Olá, preciso de um sensor ultrasonico ou algo similar para pega a distancia de um objeto que pode fica a até 20 metros de distancia (aproximadamente), ja pesquisei bastante mas só encontro modelos simples com alcance de 4~5 metros, tive a ideia de tirar o sensor de uma trena ultrasonica mas não sei se é compativel com arduino, só pra avisar estou começando agora a mexer com arduino e entendo muito pouco de eletronica.

Se alguem puder ajudar agradeço.

Obs: não posso usar varios sensores, precisa ser um mesmo.

Exibições: 4904

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, o problema aqui é o preço.

   Sensores pra arduino são baratinhos porque são vendidos aos montes no mundo todo, o que barateia a produção,  mas cada um com suas limitações.

   Saindo do mundo do arduino os sensores passam a ser caros.

    Eu tive esse mesmo problema e o que encontrei foi o sensor laser,  visto que existe trena ultrasonica e trena laser (da uma olhada no Mercado livre)  a trena ultrasonica(não confunda trena ultrasonica com mira laser com trena laser) em geral tem curto alcance,  já a trena laser da BOSCH original se não me engano alcança até 80m com precisam de 3mm.

   O que descobri é que existe o sensor da trena pra vender e como ele tem saida analogica seria compatível com o arduino,  maaaaaas o desgraçado do sensor é aproximadamente o preço de uma trena completa ( que gira por volta de R$ 600 a R$ 800),  dai desisti da brincadeira.

   Dei uma fuçada rapida e encontrei esse aqui no Mercado livre,  vé o absurdo de preço e olha que esse modelo vai só até 18m, confira:  LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE SERVIÇO

Obrigado pela resposta, ja imaginava que os sensores mais potentes seriam mais caros.

Encontrei essa trena ultrasonica LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE SERVIÇO , será que daria para tirar o sensor dela e utilizar separadamente?

Seria uma solução viável para mim.

Cara, não entra na dessa trena,  eu comprei uma para teste e ela usa o mesmo sensor que é usado no arduino, a diferença é que ela usa um único elemento sensibilizante, enquanto o sensor do arduino usa dois, um pra enviar o som, o outro pra captar.

Deixa eu te dar uma rapida explicação sobre esses sensores pra você entender onde você esta se metendo:

SENSORES MEDIDORES DE DISTANCIA POR SOM -  Eles emitem um som, normalmente inaudível aos ouvidos humanos, o som é emitido ao mesmo tempo que se liga um cronometro interno, dai se verifica quanto tempo o som leva para bater no objeto final a ser medido e voltar, e como o som tem uma velocidade constante de propagação se calcula a distancia baseado no tempo do som ir, bater e voltar.

SENSORES MEDIDORES DE DISTANCIA POR LUZ - A luz tem uma velocidade de propagação muito rapida, dai seria quase impossível medir pequenas distancia se fosse ser calculado tempo de retorno como no caso do som,  logo, medidores de distancia por luz utilizam outro metodo,  eles possuem um sensor optico semelhante aos existentes em maquinas fotograficas,  não lembro agora se são CCD ou CMOS, e quando o laser é emitido ele calcula o diametro do ponto de incidência baseado em uma sequencia de "fotos" que ele tira, logo, esse tipo de sensor precisa ter uma especie de microprocessador interno pra fazer interpretação gráfica.

Medidores de distancia sejam ultrasonicos ou opticos normalmente NÃO POSSUEM saidas, e o resultado de suas ações é feita atraves de calculos em seus microncontroladores internos,  resultado:  dificilmente vocÊ ira encontrar uma forma de pegar o resultado obtido pelo sensor,  e ira ter acesso apenas ao resultado no display.

SOLUÇÃO:

    A única solução até onde sei é compra não o aparelho, mas apenas o sensor em si COM SAIDA seja analogica ou digital,  e com esses dados, você conseguirá fazer o que deseja.

PROBLEMA:

   

   Custo !   como dito, são troços caros,  e você tem que ver se vale a pena pra seu projeto.

Você acha que seria viável colocar um acelerometro dentro do objeto

e calcular a distancia percorrida com o aceletrometro?

Luan,  essa é a ideia mais louca e original que já vi,  putz cara parabens.

 Ou seja, você fica parado, aperta um botão indicando o ponto zero,  se move e o acelerometro percebe, quando chega no ponto final, ele volta a zero e você mede o tempo que levou no percurso correto ?

  Bem, ai temos algumas variáveis que dariam problema,  tipo,  como manter constante a velocidade de movimentação do usuário ?   como manter a aceleração ?   como evitar oscilações no acelerometro para evitar falsas nuances nos resultados ?

   Bem, não tô dizendo que não dá certo,  mas tem que pensar nas variaveis.

   Se a questão é medir com o deslocamente, existe uma forma menos traumatica,  coloca-se um sensor numa roda, e gira-a do ponto A até o ponto B,  cada vez que um determinado sensor em um certo ponto da roda for acionado,  ele indicará um tamanho,  dai automaticamente ele calculará o numero de voltas vezes o tamanho do giro e voilá teremos o resultado.

   Isso existe, não como eu citei, existe mecanicamente,  mas a ideia aqui é medir grandes distancias com o uso de sensores,  e ai não tem jeito até onde sei,  pouca distancia=pouco dinheiro...  muita distancia=sensores caros e muito dinheiro.

A minha idéia é medir o nivel da agua de um rio, e colocar um acelerometro dentro de uma bóia e calcular a distancia q ele subiu, esse projeto é meu TCC, então gostaria de colocar alguma coisa 100% funcional, e um amigo meu me falou do aceletometro, ja pensei em bóias eletronicas, mas acho meio feio fazer dessa forma, se você tiver alguma idéia eu agradeço.

Obrigado.

Luan, o graaaaaande problema de medir o nível da água de um rio com um acelerometro em uma boia é que o rio possui ONDAS, o que fará a boia ficar subindo e descente e por sua vez o acelerometro dentro dela, logo não recomendaria.

  Usar uma boia eletrônica como a utilizada em automóveis ira provocar um resultado mais ou menos parecido, visto que no caso de automoveis , as boias não dão o resultado real, mas sim uma média, ou seja, eles captam o nível várias vezes, vamos dizer por exemplo que ele capte 20 vezes,  soma os resultados e divide por 20,  o que dá um resultado médio,  mas lembro que boias automotivas são curtas, logo, pra medi o nível de um rio dará problemas.

MAS... Seus problemas acabaram .... Tchan!   Tchan!   Tchan!   TCHAN! eu tenho a solução pra você.

   Eu chamo de BOIA PASSIVA DIGITAL (na verdade ela trabalha com fatores analogicos mas dá resultados de 0 ou 1 como se fosse digital)

    Funciona assim:

   `Pegue uma aste de um material não condutor,  eu usei em uma caixa d'agua de irrigação na minha casa uma placa de plastico.

    O ideal seria utilizar uma grande régua graduada de plastico.

    Agora consiga fita inox, do tipo que é utilizada pra prender coisas em postes, obvio que se for apenas pra uma simulação você pode usar qualquer tipo simples de fio, a fita inox é só pra usos em longas durações.

    Agora medindo com a régua corte pedaços que equivalam a algumas graduações tipo, 10cm,  30 cm,  50cm,  etc.

    Fixe esses fios(fita) na regua plastica, de modo que ele ficará como uma flauta pan, aquela que tem tubos de varios tamanhos.

   Ao final coloque uma fita que vá até o final do seu plastico de fixação.

   A montagem agora é a seguinte.

    Nesse fio(fita) que vai até o final, ligue nos 5V do arduino.

    As demais fitas(fios)  ligue-as em portas analogicas do arduino.

    Crie um sketch no arduino pra mostrar o valor de cada porta analogica, e mande exibir o resultado no monitor serial.

    Agora faça o teste,  mergulhe a sua régua na água de forma que a primeiro fio(fita) a tocar seja a dos 5V.

   Agora vá mergulando a regua lentamente, e vocÊ verá que cada vez que um dos fios(fita)  toca na água, o valor sairá de zero e será apresentado algum valor.

    Dessa forma você saberá com precisão o nível da água, visto que nessa BOIA PASSIVA, não existem elementos móveis sujeitos a oscilações, e o resultado é preciso.

Bem, tá ai, solução pra o seu TCC.

Dificil... Mas tente os da mesma marca desse: 

https://www.sparkfun.com/products/9496

Isso mesmo marcondes,  eu ia esquecendo...

   Dá pra usar o sensor ultrasonico pra medir o nível dá agua do rio,  você só precisa fixa-lo em um local, e ele ficara fazendo a leitura da distancia entre o sensor e a água,  dai em diante o resto é matematica.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço