Boa Noite!

Estou desenvolvendo um trabalho de cronometragem mas para motocross e estou pretendendo usar rfid, mas eu vi que o alcance dos leitores conhecidos é muito baixo e gostaria de saber se vocês conhecem algum leitor para grandes distâncias (há pistas de 1000 a 1600 metros) ou se não houver o que vocês me indicam.

 

Exibições: 1592

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, não existe leitor RFID para essa distância. Um leitor de frequência super alta (da ordem dos GHz) tem alcance de no máximo 100 metros em condições favoráveis. Mas um solução mais em conta seria você usar um rádio transceptor e implementar um protocolo parecido/igual ao usando nos sistemas de RFID de baixa frequência (mais simples).

Abs.

Obrigada pela resposta, Franz.

Você poderia me indicar alguns modelos de rádio transceptor e me explicar um pouco melhor como eles funcionam?

Um bom radio seria o Xbee Pro de 60mW (https://www.sparkfun.com/products/8742)

Mas espera um pouco, Paula... Como funcionaria a cronometragem? A medida de a moto de um dos corredores(?) passasse por um estágio da pista, seria computado o tempo, é assim?

A modalidade do motocross é praticada em um traçado de pista aberto onde há muitas curvas e saltos. Em motocross cada volta no circuito  é cronometrada e todas essas voltas resulta no tempo total. Por exemplo supondo que um treino dure 15 minutos, esse seria o tempo total cronometrado, mas o que também é relevante para esse projeto é o tempo por volta desses minutos.

Não sei se me expliquei bem...

 

Olá Paula, 

Trabalho com RFID porém é UHF na frequência de 915 Mhz. Pelo que entendi, vc gostaria de realizar leituras entre 1000 e 1600 metros? Com o RFID UHF você consegue realizar leituras com até 10 metros dependendo do ambiente e da tag (chip / etiqueta) que será usada.

Infelizmente é um sistema caro, mas é o unico que ja trabalhei com RFID.

Trabalho também com RTLS (localização em tempo real), um sistema que poderia fazer a cobertura da arena de motocross indicando onde se localizam os participantes (motos .. nao sei bem o nome aushaushsauh)

Mas é isso, acho que tanto os dois pra vc ficariam caros e nao atenderia bem, mas se vc quiser posso te dar mais sugestoes dependendo do que vc precisa

Abraços

Isso mesmo, Osvaldo, a leitura deve conseguir fazer-las nesse intervalo. 

Então precisaria de um leitor que atendesse esse intervalo e que conseguisse realizar a cronometragem de tempo de cada volta e do tempo total que não é fixo, pois no meu caso,  vou dar o foco no treino.

Se você puder me dar mais sugestões, eu ficarei muito agradecida. 

Paula,

O pessoal que cronometra maratonas usa portais leitores de RFID ao longo do percurso. Os competidores usam tags RFID no tênis, e sua passagem é identificada em cada portal.

Essa solução não é boa para vc?

[]

Vc já viu esse topico:

http://labdegaragem.com/forum/topics/telemetria-kart-arduino?commen...

Se vc pretende medir só uma volta a ideia do portal do Mauro seria otima. Pode ser mais complicado que com um pedestre pq o metal da moto atrapalha e a velocidade é bem maior.

Uai, pq seria útil para somente uma volta? Basta contar as passagens, cronometrando o tempo entre elas.

Eu já implantei um portal de leitura RFID que identifica os carros que estão em um caminhão cegonha, na entrada de um porto seco. Testamos com o caminhão passando a até 40 km/h e não deu problema, o sistema identificava as tags, que estavam no interior dos carros, sem perder nenhuma. No motocross a velocidade não é muito grande, mas tem o agravante do barro, por exemplo. Água é um "veneno" para RFID.

E esse portal custou uma boa grana, tb.

Me expressei mail, seria "a cada volta".

Me refiro a não ter uma telemetria completa com medições em mais de um ponto da volta, como tempo na reta, sei lá. Entendo que são 2 caminhos: Esse, do RFID, que toma dados de passagem, e o outro, que seria a telemetria "completa", que poderia dar mais dados da moto como velocidade e RPM. Mas seria imprecisa por usar GPS.

Imagino que tenha custado mesmo... Esse do Sem Parar por ex usa uma bateria de 3,6v dentro pra poder ser lido com mais eficiência. São mesmo produtos caros...

Um dos problemas que tive com o portal RFID é justamente o alcance .

Para esportes onde a diferença do tempo dos competidores não esta na faixa de milissegundos e sim em segundos, como a maratona, o portal atende.

Mas para automobilismo por exemplo (kart) é preciso um ponto de "leitura" mais pontual. Ou seja, é preciso saber exatamente onde o tag RFid foi lido, para calcular o tempo exato. Uma leitura "num raio de 10 metros" gera muita confusão.

Existem portais com emissores direcionais ou com RSSI para este fim, mas ainda mais caro que os portais utilizados para logística.

Obrigada pela sugestão de vocês, vocês estão me ajudando muito, mas colocar portais ao longo da pista acabaria ficando inviável, visto que o ambiente de treino é na terra eu gostaria de fazer uma coisa mais embutida que facilitasse a vida do piloto, seria algo direcionado apenas para o piloto, e seria ruim ele ter que ir na pista colocar esses portais.  Eu gostaria de algo que facilitasse a vida do atleta e que ele pudesse transporta-lo para seus treinos quando precisasse, por isso o RFID. Eu tinha pensado no GPS, mas como eu vi antes no tópico indicado pelo Eduardo que era impreciso, decidi que o melhor seria o rfid mesmo. E o que quero é apenas contar o tempo total de treino, o tempo volta a volta, melhor volta, pior volta, ou seja, a variável importante para mim seria o tempo.  Vocês poderiam me indicar modelos que vocês já adquiriram dessas sugestões que vocês me deram?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço