Pessoal estou tendo problemas ao alimentar meu projeto com uma fonte externa:

o programa roda normal com todas as funções quando conecto mas não passa de 1 dia rodando e trava.

isso quando alimentado pela fonte.

Estou usando uma fonte de netbook 12v alimentando 2 Step-Down comprados que utilizam LM2596S

o primeiro está ajustado em 5,5v e alimenta os periféricos (com o GND comum ao arduino)

o Segundo está ajustado em 9v e está ligado somente ao arduino e um cooler 12v.

O mais estranho é que se ligo o arduino pelo USB, (tanto ao PC como a um carregador motorola) o programa não trava.

Ja tentei alterar o valor da alimentação, com 7v, mas o resultado foi o mesmo.

Como estava usando uma placa genérica, comprei um ARDUINO aqui no LAB mas cintinua da mesma forma.

Alguém poderia por favor dar uma LUZ!!!!

Exibições: 4001

Responder esta

Respostas a este tópico

O ideal seria vc medir a tensao de 5V em um e outro caso, tambem medir o ruido, preferivelmente com um osciloscopio. 

Mas na falta, seguem alguns chutes:

- Fontes chaveadas são dimensionadas para trabalhar com no minimo certa corrente. As vezes drenar menos que o minimo provoca ruídos que seus capacitores não conseguem conter. Vc pode tentar adicionar por ex uma lampada 12V tipo de seta em paralelo com a fonte para ver se resolve o travamento. Parece maluco mas ja funcionou pra mim. Se confirmar que é esse o problema mais vale trocar a fonte que substituir a lampada por um resistor. Como eh uma de note.. Sei lá, se espera uma maior qualidade, nao sei se seria isso.

- Vc pode ter problemas gerais com ruido, pra isso adicione capacitores.

PS1.: So pra entender, fontes chaveadas pulsam por ex em 15KHz um sinal, ligando e desligando, carregando um capacitor na saída via diodo. Se ninguém descarrega esse capacitor a tensão tende a subir alem do limite. Se isso acontece o circuito desliga o oscilador. Se vc coloca pouca carga pode ficar nessa de liga e desliga o oscilador, que pode acontecer em frequências baixas.

PS2: Na verdade fontes a trafo simples tb não sao feitas pra funcionar com uma carga muito menor que o nominal... Só que a unica coisa que acontece é que a tensao fica maior que o nominal. Por ex usar uma fonte para lampadas dicroicas de 12V com lampadas simples de 12V pode queimar essas lampadas mais rapido, pq a tensao vai a uns 16V. (so por curiosidade).

quanto a carga em medições anteriores, o sistema que tenho aqui chega a consumir (dependendo da posição dos reles,) 1,0A na saida do LM2596 que alimenta os periféricos

fiz diversas medições com um multimetro e em nenhum observei valos maiores que os 12v na saida da fonte ou 9v na saida do LM2596

não sei se é o correto, mas quanto à frequência, medi com o multimetro e nas escalas 2kHz e 200kHz, ele zerou as duas medições.

o multímetro é um HIKARI HM-2030, não conheço MUITO, mas acredito que seja um multímetro de qualidade razoável.

Boa noite,

Você pode ligar seu Arduíno direto em uma fonte de 12V DC, pois o Arduino aceita tensões entre 6 e 12V, em relação a questão de estar travando o sistema teria que estudar melhor o circuito, você pode postar o esquema elétrico?

->> Um possível problema pode ser ocasionado quando acionamos cargas e estas cargas geram ruídos na alimentação, sendo necessário a isolação do circuito ou tratamento com filtros denominados Snubbers.

Veja pagina com simples explicação. http://www.labdegaragem.com.br/loja/emi.pdf.

Abs

Também acho que deve ser problema de filtragem (ruido) na fonte com LM2596.

Liga o Arduino direto no 12V.

Aqui eu uso uma fonte de um roteador antigo. (12V 2A)

testei com a fonte de uma HD externa toshiba, 12v, 1,5A, alimentando somente o arduino

para os perifericos mantive a alimentação que estava, pois chegam a consumir mais de 1,5A, tenho hoje 11 reles, mais alguns outros periféricos.

notei agora que na USB ele tb trava, então acho que o "buraco" é mais embaixo,

apesar de ter uma diferença boa no tempo de funcionamento, na fonte do toshiba, não durou 2h, na do net com o LM2596 fica aproximadamente 1 dia, na USB 1,5 a 2 dias

tenho uma rotina que reseta o arduino a cada 6h, 

asm volatile (" jmp 0");

isso me resolveu o travamento no acesso a pagina (SD), mas acho que não reseta completamente,

sei que muitos recriminam a ferro e fogo o reset aterrando o pino reset, por não ficar aterrado tempo suficiente para "zerar" a memória, será que com um circuito usando algo tipo um capacitor, garantindo ao menos 0,5s ou 1s o contato da porta, ainda seria ruim?

Tente isolar o acionamento dos reles com acopladores ópticos inclusive a fonte de alimentação.

Isto pode resolver o problema.

Obs.: um modo mais elegante de resetar seu Arduíno caso ocorra o travamento é com o watchdog.

Abs...

Relés são cargas indutivas, um indutor quando é desenergizado gera uma tensão com polaridade reversa, isso pode ocasionar problemas como travamento do microcontrolador ou até mesmo danificar esses componentes que são sensiveis.

O ideal é vc usar um diodo em paralelo a bobina de cada relé.

Opto acopladores são sem dúvida excelentes pois eles isolam totalmente os circuitos. Mas como o Mauricio colocou no desenho, não una os negativos, mas não os una caso vc use opto acopladores, pois unir os GNDs vc coloca o circuito na mesma malha, ai não faria sentido usar o opto acoplador.

Outra alternativa seria o uso de transistor de potência para chavear o motor, ao invés de usar relés. Um tip120 por exemplo pode ser usado em cargas de até 5A e suportam até 60V.

Microcontroladores são componente que geralmente tem um consumo muito baixo de corrente, então não precisa usar uma fonte com uma corrente maior por causa do microcontrolador, mas sim por outras cargar que fazem parte do seu projeto.

Uma coisa que vc não pode deixar de fazer é ligar o negativo de todas as fontes de tensão em um só, fazendo desses o comum do circuito. Uma vez tive um problema em um circuito que depois de muitas tentativas de resolução descobri que os negativos não eram comuns. Atenção, só una os negativos, os positivos nunca. O negativo é a referência por isso todos devem ser ligados juntos. Talvez isso resolva seu problema.

O amigo que disse a respeito da fonte chaveada que precisa de uma carga minima, faz sentido. Uma sugestão, para não usar uma lâmpada de pisca, pode ser um resistor de 22ohms de 10W.

Outra alternativa seria ligar um capacitor de 640uF ou até 1000uF em paralelo a alimentação de entrada para suprir a queda de tensão momentânea ocasionada pelos relés e possivemente pelos steps.

os reles cada modulo, tem um circuito com diodo em paralelo com a bobina, se não me engano tirei o esquema aqui do site mesmo.

Eles controlam apenas lampadas.

o GND está interligado, ja me recomendaram colocar um diodo entre a protoboard e o arduino, na epoca nem dei muita importancia pq tava cabação o projeto, uq queria só ver funcionar... agora que citou vou tentar add o diodo no fio que comuta o GND.

este esquema do capacitor coloco ele na saida do 12v? antes dos Stepdowns?

Lampadas econômicas ( fosforescentes) podem gerar ruido eletronico na rede  eletrica...

Que tipo de lampada esta usando?

Neste caso esse capacitor deve ser ligado na entrada de alimentação da placa ou protoboard em que estão os steppers. Em paralelo a alimentação.

Aproveitando vc tb podia ligar um diodo a entrada dessa alimentação só pra evitar alguma tensão reversa que possa ocorrer.

show glr coloquei um capacitor de 1000uF na saida da fonte 12v (entrada dos steps)

e um diodo na porta do arduino que comuta o GND... o teste está rodando agora...

de cara ja deu pra perceber que não está travando quando envio muitos comandos seguidos (antes travava facinho!)

vamos ver com relação ao tempo rodando, até agora não passou de 1,5 ou 2 dias no máximo!

Muito bacana, espero que dê tudo certo.

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço