Pessoal.

Alguem já fez montagem de Fontes de PCs (que tem 12V x N Amperes) em série ou em paralelo?

É possível este tipo de montagem?

Ou as somas e divisões de indutâncias, impedâncias e capacitâncias geram instabilidade e não permitiriam aos circuitos trabalharem corretamente?

Sugestões?

Obrigados.

Exibições: 24397

Responder esta

Respostas a este tópico

A fonte chaveada é construída desta forma para operar com controle por realimentação, a contrução dela é desta forma. O ideal seria utilizar uma fonte linear (não chaveada) de construção mais simples. 

O problema é que essas fontes de computador existem aos milhões por aí, acho que é porisso que o nosso intrépido Euclides quer aproveitá-las.

Yeah Baby!

Tenho 3 sobrando e preciso de "até" 35 volts. 12 x 3 = 36...com 2 diodos na saída...36 - 1,4 = 34,6!!!

Dá no tamanho certo.

Qualquer outra mudança, mais uma fonte (só que aproveitando a parte de 5 Volts...e de 5 em 5...até onde precisar).

Haja corrente!!!

Num monte de lugares, achei que pra dar certo é necessário tirar os terras e não deixar as carcaças delas em contato. Alguns disseram que pode ocorrer de aumentar o ripple. Solução: Dá lhe capacitores extras nas saídas (Talvez e melhor depois dos diodos).

Vamos para os testes. Mas só no meio da próxima semana. Tô ocupado esses dias, preparando a volta dos filhos pras escolas.

Euclides, elas não foram feitas pra isso... Mas... Acho que vc devia tentar ! 

Isolando as carcaças delas e os fios terra não deve dar problema. 

Elas não vão "saber" que estão sendo ligadas em série.

Só é preciso observar alguns outros detalhes como carga minima na fonte principal (ponha um resistor que faça passar 1A por ex no 5V) e tente.

Não sei tb se ela de fato dá tanta corrente assim em 12V. Em geral o PC consome corrente alta em 3.3V e 5V. 12V só quando é uma fonte para micros com placa de video boa, mas essas são caras. 

Se quiser subir um pouco a tensão dela teoricamente vc só precisa localizar uma trilha que sai da saída de 3.3V ou 5V que serve como feedback. Ele deve passar por alguns componentes e chegar no integrado. Ali vc colocaria um divisor resitivo pra fazer chegar menos, assim a fonte precisa ficar mais alta pra chegar na mesma tensão de antes de feedback.

Não gosto de brincar com fontes chaveadas. Parece que leva polvora na composição das peças... 

Olá Eduardo.

Ví um "atrapalhado" (mas que sabe o que diz em um monte de assuntos sobre CNC...) que fez uma fonte dessa (uma única...só...) "dar" 28 Volts!!!! Embora não para cargas maiores que 1,5Amperes...

Se ele disse que isolando dá certo, vamos tentar...

Estas modificações que você postou são relevantes e importantes, uma fonte pode "fazer coisas estranhas" se não tiver uma "carga mínima". Esta idéia de "elevar a tensão" faz sentido, é assim que ví alguns fazerem (pelo menos disseram que fizeram, vamos dar créditos a eles...).

Mas só semana que vem poderei testar isso.

Na prática fontes chaveadas de pc (ATX) mesmo sendo diferentes funcionam tanto em série quanto em paralelo, eu trabalho com manutenção de som automotivo e uso fontes ATX para alimentar os amplificadores, (uso por 2 motivos,1º o preço, que é bem acessível e 2º a proteção contra curtos e sobre carga), tenho 7 fontes ligadas em paralelo, e elas chegam a fornecer humildes 122A, todas elas foram modificadas para subir a tensão para 13,8V (em 12v a soma delas deveria ser de aproximadamente 140A) e tbm foram adicionados 4 capacitores eletroliticos de 4700uf x 50v para reduzir o riplle, as saidas de 3,3v, - 12v, e 5 v tbm estão em paralelo, porém nunca liguei nada com um consumo alto ali, por isso não medi a corrente nas saídas, os gnds de todas estão interligados, para manter a tensão de referencia, e não acionar a proteção contra curto que existe nelas, mas no seu caso terás que ligar em paralelo e eliminar o contato entre os gnds, se  sua fonte desarmar tente colocar um diodo schottky entre elas no fio amarelo (12v) e o preto (gnd) evitando assim uma possível realimentação, tbm sugiro simular uma carga com um resistor de aprox. 1k por 2w nas tensões que não serão utilizadas.

"mas no seu caso terás que ligar em paralelo e eliminar o contato entre os gnds,"

Aqui você quis dizer: Em série, e sem contatos entre os GNDs. certo?

Obrigado.

desculpe pelo erro, vc deve liga-las em  série e eliminar o contato do gnd das fontes, (aquela trilha que fica ligada com a carcaça ) talvez será necessário jumpear as trilhas deixando apenas a área de contato isolada do restante do circuito

Anexos

Fabiano, a música esta ficando pior que o soneto...

"talvez será necessário jumpear as trilhas deixando apenas a área de contato isolada do restante do circuito"

O que vc. na verdade está propondo é que se retire o contato central da tomada que é aterrado com a carcaça (Para que não aja realimentação pelo circuito comum das entradas em 110 ou 220V, que serão somente por 2 fios, o Terra ficará de fora), que sejam separados todas as placas das carcaças (Para que não ocorra de em algum ponto haver algum curto com outra área ou entre elas) e que todas as placas sejam separadas umas das outras sem conexão entre seus Terras (GNDs). Este no meu ver é a única forma de se conseguir fazer elas trabalharem em "SÉRIE".

Em paralelo, provavelmente seria o contrário, deveria se curto-circuitar todos os terras (inclusive mantendo o Terra na alimentação em 110 ou 220V) para que a referência comum seja a mesma (é um pleonasmo isso...), podendo haver variação somente nos 3,3, 5 ou 12 Volts, que espera-se seja corrigido se houver flutuação.

...E obvio em qualquer das montagens, que seja colocados diodos entre as ligações de saída para evitar retornos indesejáveis.

É isso?

não o pino central vc deve deixar ligado, o que vc deve desligar é apenas a trilha da placa que faz contato com a carcaça, aqueles pontos marcados na imagem.

assim vc pode deixar o gabinete de uma fonte encostar no de outra sem que ela desarme.

boa tarde , cara to com um problema aqui gostaria de saber se vc pode me ajudar .
seguinte , eu liguei duas fontes atx em paralelo 12v , mais quando eu coloco carga nelas (som automotivo) ela tem muita queda de tensao principalmente nos graves . tem como eu diminuir essa queda ou eliminar ? desde ja agradeço !!!

Carlos.

Veja as características de corrente do circuito que vc. está ligando e compare com a corrente que estas fontes podem fornecer, pode ser que o consumo seja muito alto até mesmo para fontes de PC (Amplificadores de 250 Watts consomem "facinho" mais de  20 amperes). Como as fontes de PC não foram planejadas para som, isso tambem pode influir no desempenho delas. Até a próxima.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço