Boa Tarde amigos,

Estou desenvolvendo 2 projetos na marra, mesmo com a minha ignorância em eletrônica e programação. ( Ja estou estudando a 2 anos, pela internet, via Google e aqui o fórum )

A minha dificuldade atual é como calcular as tensões para escolher um transformador apropriado.

Baixei vários programas de calculo em eletrônica, mas nãos sei usa-los.

Pergunto se alguém poderia fazer uma vídeo aula ensinando a mim e aos outros que virem o vídeo no youtube, a usa-lo.

Pediria que a aula usa-se o exemplo de como calcular as tensões de um transformador. mas se quiserem fazer sobre os outros assuntos, ninguém irá reclamar.

ElectroDroid  - Esse programa esta instalado no meu celular com Android, é bem completo, bom mesmo.

A SOLUÇÃO EXIGE A RESPOSTA  A 3 PERGUNTAS

Qual é a tensão de entrada, tensão de saída e a corrente.

Mas só tenho resposta para uma.

Tensão de entrada, seria 110, mas quero um projeto bi-volt automático. 110/220

Pergunta 2  - Tensão de saída

Vou alimentar a um som, de cerca de 50 vatz por canal, sendo 2 canais.

Uma resistência de 350 vatz  - isso via reles e o artmega 328, vou usar um extensor de portas.

para expandir as portas, estou com o esquema do 74HC595B-1 e um monitor LCD.

+  uma TV digital, que terei que vou usar de um Tablet da genesis, o carregador esta com as seguintes expecificações: AC - adapter  INPUT 100/240 V

60Hz / 0,7 A. max  Out-put 5v  ----  2 A  Made in China. ( ainda monto uma fabrica la´)

Ainda tem uma ventoinha.  terei ainda uns 2 sensores e um Bluetofh. 

- 3 - Corrente ? 

 

Acho que é melhor alguém me ensinar do que me dá o peixe, assado e no prato com as batatas. kkkk

Muito Obrigado e um abraço.

Eduardo castellani

miragempro@hotmail.com

Exibições: 2634

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola.

Nao entendi mto bem o que vc pretende com o transformador.

A ideia é ligar:

Rele eletrica -> Transformador -> Esta lista de aparelhos ?

Se sim, pra que ele serviria ? Esses aparelhos nao sao todos AC ?

Se for para fazer o bivolt, normalmente tudo que é baseado em transformador é bivolt por chavinha. Eh preciso trocar um ponto de ligaçao (tap) para fazer funcionar em uma ou outra tensão. Existe um rele que pode fazer essa funçao, mas nao recomendo, é mais caro que o transformador, na verdade pode até ser uma lenda esse rele.. Nunca vi pra vender.

Se for para permitir que a resistencia fique bivolt, recomendo colocar o transformador só pra ela, com o rele bivolt ou um circuito detetor de tensao.

Ola.

Nao entendi mto bem o que vc pretende com o transformador. - ALIMENTAR O CIRCUITO

A ideia é ligar:

Rele eletrica -> Transformador -> Esta lista de aparelhos ? SIM

Se sim, pra que ele serviria ? Esses aparelhos nao sao todos AC ? SÓ A TV ESTA PRONTA, O RESTANTE SÃO COMPONETES SEPARADOS E MONTADOS NA PLACA.

Se for para fazer o bivolt, normalmente tudo que é baseado em transformador é bivolt por chavinha. Eh preciso trocar um ponto de ligaçao (tap) para fazer funcionar em uma ou outra tensão. QUANTO A ISSO EU CONSEGUI UM TUTORIAL

Existe um rele que pode fazer essa funçao, mas nao recomendo, é mais caro que o transformador, na verdade pode até ser uma lenda esse rele.. Nunca vi pra vender. CARO?  ESQUECE

Se for para permitir que a resistencia fique bivolt, recomendo colocar o transformador só pra ela, com o rele bivolt ou um circuito detetor de tensao.

ME DIGA UM,A COISA...ESSE detetor de tensao. SERVE PARA MONITORAR A TENSÃO, MAS SERVE PARA DETECTAR ERROS DE COMPONENTES REGULADORES DA TENSÃO? E OUTROS?

Se essa resistencia vai ficar no transformador ela sozinha já consome bastante. Se sao 350W para saber a corrente dela basta dividir pela tensao de trabalho.

Se forem 12V por ex 350/12 = 30A Já seria quase inviável um transformador dessa corrente. Para ter uma margem de erro poderia ser um trafo de 35A.

De maneira geral a ideia é somar as correntes dos aparelhos que ficarão ligados no secundário. Caso nao tenha a corrente pode usar a potencia dividido pela tensao que dá na mesma.

É preciso adicionar mais uns 10 a 25% (multiplicar por 1.2 por ex) para que o transformador nao fique no limite e o resultado vc arredonda pra mais.

Com os dados: Tensão de entrada, tensao de saida e corrente de saída vc já consegue comprar o transoformador. 

Tenho uma placa aqui, de um projeto de um fabricante, que tem uma fonte bem simples, veja

Essa placa, fonte, fornece energia para um rotor ( que gera ar ) e uma resistencia de 1500W + sensor para monitorar a temperatura, e um painel com controle remoto. VEJA

e veja a tabela Conversão de Watts valor Ohnico e Ampêre

quero o transformador, por causa do som.

VOCE DISSE: tensao de saida e corrente de saída vc já consegue comprar o transoformador. 

E como eu consigo isso? no dataship dos componentes, como os CIs. ?

Pelo visto esse transoformador da sua placa alimenta so o rele e mais algumas coisas. O rele manda ou nao 110V para a resistencia. 

Vc compra transformadores com a informacao que está na etiqueta desse da sua foto: Tensao de saida e corrente maxima (a tensao de entrada nao está escrita mas normalmente é bivolt, dependendo da ligaçao).

Vc precisa saber o consumo do seu circuito que será alimentado pelo transformador. Na duvida ligue tudo e use um multimetro (amperimetro) para medir. Ficar somando o consumo de cada componente é mto chato.

O rele manda ou nao 110V para a resistencia. - ACHO QUE SIM, POIS O RELE SÓ CHAVEIA, PELA TRILHA DA PLACA.

Vc precisa saber o consumo do seu circuito que será alimentado pelo transformador. Na duvida ligue tudo e use um multimetro (amperimetro) para medir. Ficar somando o consumo de cada componente é mto chato. MAS COMO LIGAR TUDO SEM TRANSFOMADOR?

Vc pode usar um transformado grande, por ex de 2 ou 3A que garante o sucesso. Se a resistencia nao vai passar por ele provavelmente vai dar uma corrente de no maximo 1A (chute).

Acho desnecessário a corrente passar por ele né?  posso monitora-lo via sensores sem problemas. 

abraço e muito obrigado

Gostaria de lhe perguntar, se você não aceitaria fazer uma vídeo aula quando você tiver tempo, de como usar a calculadora  ElectroDroid

Eu  instalei no meu  Android.  ( quer que eu lhe envie? ) é ela é bem completa.

Aposto que muita gente não sabe usar esses programas.

Olá,

O electro droid é um conjunto de ferramentas de cálculo de circuitos eletrônicos, com uma interface bem intuitiva (navegação muito fácil) para quem já tem conhecimento básico de eletrônica. Tenho este gadget instalado em meu celular, e o uso bastante. Mas infelizmente este programa pouco adianta para quem não conhece de eletrônica, seria como alguém tentar estudar o manual de uma calculadora eletrônica sem ter o mínimo conhecimento de matemática, entendeu onde quero chegar?

Aconselho que antes estude a teoria referente a cada função do programa que não entender, por exemplo, se estiver com dificuldade de entender a função do cálculo do transformador, estude sobre transformadores, para cálculo de lei de ohm procure por lei de ohm, assim para cada função. 

O programa é apenas uma ferramenta para auxiliar cálculos, não é um substituto para o conhecimento que você deve ter. 

Abraço.

ENTENDI....as coisas são mais difíceis do que imaginei.

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço