Estou desenvolvendo um toca discos 100% DIY. O maior problema se não o único até agora, é o controle preciso do motor. Bom, fucei a internet e achei muita coisa. A mais plausível até agora foi o sistema usado por esse cara.

http://www.altmann.haan.de/turntable/

Basicamente ele criou um controle de “cristal” para um motor de passo de duas fases 7,5º, através de 2 frequências amplificadas. Ele gerou as frequências em um programa de áudio, amplificou (estéreo) e alimentou o motor, foi regulando a frequência até achar a frequência correta para a rotação (usando um strobo disco) e gravou em um cd.

 

Agora vem a duvida! Bom, posso usar esse método para descobrir a frequência correta para a rotação certa do prato, até ai tudo bem, porém, digamos que eu não queira ficar dependente de um cd player, eu conseguiria chegar à frequência ideal usando um oscilador de cristal e algum método de divisor de frequência?

Exibições: 2236

Responder esta

Respostas a este tópico

Nossa, metodo muuuito criativo na minha opinião.

Frequencias precisas são conseguidas com cristal ou com a frequencia da rede.

A frequencia da rede pode ser usada se vc usar um motor sincrono. Antigamente era uma boa soluçao, hoje vc nao encontra motores pequenos assim e eles sao por ex de 600RPM, vc precisa virar o prato com uma reduçao tb precisa (metodo antigo).

Com cristal vc pode fazer de 2 formas:

Obter uma frequencia e dividir até chegar na que vc precisa e alimentar o driver do motor no modo clock+direcao. Isso pode ser feito com o cristal+CD4060+L297+L298. De um google desses componentes.. é preciso fazer calculos da frequencia ideal.

Outra seria por PLL, mas é mais complicado, perfeito se vc quisesse usar um motor DC, mas para motor de passo fique com o primeiro. com 3 integrados num protoboard vc monta.

Ainda, se vc ligar o motor direto no eixo vai perder a oportunidade de ganhar força com uma reduçao. Se vc colocar ele como nas antigas vitrolas, com uma rodinha do lado interno acredito que fique melhor.

Obrigado Eduardo, nunca trabalhei com frequência exata, vou ter um pouco de trabalho ehuhee. Mas obrigado novamente!

Fiz os cálculos, vou precisar de um cristal de 4,9152MHZ, dividindo na saída de f/8192 do 4060, consigo 60hz e 300 RPM no motor, ai é só trabalhar mecanicamente a redução para a rotação desejada do prato. Nunca trabalhei com L297 e L298, mas pelo jeito tem muito material, não vai ser difícil. Obrigado novamente.

Legal.

Outra, se vc nao achar um cristal dessa frequencia vc pode mudar o CD4060 pra ele fazer divisões nao base2.

Seria o seguinte, por ex, se vc quiser que ele divida por 0x1001000 (72) basta ligar os bits correspondentes aos bits em "1" em uma AND e ligar a saida disso no reset. Nao sei se seria AND ou NAND, precisa ver o manual, mas a ideia é essa. Vc pegaria os "1"s do numero que vc precisa para dividir e usaria para resetar.

Existem um TTL chamado comparador de magnitude (74LS85 / 74LS688) , que poderia inclusive servir diretamente como coparador para jumpers de configuração, se fosse o caso.

Boa noite Ricardo, você consegui montar seu toca disco? Por favor, quando em funcionamento, o motor vibra muito?

Estou pensando em começar um projeto semelhante ao seu, vou acompanhar com bastante atenção!

Abraços

Nascimento

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço