Já tem um bom tempo que "namoro"  os sistemas de SDR (Software Defined Radio) ou na tradução livre rádios baseados em software. Esses rádios receptores são constituído por uma etapa de hardware para sintonia e recepção e um software para decodificação e processamento dos sinais. Alguns modelos que pesquisei eram bem simples em termos de hardware e o processamento dos sinais era feito pela placa de som. Outros modelos eram muito caros. Recentemente houve uma explosão do assunto na internet quando Antti Palosaari descobriu que receptores para DVB-T (Sistema para Recepção de TV digital usado na Europa e parte da Ásia) são na verdade SDR´s com faixa de operação em torno de 50 a 1700MhZ, tudo isso pelo preço aproximado de 20 dólares. Isso despertou o interesse do grupo Osmocom OsmoSDR team que desenvolveu um software para interagir com esses dongles.

Aí a brincadeira começou a ficar interessante, com um dispositivo de 40 reais ter a disposição um radio que cobre a faixa de 50 a 1700 MHZ e de quebra ainda funciona como um analisador de espectro. Resumindo comprei um dongle e comecei meu experimentos. Entre outras coisa é possivel ouvir na faixa de VHF serviços como radioamadores, comunicação de aeronaves, faixa de FM, canais de TV analógica. Também utilizei como analisador de espectro (perfeito para bancada) para testar transmissores de controle remoto  na faixa de 433 MHZ. O próximo passo é captar as transmissões do satélite NOAA e ter as imagens do satélite, diretamente do satélite , sem intermediários. Um prato cheio de experiências para os hackers de plantão. Tem muito ainda a ser explorado. Se os garagistas tiverem interesse posso preparar um tutorial com os primeiros passos. Seria interessante ter mais gente nessa brincadeira para compartilhar experiências.

Imagem do software

Vídeo Demonstrativo:

Exibições: 1795

Responder esta

Respostas a este tópico

Se os garagistas tiverem interesse?é a mesma coisa que perguntar a um político se ele quer propina,kkk.Amigo estou ansioso pelo tutorial.Grato.

Muito bom. Posta mais detalhes.

Fantástico. Por favor, faça um tutorial.

Mto interessante !

 

Mas só funciona para recepção????

Qual a distância média possível de transmitir/receber?

Marco,

Qual o modelo de dongle que você comprou e onde você adquiriu ?

Sds,

Tambem namoro isso há um bom tempo. Tinha até intenção de construir um.

Endosso a dúvida do Cinesio: onde e qual?

Abraços

Interessadissimo

Marco, valeu pelo tuto. Vou tentar aqui. Abraços

Desculpa aí pela pergunta tola mas, tentei baixar o fonte do http://sdrsharp.com/ e não sei qual é o link correto poderia postar ?

Outra coisa: este dongle usb, será que tem no Brasil ou Mercado Livre ? é que comprar da china tá demais, demora muito, tem coisa levando 2 meses pra chegar, não queria comprar hoje e só chegar testar em Maio!!

valeu, Marcelo

O código fonte do SDR# pode ser obtido em:

https://www.assembla.com/code/sdrsharp/subversion/nodes

Conhecimento em SVN e repositório de software ajuda.

No mercadolivre achei alguns módulos porém nenhum deles indica o chipset utilizado. Essa informação é importante pois o chipset tem que ser  compatível (lista de compatíveis). 

Resultado da busca no Mercadolivre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467362248-receptor-de-tv-dig...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458245127-chocolate-bar-styl...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457522836-dvb-t-digital-tv-u...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço