha fina. Vc não conseguiria tanta força sem elas. 

Enfim, fazer uma montagem com 2 peças metalicas nas pontas e uns 5 imas de neodimio no meio com uma bobina enrolada podem dar um resultado de distancia maior.

Boa tarde Anderson

Estou com um projeto parecido, gostaria de saber em que ponto esta? podemos trocar idéias. vlw

O GPS para logar traçado, a não ser que esse seja o intuito.

Agora esse lance do sensor magnético me chamou a atenção, vou pesquisar mais sobre, qualquer coisa te aviso.

voce teve exito?

Fabio já concluiu o projeto de Telemetria do Kart?

Vinicius eu não li os posts desse tópico, mas sugiro usar um um trasmissor de sinal RF no Kart e um receptor na pista para poder contar as voltas. Cada Kart poderia emitir um código. O problema é que seria somente para contar as voltas. 

O sinal de RF deverá ser limitado para atingir somente uma região.

Para detectar a classificação poderia usar um feixe de laser...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço