Modulo Para Controle de até 15 Lampadas Utilizando Protocolo MODBUS

Olá, galera

Tô trabalhando num projetinho utilizando o Arduino e que consiste em um módulo capaz de controlar 15 relés de 10A a 125/250V. O Módulo foi projetado para automação residencial e comunica-se via RS485 com o protocolo MODBUS capaza de se comunicar com o famoso ScadaBR. O módulo já possui sua "enclosure" em forma de CLP feita em plástico.

Claro que tal módulo não foi feito apenas para o controle de iluminação; poderá ser utilizado para controlar persianas, bombas de aquário, motores... 

Alguém se interessaria por tal projeto? Estou pensando em abrir uma empresa onde moro para comercializar e instalar tais módulos, assim como outros módulos para automação residencial que ando desenvolvendo utilizando Arduino, mas já que este é um projeto utilizando uma plataforma open-source, queria disponibilizá-lo para vocês. Dependendo do feedback da galera aqui do fórum, penso em abrir um site ou algo assim pra compartilhar o projeto com a galera...  

Exibições: 3025

Responder esta

Respostas a este tópico

desenvoler isso no scadabr não seria um problema SuperTec, quanto a linha de ter um mestre na rede é bom concerteza, mas ficaria sem todo o potencial de um supervisorio como o scadabr.este supervisorio contém recursos de escalabilade interminaveis o que ajuadaria na hora de implementações de novas funçoes, analise e ajustes da planta.Eu mesmo quero trabahar com um linha do estilo do Isaac, mas sem peder a capacidade de escalabilidade da rede, uma solução para mim e deixar um servidor nas nuvens e relacionar com a ajuda do exemplo do superTec uma forma de monitorar a rede e definir ajustes sem necessariamente empreender recursos de gargalos, falta de conexão, consumo de banda. dependendo do caso até 30Kb de banda já resolveria o problema para o caso de redes por exemplo feita via radio uhf , vhf ou acesso discado.

Com certeza o ScadaBR se aplicaria ao módulo em questão. Só estou apontando o fato de que existem situações em que não se pode ou não é necessário todo o poder do ScadaBR. O módulo em sí poderia atender a ambas as aplicações.

Mto boa a ideia !

Sempre pensei nisso, algo intermediario entre a centralizacao e o radio. Pq nao um barramento multiponto. Originalmente imaginei uma serial open colector com todos ligados em paralelo (tensao de 3 ou 5v), derivado da velha ideia das redes a cabo coaxial com terminador e tal, mas que com baixa velocidade nao precisaria ser coaxial. Tb pensei num protocolo bobinho em texto com comandos de 1 letra e 3 numeros.

Mas fazendo logo com uma coisa mais profissional e testada como o RS485+MODBUS fica bem melhor.

Tambem nao iria querer ficar dependendo de um PC pra que as coisas funcionem, muito menos internet.. Estando dentro de casa tudo precisa funcionar só com o wifi ligado. A minha ideia seria comandar via pagina html para poder acessar do celular ou PC. Obvio sem internet sem acesso externo. Mas acesso externo é para uso eventual.

Acho que esse área precisa ter flexibilidade de implementaçao para que cada um possa montar do jeito que quer. Nessa poderiamos ter mais de uma placa com mais ou menos recursos.

Minha ideia tb seria fazer de forma aberta, pq nao tenho interesse de lucrar com isso, so queria fazer pra usar..

concordo com Eduardo, realmente queria não depender tanto de uma rede para gerenciar, mas como estou meio bitolado a um mundo de  análise vários protocolos. Tavez queira matar mosca com canhão, mas já vi casos, em que o cliente que colocar alguma coisa mais, ,mas como o projeto foi feito de forma que não deixa haver modificações, o cliente para ter o que quer acaba tendo que comprar tudo de novo. Me lembro muito bem o dia que comecei a trabalhar no scadabr, eu estava conversando com amigo empresario no ramo de automação e telecom, e falei pra ele da minha intenção de desenvolver equipamentos eletronicos para automação, então ele chegou e disse pra mim isso todo mundo faz o que os clientes me perguntam e se eu posso adicionar mais controles pra eles, e esses equipamentos fechados a venda no mercado não possibilitam isso ou despendiria muitos gastos que não seria viável nem pro cliente e nem pro empresario. Logo pensei em um sistema scada como o que tinha no meu antigo trababalho que dar um escalabilidade incrivel, mas exige um estudo absurdo, estou trabalhando nesse sistema scada a muito tempo e o sistema scadabr tem a capacidade de ter praticamente tudo integrado (minha opnião),Logo é de uma complexidade alta, pois vc tem que ter conhecimentos de Ti, instrumentação, eletronica , eletrica , etc.te falo que desses todos o que mais domino é TI e nem tanto assim ainda tem muita coisa pra estudar, mas como gosto sempre de aprender tecnologia, faço tudo com paciencia e buscando desenvolver essa plataforma.

Agora uma uma idéia de redes descentralizada e da mesma linha do Eduardo, crie uma intranet, afinal a mesma tecnologia aplicada a internet pode ser usada na sua casa o que deixa a viabilidade de um momento vc poder se conectar com a internet,caso nencessite.

qualquer coisa estou a disposição pra trocar ideias etc.

grande abraço.

Entao, se fizer uma pagina como as do @Rogerio A. Filho, vide: 

www.satecn.com.br/selfhouse

Vc pode controlaro por qq dispositivo que aceite java, pode transformar isso em um App para Apple ou Android usando o Phonegap (fica a masma coisa... só muda que passa a ser um icone e some a barra de endereços).

Aih o cerebro seria um arduino com um shield ethernet servindo a pagina. Mas quem quiser pode substituir por um PC. Como o numero de pinos consumidos cai tremendamente sugiro ja pensar em reservar para um display LCD, ou criar uma placa LCD-485. Aih ela poderia ser endereçada e vc ter mais de um LCD espalhado. Se enderecar 2 iguais eles mostrariam a mesma informacao. Fica chique tb ! Apesar de que ter as informacoes no celular basta pra tudo.

Outra, a fiacao poderia ser com cabinho de interfone. Tem de 2 pares trançados tipo manga (com uma capa por fora) baratinho e fino. Com conexao a parafuso. Se for soldar ou climpar eletricista nao topa (o instalador). 

Eduardo, achei interessante o modelo, sabendo que o RS485 usa tres fios.A página do rogerio é muito interessante,  se o rogerio disponibilizar o código o negocio fica mais facil, afinal não quero inventar a roda. Quanto ao uso de PC,  então fico com o scadabr pois já tenho um poderoso supervisório bastando apenas integrar o que eu quiser (como já foi dito antes), na verdade eu vou pecar um pouco, pois como parecer ser , sou um pouco cabeça dura e quero continuar com a minha plataforma scadaBR de estimação (curto muito esse scada) , pois lá já tem servidor pronto, cerebro ,etc.Queria de repente colocar o scadabr dentro de um arduino ou algum tipo de microcontrolador conhecido. Acho que vou comprar o PCduino e ver se consigo usa-lo com scadabr, outra seria o raspyberry pi(se é assim que se escreve), peço perdão pelo foco no scadabr. Mas continuo acreditando que essa scada é tudo de bom.(claro que teria que existe uma versão compacta do scadabr,mas atualmmente o tamanho do sistema é razoavel e acho que dar pra colocar em um pequeno computador ou coisa parecida)

Quanto a rede o negócio fica sem muita complicação, pois posso usar um modbus ip ou simplesmente deixa-lo com modbus RTU e usar o scadabr como servidor como ja foi feito e testado diversas vezes, com post até aqui no fórum(vide link abaixo)

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr-acende-lampada-a-kilom...

atualmente percebo um bloqueio da minha parte quanto a questão dos módulos, e da forma de instalação deste, estava lendo as ultimas discurssões sobre instalação centralizada ou descentralizada, e pelo que vi alguns garagistas optam pela centralizada. Outra situação é justamente essa questão de rede sem um sistema scada, e com desenvolvedores criando um pequeno supervisório para controle de uma coisa ou outra na sua automação, confesso uma pequena inveja, pois o scadabr é incrivel e por inexperiencia com o assunto ainda não conseguir criar um modelo de instalação mais complexo além de pequenos amostras no youtube(vide link)

http://dino01.brinkster.net/teste2.htm

detalhe: Caso não consiga ver é porque o site é gratuito e tem limite de navegação.

Enfim, atualmente quero sair desse estado de inercia com o scadabr e realmente fazer automação instalando os modulos e fazendo a coisa funcionar podendoo assim provar ou não que o scadabr é surreal, vou usar uma integração androide com scadabr, pois quero tudo feito no celular e com sms.

Estou aberto a dicas e o negócio do LCD rs485 é novidade pra mim,outra com scadabr pinos não é problema.

Aqui neste site tem diversos modulos para uso no famigerado "PIC" da até arrepio quando lembro da forma com este é programado, mas tem gente que gosta de tortura e assim tem clientes a vontade, logo essa empresa MiKroeletroniKa vende esses modulos (são diversos) todos especificamente pra PIC.Talvez isso te ajude a ter mais idéias de modulos(Isaac)

 

http://www.mikroe.com/click/

 

 

 

Oi Adriano, a ideia de usar um raspberry pi para controlar todos os escrava era muito boa mas ja testei colocar o scadabr a rodar no raspberry e ele fica muito lento o que leva a nao termos bem uma rede em tempo real, nao testei ligar escravos ao raspberry instalei so o scada e tentei criar uns data points e ja estava super lento.

Quanto a rede de automaçao da habitaçao eu sou mais a favor de uma rede descentralizada que poupa bastante a nivel de cablagem, ja fiz algumas instalaçoes de rede domotica em habitaçoes em que o sistema era esse tinha um lcd que era no fundo o master da rede e depois um modulo em cada divisao da casa.

Hehehe, eu tb penso isso do PIC, mas nao falo... Pq tem certas pessoas que prefiro não contrariar. O pior é que é vendido como "33 easy to learn instructions" e convencem o comprador que quanto mais risc melhor...

Mas eh isso aih, hj ja separei uns sn75176, esses dias vou fazer uns testes e quando tiver algum resultado eu posto.

Pretendo fazer uma plaquinha com 2 entradas e 2 saidas, outra com 4 entradas e 4 saídas.

A primeira obrigatoriamente precisa caber no espaço de uma caixa 4x2 e a segunda numa de 4x4. 

A fiaçao ficaria com 4 fios: GND, A, B e 12V. Acho melhor 12V que 5V pq colocando um regulador ele vai ficar gelado, ja que so o microc ficaria nele.. Como o pesado seriam as bobinas dos reles fica melhor usar reles de 12V, de menor corrente de acionamento.

Ainda, a proposta seria uma placa que aceite montagem com SCR ou rele (a gosto do usuário).

Se o Isaac, criador do topico, nao se importar posso postar aqui mesmo, acredito que haja alinhamento com a ideia dele.

Tambem queria perguntar: Pq 15 Lampadas ? vc entende que há essa limitaçao ou esse é seu objetivo ?

Oi, Eduardo,

Cara, o módulo é feito pra ser instalado em uma calha DIN dentro de uma caixa de destribuição. Ele tem 15 relés SPDT (um contato comum, um NC e outro NA). Como ele funciona em rede, ele não precisaria, necessariamente, ser instalado no quadro de distribuição central.São 15 relés pq tem aplicações q necessitam de 3 deles, como o acionamento de percianas: 2 pra reversão da tensão e um pra desconectar a carga. Acionar contatores pra ligar e desligar motores trifasicos necessitam de mais de um relé. 

A limitação que você falou vem do fato dos da corrente dos relés? Meus módulos possuem entrada pra cabo ethernet, embora esse não seja o protocole que eles utilizam: eles ocupam um par trançado pra implementar o barramento RS485 e os demais cabos estão divididos entre 12V e GND. O arduino interno funciona a 5V, enquanto os 15 Relés funcional a 12V.

Interessante...

Eh uma ideia que nao serviria para o meu caso pq nao pretendo quebrar parede pra colocar um quadro e o atual nao suporta.

Vc teria uma foto da placa ?

De qualquer forma elas podem estar no mesmo barramento 485, usar uma placa para cada caso.

Sobre a questao do numero de reles, de fato, vc nao pode ir ligando um numero infinito em um fio que originalmente era para conduzir informaçao. A solucao que vc usou, de usar fios em paralelo ja resolve bem. Ainda seria possivel ter fontes que atendem grupos de reles.

Mas de qq jeito para o meu uso a ideia seria principalmente cargas AC comuns, que poderiam usar triac, aih o problema de corrente na bobina desaparece.

Penso em usar cabos de interfone pq eles sao mais finos, estou com essa paranoia de nao sobrecarregar o conduite. Acredito que cabo de rede tb de pra passar, mas pensei em colocar 4 pontos de conexao por parafuso (slz) pq é o que os eletricistas preferem. O fio+conector macho+conector femea RJ45 ocupariam um espaco muito grande numa caixa de passagem. 

Ja para a versao dentro de um quadro de força seria otimo.

Ainda não tenho uma placa fabricada, Eduardo, mas já enviei o leyout pra uma empresa chinesa que fabrica placas de circuito impresso (PCBcart). Coloquei esse post aqui porque existe a possibilidade de comercializar e até disponibilizar os programas, esquemáticos, etc, e criar discussões a cerca desse módulo que estou desenvolvendo em um blog ou site pro pessoal aquí do fórum assim como a comunidade opensource.

O módulo já tem uma "enclosure" plástica para calha DIN, mas poderei comercializar a placa sem a carcaça de plástico, só que ficaria meio que na gambiarra pra montar o módulo.

Quanto a ele ser montado num quadro geral, não é totalmente necessário. Se você mora em uma casa, pode colocá-lo no forro do teto e distribuir a fiação por cima mesmo. Já em apartamentos, pode-se instalá-lo no forro de gesso do teto, escondido. Claro que uma solução mais profissional e com certeza mais recomendável seria a de refazer o quadro de força voltado para o sistema de automação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço