Estou desenvolvendo um projetinho caseiro em que um de seus módulos precisa receber os dados transmitidos por uma cinta peitoral utilizada em monitores cardíacos esportivos. Na Sparkfun já existe um módulo dedicado com essa função para a marca Polar:

https://www.sparkfun.com/products/8661

O preço que não é muito convidativo... em um trabalho sobre interferências entre esses transmissores e aparelhos de marca passo cita que essas cintas usam um sinal modulado em FM (129 a 141KHz):

http://www.relampa.org.br/detalhe_artigo.asp?id=124

Alguém teria alguma sugestão para fazer um receptor FM mais barato de forma a receber esses sinais? Como eu faria para encontrar a frequência exata de recepção?

Exibições: 1866

Responder esta

Respostas a este tópico

Pode se encontrar diversos circuitos de receptores de FM na internet. Para se acertar a frequência o ideal seria vc. ter um transmissor da frequência que quer filtrar e colocar nele um sinal senoidal de alguma frequência (Normalmente 1Khz) conhecida para modulação. A partir deste ponto alterar o circuito receptor de forma a obter o máximo ganho na saída e a mínima distorção em relação ao sinal original.

De fato há diversos esquemas de receptores FM mas todos que encontrei são projetados para frequências de 88 a 108 MHz (rádios comuns) e não para a frequência que espero encontrar nas cintas, por volta de 130 KHz (quase 1000 vezes menor!). Meus conhecimentos (ainda) não permitem saber o que devo modificar no circuito para alcançar essa "baixa" frequência.

De fato, esse seu receptor é super específico... No minimo vc precisaria de um esquema que viesse acompanhado das equações.

O circuito que já vi de receptor FM foi o TDA7000 quem sabe vc acha isso (as equações).

Mas temo que não vai ser facil ajustar. 

Ideias:

- Batalhar com um radinho FM transistorizado simples que tenha na sintonia um capacitor (não vale digital) e ir aumentando valores de capacitores pra ver se chega lá... Possivelmente precisaria aumentar indutores tb. Tarefa dificil mas não impossivel. O radio FM costuma precisar de um oscilador (VCO) que oscila em um multiplo da frequencia sintonizada. Se vc conseguir medir a frequencia dele numa radio e a influencia da adição de um capacitor vc pode conseguir... Vc precisaria ao menos de um frequencimentro e capacimetro (multimetro que tenha essas 2 funções).

- Desmontar o relogio que acompanha a cinta (puxar fios).

- Comprar o circuito da Sparkfun... Fazer o q ???

- Contratar um especialista em RF.. Eu faria isso se fosse um projeto para empresa. Mas se é pra pessoal já ta descartado..

- Vc precisa "medir a pulsação" ou "medir a pulsação com a cinta" ?? Se for só medir a pulsação existem outras opções, como um par emissor e receptor infravermelho ou eletricamente, como nas esteiras mais modernas.

Tava dando uma googlada, não tá tão dificil assim... Na teoria...

Olha esse:

http://circuitofacil.blogspot.com.br/search/label/Circuito%20de%20R...

Ou esse:

http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=15

O drama é que nesses circuitos o tamanho da perna do componente já influencia... As capacitancias são tão pequenas que tudo influencia.. 

O problema maior é achar capacitor nas dimensões (eletrônicas) necessárias para os ajustes de frequência que ele precise e que aceitem regulagem, pois capacitores ajustáveis existem para pequenas cargas. Só testando ou colocando capacitores em paralelo (descobrindo) qual a combinação que permitirá com que um ajustável seja passível de ajuste (sem criar muita interferência....trabalho difícil...mas não impossível...).

Como diz o eduardo. Vais ter que batalhar um circuito que aceite modificações na LC para frequências mais baixas, aí é mexer no Capacitor (C) e na bobina (L). Mas pra isso tem que ver todo o circuito, pq. 1000 vezes é muita coisa.

amigão, essa sua dúvida vale um ano inteiro de estudo de um curso de enganharia.... o buraco é bem mais embaixo!!!!

Grato pelas sugestões!

Como não estou a fim de "escovar bits" na parte eletrônica e prefiro utilizar cintas já prontas tenho duas opções:

- Sparkfun + cinta normal da Polar

- módulo Arduino bluetooth + cinta bluetooth da Polar

Para essa segunda opção só resta descobrir uma documentação mostrando como os dados são transmitidos pela cinta. A vantagem é que com esse módulo ainda posso conectar o Arduino com outros dispositivos BT.

Ótimo. Se conseguir, mostra pra gente. Até a próxima.

Na segunda opção acho que não tem jeito.. vc vai ter que comprar uma pra poder testar. Que eu saiba os bluetooths para arduino funcionam como interface serial. Não sei se ele fariam emparelhamento com a cinta. Se isso acontecer vc vai ter que usar um PC como ponte (emparelhar nele a cinta e o arduino) e rodar um programa que faça a conversão. Pode ser super simples ou super complicado. Depende da vontade do projetista da Polar de esconder ou deixar aberta a informação.

Pelo menos vc fica com uma cinta depois do projeto..

Sei lá, eu gosto de investir em ferramentar, recomendo. As vezes os professores sugerem a compra de um monte de coisa que seria até desnecessária e simples ferramentas como um multimetro melhor ou uma plaquinha ficam em segundo plano... Ainda, guarde bem as embalagens e vc pode até vender depois. 

Eu quando entrei no técnico já trabalhava fora (era auxiliar de marceneiro e depois trabalhei montando abatjours no fundo de um quintal) e tinha meu dinheirinho. Quando passei no vestibulinho pra comemorar já comprei um multimetro novo, fonte, etc.. Era uma epoca mto dificil, mas isso me ajudou mto. Especialmente se vc ve isso como seu futuro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço