Resolvido - Acionar motor motor 3,2 volt Arduíno uno alimentador automático

Boa noite, estou com um projeto simples de alimentador para aquário utilizando ração peletizada onde acionarei um motor de vibra call de celular para dosar a ração ao peixes, conforme vídeo em anexo.

Inicialmente gostaria de aciona-lo a cada 12 horas, mas sem o módulo RTC, pois ainda não o possuo.

Contudo a minha primeira duvida é como acionarei o vibracall no Arduíno, visto que o mesmo precisa de 3,2 volt para funcionar.

Outra duvida é como temporizar sem o módulo RTC, vi que é possível, mas não encontrei nenhum material sobre o assunto. Andei comprando alguns livros sobre o assunto, mas justamente o que me interessava não achei.

Estou entrando agora nesse mundo incrível do Arduíno e agradeceria a ajuda 

Exibições: 6892

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Resumindo  fica assim o uso do TIP 122

Base = conecta na porta PWN ou outra

Coletor = conecta no GND do motor,

Emissor = Conecta do GND da  fonte de energia e do Arduíno ao mesmo tempo.

vou tentar testar o arduino apenas com o TIP122 igual a este projeto,

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-acionamento-de-moto...

tenho uma bateria de samsumg 2600 mAh. Segundo o datasheet do TIP122, ele já possui os resistores e um diodo para proteção.

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchild/TIP122.pdf

Será que ainda é preciso colocar os mesmos no projeto? ainda mais que o motor que quero ligar é muito pequeno. Será que não é excesso de zelo?

O TIP122 tem um diodo que protege ele. Para proteger seu circuito vc precisa de qualquer jeito de um diodo em paralelo com a carga. 

Eduardo, boa noite, estou com duvida quanto a utilização do diodo, estudei bastante sobre o assunto, mas não me sinto seguro.

O lado do diodo que possui a faixa branca, ele é equivalente ao anodo (-), a intenção dele é isolar o retorno de corrente do motor para o arduino visto que o mesmo pode gerar energia quando é desligado devido a rotação do motor.

contudo qual o lado que eu coloco do diodo para ligar o polo positivo do motor com o negativo, igual é mostrado no esquema?

outra duvida para acionar o TIP222 eu posso utilizar um resistor de 1 k, achei alguns tutoriais eles falam de resistor de 2,2k, pois eu não tenho o 2,2?

desde já agradeço

O que acontece é que todo indutor acu

Corrigindo sobre o diodo:

Deixa eu ver se entendi, da forma como é demonstrado no circuito eu vou ligar o catodo (-) no polo positivo do motor e o ânodo(+) no polo negativo isto impede a inversão de carga do motor.

Minha duvida era a passagem de carga inversa do GND para o positivo, mas acho que minha duvida é insensata, pois imagino que o GND não deva possuir corrente.

Correto , isso !

Para o motor achei este tutorial

http://www.seucurso.com.br/index.php?option=com_content&view=ar...

O projeto acima está utilizando uma fonte externa de energia.

o motor do vibracall do meu projeto possui é um DC motor de vibração:: DC 3V de 60mA similar a este
http://www.amazon.com/2000RPM-Phone-Vibrating-Vibration-Motor/dp/B0...
,
posso ponderar esta possibilidade, contudo acho desinteressante duas fontes de energia num projeto, talvez a melhor possibilidade é utilizar a porta 3,3 do próprio Arduíno porem parece que ela tem apenas 50 mA, imagino que o único problema seria o motor ter menos potência desta forma.

Se o projeto for só fazer vibrar o motor, você pode usar a propria função delay do arduino.. Agora se for utilizar lcd ou outros argumentos no codigo é preciso usar a função mills mesmo.. 

acho desnecessário LCD para este tipo de projeto, a intenção é apenas acionar o motor de vibração, mas não estou vendo possibilidade apenas com millis, como faria para o arduino reiniciar a contagem após uma semana por exemplo, visto que  o millis encerra a contagem em 50 dias?

Pois neste projeto não me interessa o conceito de data, apenas de intervalos já que a ideia é apenas ativar o tratador pelo menos duas vezes ao dia. 

eu estou fazendo um projeto muito parecido.. ate abri uma nova discussão apouco.. 

no meu projeto o alimentador é constante, de hora em hora.. então tenho dentro do loop essa condição e o arduino trabalha sem parar.. por que você precisa de uma pausa de semana?

na verdade não, se ele executar as duas alimentações ele poderia dar loop na contagem, acredito que já seria o suficiente

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço