Olá, sou estudante de engenharia elétrica, porém meu curso não aborda assuntos da robótica, e gostaria muito de um dia fazer meu próprio "robozinho".
Enfim, pesquisando na internet o que estudar para poder criar um dia, notei que aparece constantemente o termo "Cinemática Direta/Reversa" nos textos.

Verifiquei que essa cinemática é a responsável pelos calculos do movimentos desejados em um braço robótico  com n servos, e que de alguma forma, vou inserir esses calculos em algum softaware para ser controlado por exemplo pelo arduino, então baixei algumas apostilas que ensinam a calcular isso.

Logo é isso mesmo que eu devo estudar primeiramente? essa cinemática reversa e como usa-la em um software? 

como perceberam sou leigo no assunto.

caso eu esteja enganado gostaria de dicas do que eu devo me focar para iniciar meus estudos, e algumas explicações básicas.

Agradeço a atenção.

Exibições: 3451

Responder esta

Respostas a este tópico

Se o seu objetivo é um braço robótico, a resposta é sim, vc deve estudar a cinemática reversa. Defini-la é simples: é ela que calcula, uma vez que vc tenha uma coordenada no plano ou no espaço (a depender do seu robô) qual o ângulo que cada motor deve adotar para alcançar aquele ponto. Fácil de definir, mas difícil de entender. E vc terá sim que manjar disso se a ideia for um braço robótico. Agora, é enrolado mas é divertido... e também é um assunto do qual pouca gente entende.

A cinemática direta é mais simples, e menos útil: dados os ângulos dos motores, qual a posição do bicho? Aí é trigonometria simples. Só que o que precisamos é o contrário, né?

Mas como ela é mais fácil de repente começar por ela pode ser uma boa.

Vc coloca no Arduino os cálculos, de maneira a que vc forneça as coordenadas destino e ele mesmo calcula. O complicado é vc achar as equações e coeficientes para o seu robô. Eu fiz pro meu, mas ainda estou refinando: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/rob-solteiro-procura

Nesse caso vc teria que pegar cada ponto da parábola e colocar na função que calcula a cinemática.

Roger, vi seu tópico, mas acho legal o caminho que está indo de cinemática inversa, mas pergunto antes, como vc quer fazer o "primeiro robo" será que o assunto não é muito puxado?

Tecnicamente, vc pode fazer um robo com rodas, para iniciar, e depois partir para coisas mais complexas.

Asim, começar com um seguido de linha, um resolvedor de labirinto... um desviador de objetos. Tecnicamente são robos, mas para começar seria mais fácil. depois vc se aprofundava. Falo isso porque as vezes a pessoa não começa por medo das dificuldades, porque está com um objetivo muito distante.

Seria legal vc colocar qual o tipo de robo vc imagina se construindo...

Mas claro,  isso é opinião.  Mas uma coisa, eu me interessei em colocar oCinemática nas coisas que ainda quero aprender!

Um abraço e boa sorte. 

Roger,

Um hexápode realmente é bem enrolado, até pela dificuldade de construção. Se eu fosse vc dava um jeito de importar um kit de hardware pronto (foi o que eu fiz com o meu braço robótico) e aí me divertia só com o software. Onde eu comprei o meu tem esse, por $1000:http://www.lynxmotion.com/c-92-ah3-r.aspx. Se ficar apertado, vc pode formar uma equipe, ou então optar por um braço, que no caso uns $400 pagam.

Eu to com um projeto de Quadruped e me deparei com essa Cinemática ...ainda não peguei para estudar a fundo, mais achei um codigo na internet já pronto e to tentando estudar o seu funcionamento....o site que encontrei o código foi esse http://letsmakerobots.com/node/35354 tem outros lá...da uma olhada..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço