Amigos

Estou fazendo projeto de Autopilot para aviões aeromodelos (inicialmente elétricos) usando PIC (18F4550), o programa em C com o compilador C18.

Atualmente está no embrião mas, já com a parte de estabilização começando à rodar: completei a parte do código do acelerômetro que detecta a inclinação eixos X / Y e trata c/ Filtro de Kalman pra eliminar ruídos e disponibiliza o valor proporcional.

Quem quiser contribuir e, tem conhecimento em Aeromodelos e/ou PIC c/ linguagem C, é bem vindo

do Ardupilot: sei que existe mas é relativamente caro e exige sensores também caros e difíceis de comprar. Pretendo fazer uma alternativa eficiente, também de projeto aberto e que possa ser construída ou comprada mais facilmente.

Exibições: 7296

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcelo. Siga em frente. Faça o seu projeto e independente do resultado, poste para a gente ver.

Estou fazendo uma "brincadeira" que sei/certamente que pode não dar em nada, mas pelo menos estou fazendo por meus meios, conhecimento, tempo e dinheiro, sem prejudicar ninguem e mostrando o que já está "andado":

Só nesse conjunto aí em cima são mais de 240 peças que precisam ser ajustadas. Ainda terei que fazer um invertido a este, e mais um número indefinido de peças (só se faz o caminho, caminhando...).

Faça, faça por satisfação, por amor, por terapia, e não porque vai ser bom, ruim, dar lucro ou "valer a pena" (minúsculo).

"Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."

Fernando Pessoa.

É uma "pena" que tão claro verso só foi escrito a pouco menos de 100 anos, pois nele está a definição do que procuro nas minhas coisas, e acredito que todos os grandes homens que a raça humana já produziu, sem o saber tambem procuravam.

Quer mais? Já colocando:

"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. 
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. 
Se achar que precisa voltar, volte! 
Se perceber que precisa seguir, siga! 
Se estiver tudo errado, comece novamente. 
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a. 
Se perder um amor, não se perca! 
Se o achar, segure-o!"

De quem? Oras...do chará de meu filho...Fernando Pessoa!!!

Bonito !

Bonito tb o projeto do topico. Especialmente pq ele logo ja foi pensando na matematica envolvida. 

Euclides, quem sabe a poesia do gênio ajude a educar o nosso amigo Alex Sander, né? Se bem que... sei não, só erros de português contei 10 na última mensagem dele. Suspeito que vc tenha dado pérolas aos porcos. Acho que falta-lhe uma certa intimidade com a Inculta e Bela (olha eu citando Camões e indo pelo mesmo caminho) para que ele compreenda os versos.

Olá Euclides

obrigado pelo incentivo, desculpe mas, o que é que está montando? vi a figura mas não faço idéia;

abraço

Estou brincando com magnetismo. Quero testar onde ocorrem as falhas de porque as geringonças não funcionarem quando deveriam.

Aquele de ontem é um rotor de polo Norte (vermelho).

Este é o de polo Sul (Preto):

 A idéia é colocar um de frente para o outro e colocar um imã no meio para ver até onde o giro é possível e como desfazer o equilíbrio entre eles (quem sabe conseguimos fazer o negócio girar indefinidamente???).

Se não funcionar, pelo menos tentamos...

Até a próxima.

muito 10, se girar indefinidamente seria energia indefinidamente! ou quase, até os imãs perderem suas propriedades;

Parabéns !

se tiver um blog ou um local onde poste os progressos por favor passe o link

valeu.

Calma...calma...vamos devagar...

Já encomendei mais 60 imãs iguais a esses, para o caso de alguns estragarem, extraviarem, perderem a potência, for exigido rotores maiores ou diferenciados.

Muitas coisas não são ditas em lugar nenhum sobre os imãs, suas propriedades e características, e isso tem que ser pesquisado e guardado (afinal, nunca se sabe onde "vai dar"...).

Identifiquei que imãs quando isolados tem um comportamento e quando agrupados tem outro. As potências mudam, dependendo de como um interage com o outro é necessário mudar o ângulo entre eles para diminuir as resistências, etc...etc...etc...

Não prometo "entregar tudo que descobrir", mas algumas coisas vou mostrar das montagens. Em alguns assuntos uma "figura" vale mais que 1.000 palavras, mas em outros por mais detalhes que se mostre, não se mostra tudo o que foi descoberto sem pelo menos 1.000.000 de palavras (O Einstein que o diga...poucos entenderam sua teoria quando a lançou...ele teve que explicar para outros que "inventaram" um jeito mais simples de explicar para os neófitos...) explicando.

Até a próxima.

Pessoal gostaria de pedir desculpas a todos, talvez tenha me expressado errado para o nosso amigo marcelo, e tb fui ignorante com nosso amigo mauro, ando passando um momento dificil na empresa aonde trabalho e o estresse ta tomando conta de mim, vocês não tem nenhuma culpa disso, o culpado sou eu, me desculpe.

Alex, desculpas aceitas. Pelas suas mensagens vê-se que vc manja do assunto, então é importante que vc colabore por aqui. Acontece que a linguagem escrita tem muito peso, as palavras tem uma força muito maior quando escritas, então a gente deve tomar cuidado quando quer contestar alguém.

Que isso nos sirva de lição a todos.

Caro Alex,

Muito nos preocupa termos uma pessoa em nossa comunidade que não acredita nos projetos e ideias das outras pessoas. Nós acreditamos!

Mas o que nos deixa ainda mais perplexos foi sua falta de respeito, e uso de ofensas.

Acreditamos que pela sua última resposta, você tenha percebido o quanto isso é inadequado em uma rede social que procura difundir a amizade, o conhecimento e a realização de projetos inovadores e criativos.

Assim, tendo o seu pedido de desculpas, o Lab vai se limitar a apenas repreende-lo e alerta-lo de que tais comportamentos são passíveis de banimento conforme os Termos de Serviço do site.

Muito massa o projeto kra, estou estudando aqui para entrar no Hobby de aeromodelismo e achei interessante a ideia. Depois bater a cabeça na parede milhares de vezes com servo motor no pic eu cheguei a uma conclusão  use o arduino, porque? Primeiro, o arduino ja tem biblioteca pronta e funcional, segundo, o pic não trabalha com pwm de 50~60Hz por causa do clock, isso é muito importante, ja falarei disso, terceiro, o pic só teria 2 pwms.

Do datasheet do PIC tem um calculo para chegar ao minimo de clock necessário para gerar uma frequência de 50~60Hz, o que eu fiz? Peguei um PIC16F877a e usei ele como "master" onde ele recebia a serial para os comandos. Esse PIC16F877a gerava um PWM de 100kHz que servia de clock para outros 2 PIC16F628a que assim conseguiam gerar um PWM de 50~60Hz, fiz isso para o controle de direção de uma câmera utilizando 2 servos de 180º. Não recomendo, mas é uma solução, muito mais fácil, barato e preciso utilizar um arduino.

Qualquer coisa só chama :D

abraços

Olá Douglas.

Tenho alguns circuitos aqui que pretendo duplicar, que usam PIC (PIC16C84) e gostaria de saber:

1 - Você sabe programar PIC? Deste modelo?

2 - Você poderia ou saberia como fazer a cópia do conteúdo de um desses uProcessadores?

3 - O modelo PIC16F84 é o substituto "natural" para este modelo antigo?

4 - Você saberia "converter" um programa desses, entendendo e fazendo a"engenharia reversa" dele para um Arduino?

5 - Interessa ver se isso é possível?

6 - Deseja mais informações para responder as acima?

Obrigado.

Euclides.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço