Quero saber quais são os parâmetros de um módulo termoelétrico de efeito Peltier (pastilha) que devo observar no momento da aquisição de uma como Qmax., Dmax., etc. Preciso de uma pastilha que, tendo um dissipador de calor bom agregado a sua parte que gera calor, chegue a aproximadamente -40°C em sua parte que absorve o calor. Existe alguma função ou equação na qual eu possa inserir os dados da pastilha e ela me dê esses valores de temperatura? 

Exibições: 2314

Responder esta

Respostas a este tópico

olá , vc ja deu uma olhada neste link: http://www.peltier.com.br/faqs2.htm

tem um roteiro interessante, dei apenas uma batida de olho, mas acho que pode lhe ajudar:

você ja tem o seu sistema idealizado? o que vc precisa que chegue a -40 C?

Preciso que o lado da pastilha que absorve o calor (lado que fica frio) chegue a -40°C.

certo imaginei... mas a minha pergunta é o que tem deste lado que será resfriado a tal temperatura?

uma tubo? um frasco de nitrogênio líquido? uma pulga? ou  pastilha não está ligada a nada?

porque isso vai interferir na quantidade de calor que deve ser absorvida pela pastilha, por consequência a "potencia" da pastilha, e por fim a quantidade de calor que o seu dissipador terá que trocar com o meio.

você tb precisará prever um bom isolante, porque para -40C ele vai absorver muito calor do meio, reduzindo a eficiência do sistema.

Preciso esfriar o mais rápido possível um pequeno bloco de cobre.

Ele estará a 80°C preciso baixar a temperatura para 10°C no intervalo de tempo mais curto possível.

certo:

o que deve fazer é o seguinte: calcule a massa do bloco. com o calor especifico, calcule a quantidade de calor necessária para fazer o resfriamento.

com este valor defina o tempo previsto e calcule a taxa de troca de calor.

utilize as formulas citadas no link passado anteriormente 

e compare os resultados com os tipos de pastilhas disponíves

de uma boa lida no link citado, pois ele explica bastante coisa.

Bem primeiro na maioria dos vendedores eles colocam a diferença max. de temperatura dos lados ou seja o rendimento dela vai depender também de como você a resfria ex: numa pastilha que a diferença de temperatura é 35ºc quando o lado quente estiver a 30º o lado frio estará com -5º alguns para obter resultados rápidos usam pastilhas de 95w de potencia de maneira que fique montada em serie || assim o lado frio esfria o lado quente da outra e a primeira fica ainda mais frio, então o segredo delas depende muito de como você a refrigera claro que nunca vi uma chegar a -40ºc mais não creio que seja impossível principalmente se o objeto estiver em temperatura ambiente já que a maioria dos teste só vi sendo usada para resfriar computadores, só verificar também o limite de temperatura dela que sempre terá um valor negativo e positivo ex: a de 70w opera entre -30ºc e 70ºc se você quer -40º ela não ira servir pois acima de -30º ira se desligar, não sou perito não mas também já pesquisei por elas,sugiro que continue pesquisando tambem, espero ter ajudado!

Nao entendo dessas pastilhas, só fiz uma brincadeira quando vi pela primeira vez, mas queria comentar alguns detalhes, que pode ser que vc ja saiba:

- Essas pastilhas esquentam pacas ! Precisam ser muito refrigeradas. As de 95W provavelmente precisam ter seus 95W dissipados apanas para o lado frio ficar frio, quanto mais congelado assim.

- Se for apenas um experimento (e não um produto) recomendo um aspirador de pó. Já usei no passado com grande sucesso. Nenhum ventilador (ventoinha) consegue fazer circular tamanha quantidade de ar por um dissipador quanto um aspirador de pó. Outra opção seriam ventiladores do tipo siroco (que é o segredo de um bom aspirador).

- Se prepare para gerar corrente. Uma pastilha de 12V 95W vai precisar de 8Amps. Provavelmente vc precisará de duas. Melhor se preparar com uma fonte de 20A (pq toda fonte de 16A fornecedondo 16A direto abre o bico..) ou uma bateria automotiva... Que também descarregará rápido...

- Se precisa de velocidade, melhor duplicar, atacando pelos 2 lados (sanduíche). Mesmo assim não sei se será o suficiente.

- Se precisar de mais velocidade vc pode usar um método de armazenar temperatura. Por ex usar outro(s) bloco(s) de cobre  (ou alumínio) maiores diretamente ligados a pastilha e deixar ligados por um tempo até chegar a temperatura desejada (ou menos). Quando quiser resfriar seu bloco vc "fecha o sanduíche", transferindo rapidamente o calor.

- Tudo isso, como ja foi dito, precisa ficar muito bem isolado do ambiente, senão perde temperatura e forma placas de gelo.

- Se quiser secar esse ambiente interno basta ligar um pouco como geladeira e depois como aquecedor, deixando drenar a agua. Vira um frostfree.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço