Ola.

Eu testei optoacopladores e parece que eles apresentam uma resistencia de 60-80 ohms quando o circuito é fechado.

O que eu preciso é uma resistencia proxima de 0 ohms como se fosse feito o acionamento via relé, a questão é que quando mando fazer o disparo tem que ser eletronico e não mecanico por causa do atraso de acionamento de um rele.

Gostaria de saber se alguem sabe se eu fizer o disparo via gatilho, por exemplo um Tip106 D se vou ter alguma resistencia entre o Anodo e o katodo dele ?

A ideia é "forçar" o acionamento de um botão em um outro equipamento, onde eu ligaria o terra em um dos terminais dele e o anodo do tip na outra, quando este fecha, ele "joga" o terra do seu catodo no anodo e fecha o circuito, a questão é se teria alguma diferença de potencial entre os terminais dele.

Não consegui achar essa informação no datasheet dele, alguem pode ajudar ?

http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/T/I/C/1/TIC106D.s...

Valeu pessoal.

[]´s

Jota

Exibições: 2358

Responder esta

Respostas a este tópico

camarada acho muito dificil aparecer um projeto onde o tempo de comutacao de um rele ou de um tiristor possa se tao critico assim.Sempre havera uma pequena queda de tensao algo em torno de 2V sobre o tiristor bem  como um pequeno atraso na comutacao.Vc pode fazer antes a simulacao do seu circuito no Proteus pois ele e bem realista e ve se o seu projeto vai da  certo.

Ola Jota

Concordo com o Ernane, um rele ai resolve seu problema, mas se vc que resolver com semicondutores talvez o mais indicado seja um Triac tipo tic 246 D, mas se vc quer mesmo reduzir a perda de tempo e tensão no chaveamento use Fets.

abços

Então, como já foi dito, o rele deve te atender sim, não vejo pq não.

Mas o caminho seria o seguinte:

Veja que corrente e tensão esse "botão" precisa para ser acionado. Se for uma chave liga-desliga que desenergiza tudo pela tomada (como era sempre feito no século passado) é uma situação. Se for um botão de painel (chavinha no circuito lógico) é outra situação completamente diferente.

Se for na tomada: rele ou triac (melhor rele).

Se for chavinha de circuito lógico precisa ver se um dos fios é realmente o GND. Sendo ou não o Opto resolve. Toda entrada digital tolera que a tensão não chegue exatamente a 0V e nas correntes envolvidas 80Ohms gera 0V fácil.

Melhor usando um multimetro medir a tensão com a chave aberta e a corrente com a chave fechada, aih dimensionar o acionador.

Valeu pelas dicas pessoal.

Eu acho que poderia usar rele, a questão é que acho que com optoacoplador e um triac ficará melhor e mais rapido, fiz um teste com meu circuito "pressionando" o botão do outro equipamento e funcionou usando um Til 111 e um Tip106D, como demostro em uma simulação no proteus, circuito em anexo.

Se eu não usar o Tip 106 ele não da o pulso e não "pressiona" o botão.

Parece que eu preciso gerar uma pequena tensão para "pressionar" o botão no outro equipamento, simulado na entrada B do osciloscopio, 0,5V funcionou legal, claro que depois de um curto periodo volta a 0v.

Minha duvida é :

1) De onde que sai este 0,5v (mostrado no osciloscopio virtual), ja que não tem relação com R14, mudei de valor ele e inclusive tirei ele fora e continua dando +-0,5v no pino 4 do optoacoplador ?

2) Se eu trocar o til 111 por outro tipo EL817 (não achei nenhum parecido com esse para simular no proteus), meu circuito nao funciona ?

(http://www.sztuofeng.com/pdf/%E4%BA%BF%E5%85%89EL817.pdf)

3) Pq o uso do Tip é necessario, se não, não funciona ?

Valeu pessoal do Lab.

[]´s

Jota

Anexos

Olá Jota

Quanto a sua primeira dúvida posso lhe dizer que os modelos utilizados para simulação nem sempre correspondem exatamente com a realidade, isto vale desde um simples 555 até um complexo amplificador de RF. Não é raro ser necessário editar estes modelos de acordo com o seu projeto para vc ter uma simulação mais fiel. Realmente é extranho o seu opto funcionar como fonte de 0,5V

Os SCRs são diodos controlados e possuem caracteristicas desejáveis para chaveamentos de tensões DC, são rápidos e necessitam de um pulso de pouca corrente e duração para entrarem no estado de condução para sairem do estado de condução será necessário desligar a fonte DC, que esta alimentando a carga ligada entre a fonte DC e o anodo, é isto que vc deseja ?  mais informações aqui  com o prof. Corradi.

Se vc for trabalhar com o chaveamento de tensões AC alimentado a carga , talvez a melhor alternativa não seja o SCR e sim o TRIAC ou um Fet.

Ná pratica é necessario vc colocar um resistor de no minimo 4K7 entre o gate e catodo para evitar disparos indesejaveis.

E afinal , vc deseja controlar uma carga conectada a uma fonte DC ou AC ?

abços

Ola Joe.

Perceba que eu não tenho uma fonte DC ligada ao Tip, um dos terminais dele vai para o "botão" do outro equipamento (simulado na entrada B do osciloscopio) e o outro é o terra.

Não acredito que o "botão" do outro equipamento tenha uma carga, tem 2 terminais que devem ser fechados por um pulso rapido, como demostrado e funcionando no esquema acima e na pratica.

Em nenhum momento vou usar AC, por isso estou usando um SCR ao inves de um Triac.

Alguem pode me ajudar em relação as minhas 3 duvidas ?

Abraços,

Jota

Amigo pelo simbolo que voce colocou no teu esquema, trata-se de um SCR,pesquisando aqui vi que o TIP106D é realmente um SCR,detalhe - se voce for usar ele em DC, uma unica vez disparado o mesmo só para de conduzir quando sua corrente de manutencao for menor que a corrente de base, ou seja, so você cortando a tua carga para ele parar de conduzir, não te aconselho a usar ele na aplicaçao que queres,usa um transistor do tipo NPN ou PNP dependendo tua aplicacao.

outro detalhe é que transistor nenhum da queda maior que 0.7V na carga,exeto se voce configurar ele para isso, voce deve lembrar que todo transistor possui um beta, ou seja ganho, descubra a corrente da tua carga, a tensao que tu vai aplicar nela, pela saturacao do transistor voce consegue aplicar somente a tensao que tu precisa encima da carga,  IB=IC/beta detalhe basico. se voce saturar de forma correta o teu transistor o maximo de queda de tensao sera de 0.7V da tensao da fonte encima da carga.

So para lembrar aos amigos do lab que um TRIAC nada mais é que dois SCR ligados em anti-paralelo com os gatilhos unidos, justamente para poder controlar as duas amplitudes de uma senoide.

outro detalhe é que o R2 do teu circuito nao tem utilidade nenhuma, poderia ser simplificado colocando o 5V direto no acoplador, do acoplador ia no resistor, e o button fechava o resistor no gnd, muito mais simples.

So para lembrar aos amigos do lab que um TRIAC nada mais é que dois SCR ligados em anti-paralelo com os gatilhos unidos, justamente para poder controlar as duas amplitudes de uma senoide.

com um 4N25 voce faz isso facilmente.

Ola amigo.

Acredito que ate poderia usar um transistor ao inves do SCR, a questão é que peguei esse esquema de disparo de um cara que fez ele e funcionou, eu ainda to tentando entender pq é necessario o uso do Tip106, o que sei é que na pratica se tirar ele, não funciona em todos os casos, as vezes para disparar alguns equipamentos falha.

O R2 do circuito é apenas um pulldown e é necessario para não entrar em curto (vcc com gnd) quando o botão é pressionado. Na pratica esse botão não existe, foi feito apenas para simular o funcionamento, e o disparo é controlado por uma porta do arduino.

Ainda continuo sem entender :

1) De onde que sai este 0,5v (mostrado no osciloscopio virtual), ja que não tem relação com R14, mudei de valor ele e inclusive tirei ele fora e continua dando +-0,5v no pino 4 do optoacoplador ?

2) Se eu trocar o til 111 por outro tipo EL817 (não achei nenhum parecido com esse para simular no proteus), meu circuito nao funciona ?

(http://www.sztuofeng.com/pdf/%E4%BA%BF%E5%85%89EL817.pdf)

3) Pq o uso do Tip é necessario, se não, não funciona ?

Abraços,

Jota

amigo resitor pulldown e unicamente para evitar ponto de flutuação, neste caso ali nao existe ponto de flutuação pq voce ta usando uma saida do arduino para acionar ele. me diga o que queres fazer e nao costume acreditar em qualquer circuito que tu acha na net, pq porcaria é o que  mais tem, aprenda como cada componente se comporta e faca voce mesmo o esquema, outra coisa, o protheus é cheio de bug, posso te apontar no minimo umas 30 falha que eu ja vi nele em relacao a coisa que ja vi funcionar na pratica e no protheus nao funciona, me manda o que voce quer fazer que eu faco o esquema pra ti. blz

Valeu amigo.

So para constar :

O R14 e o botão criei para fazer a simulação do proteus, na pratica nenhum dos 2 existem, é usado uma saida do Arduino para isso...

Sei que o proteus falha, e as vezes feito, mas é so para exemplificar o que quero fazer...

Saberia dizer se existem outros tipos de optoacopladores para simular no proteus ?

Todos que achei são parecidos com esse, eu queria algum tipo do EL817 que não tem um pino para a base do transistor.

Tks,

Jota

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço