Galera.

Tenho um kart e gostaria de desenvolver um dispositivo de telemetria com o arduino, não sei se diria telemetria, mas sim um aparelho parecido com os usados atualmente LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO.

So que faria algo mais implementado, com indicador de velocidade, precisaria mapear na pista alguns pontos especificos para que eu possa medir o tempo entre cada um deles (igual na formula 1, onde eles vao medindo de ponto a ponto e veem onde foi mais rapido), pensei nessa parte com um shield GPS (é possivel?), a mais colocaria um indicador de marchas (nao sei como poderia ser feito), pensei em algo direto no cambio do motor (motor de moto), mas pode haver erros, pois algumas vezes o cambio vira mas não chega a engatar a marcha. Por último, um indicador de RPM do motor e temperatura, daria pra utilizar o próprio cabo que sai do motor (RPM) e conectar de alguma maneira ao arduino??

Att

Exibições: 10824

Responder esta

Respostas a este tópico

entao na vdd o mais importante mesmo é a cronometragem do tempo.

ai pensei em complementar ele e virar meu trabalho de TCC, colocando leitores de velocidade, RPM, sonda lambda, fazer esse gráfico da potencia para ser analisado posteriormente pela equipe, e colocando mais besteiras o qto possivel.

Eu pensaria em coisas mais interessantes para um Kart. Exemplo: log da ignição para identificar falhas, sensores de pressão nos pedais+acelerômetro para você identificar vícios que podem reduzir vida útil de pneus e embreagem, RPM é valido, mas eu usaria uma barra de leds no estilo VU-meter como display e salvaria no log, sensor de nível de combustível, temperatura do motor,...

Joga esses dados num cartão SD e tens o essencial para estudar e baixar o teu tempo.

gostei dessas idéias.. mas como eu conseguiria ter os dados da ignição para analisar possíveis falhas? 

não entendi a parte de sensores de pressão + acelerometro, como conseguiria identificar algo? 

att

Com o acelerômetro tens a força da curva, e você pode estudar se esta usando freio demais ou não, se ta perdendo traçado por estar com o pé colado.


Se teu kart tem bobina de ignição, podes pegar os pulsos do negativo e também analisar a corrente com sensores de corrente.

ah sim entendii.

na parte do acelerometro, para saber como o piloto está se comportando na curva, eu preciso saber quando é a curva, correto? pois posteriormente qdo for analisar os dados, não dará pra saber em que momento ele estava na curva, ou estou errado? Pensei em fazer alguma maneira de gravar o trajeto.

Boa tarde Jonatas

Estou com um projeto parecido, gostaria de saber em que ponto esta? podemos trocar ideias. vlw

boa tarde Felipe

Estou com um projeto parecido, gostaria de saber em que ponto esta? podemos trocar idéias. vlw

Felipe, estou fazendo um projeto com a mesma ideia sua, tenho os equipamentos abaixo na minha checklist:

 

- Arduino Uno;

- GPS Shield Fastrax UP-501

- LCD Shield Nokia 6100 (Ainda não chegou)

A parte da cronometragem a principio resolvi sem o uso do RTC (fiz uma POC e funcionou, simulando o cruzar da linha com um botão).

Velocidade o GPS entrega. Veja o uso dele de dentro da minha casa (capturou 8 satélites): http://www.gpsvisualizer.com/map?format=google&local_input=conv...;

O ponto principal é capturar, de dentro do arduino, o cruzar da linha de chegada (estou trabalhando nesse ponto agora). Conseguindo isso, teremos o cronometro "volta a volta".

Quando chegar a tela, é só programar a visualização, e "be happy". Comprei um RTC e um acelerômetro  para enfeitar o pavão, dependendo, até posso usar.

Não pensei em pegar o RPM do motor, pois o intuito é usar em Kart Amador (aluguel). Nesse caso, gera-se outro problema, que é como alocar a bagaça toda. Mas isso é para o final.

Caso queira trocar uma ideia, fique a vontade em entrar em contato.

O RTC e o acelerometro ficaria meio complicado de instalar num kart amador tbm hein.

Então, sobre o GPS, o custo do shield é elevado para usar somente a velocidade. Em relação a marcação de voltas, da maneira mais grosseira, seria vc ao fazer o setup do cara, indicar quantas fitas tem na pista, e esse valor jogar como uma variavel contadora, ai quando atingir o valor, dizer que se refere a uma volta.

Estou ralando para achar algum sensor magnético que tenha uma distancia de atuação com cerca de 4 a 5 cm, ta complicado.

Um sensor de metais (do tipo porta de banco) funciona com um oscilador qualquer que use um LC (por ex um do tipo Colpits). Ele fica oscilando em determinada frequencia (não é uma frequencia precisa). Quando o nucleo do indutor muda a frequencia muda junto. Aih vc pode detectar isso com um microcontrolador ou um CI de PLL.

Será que um sensor desses não ajudaria a detectar a fita ???

Seria basicamente uma bobina caseira que pode ser enrolada em um aro plastico qualquer. Qualquer indutancia que der ta valendo, vc compensa ela com o capacitor pra chegar numa frequencia razoavel. (Considero razoável de 10K a 100KHz).

Ainda, e se colocar uma fita reflexiva como faixa ? Daquelas pra fazer decoração em caminhão de lixo ?? (hehehe, em vez de serem padrão inmetro (vermelha/transp) são só de uma cor, como verde). Aih um sensor otico reflexivo faria o serviço facil.

Um circuito super minimalista pra cronometragem poderia ser simplesmente colocar um controle remoto de portão por carrinho e um arduino no receptor, mostrando já no painel o tempo por volta e a colocação. Pode dar problema se houver colisão de informações (disparo ao mesmo tempo). 

Sobre a faixa, ela já é fixada no kartodromo, por isso não posso alterá-la. O  cronometro eu ja vi como fazer, o sensor magnetico seria o liga/desliga do mesmo, isso é o mais simples que pensei, visto que é necessário grande precisão, pois os tempos de volta se diferenciam em centésimos.

Sobre o sensor de metais, não haveria interferência, visto que o Kart é tbm de metal?

Att

A ideia do sensor de metais e´ sentir variação no nucleo, senão nunca daria certo, ficaria percebendo a ferragem da construção, parafusos de fixação, etc. 

Certamente se vc montar ele fora do kart vai dar uma frequencia e qdo colocar vai dar outra, mas sem problema. O que vc está procurando é uma variação dessa frequencia. Nos comerciais simples tem um potenciometro de ajuste de sensibilidade, que seria a variação aceitavel de frequencia.

Mas de qualquer forma seria melhor instalar ele o mais longe possivel de grandes peças de metal. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço