Venho frequentando o Laboratório já a muito tempo.

E observo que não é de hoje que diversas iniciativas empresariais (que até onde sei anseja o ganho e o lucro, de preferência maximizado em seu maior grau), chega até estas páginas (se pode-se chamar assim o LdG) procurando solução para sua falta de conhecimento, idéias, experiência e até mesmo preguiça de "ir atrás"...a internet tem quase tudo que se deseja, basta saber procurar e o principal: Saber somar alhos com bugalhos para se chegar a uma nova solução.

Pois bem, neste tempo todo, percebo que uma grande lição foi nos dada e não a recebemos, pois do contrário muitas coisas deixariam de ocorrer.

Para entender do que estou falando, aconselho a todos que queiram ter uma visão "da coisa" da qual estou falando, que se dirijam ao seguinte link: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/como-lucrar-com-open-source

Pensem bastante e se acharem pertinente, coloquem suas reflexões nesta discussão.

Na verdade só há duas direções sobre as premissas colocadas no link:

1 - Quem for obter lucro com o que lhe for passado aqui deve retribuir em contra partida?

2 - Ou não? E se não. Qual o sentido de criar coisas que vão somente beneficiar os interesses comerciais de alguem que se "acha o máximo" não tendo que retribuir em nada para o tempo, esforço e conhecimento da qual "fez uso" e de bom grado oferecido pelos outros?

Vejam bem, não estou falando em retribuição financeira (a época do "dinheiro" está acabando, só os capitalistas é que não estão se apercebendo disso...), retribuição pode ser qualquer coisa (de preferência que não seja exatamente dinheiro para não se configurar a "compra" de alguma coisa).

Alguem consegue se aperceber disso?

Exibições: 845

Responder esta

Respostas a este tópico

Ai tem que formalizar, não tem jeito.

É um contrato onde o investidor fornece equipamentos ou dinheiro no valor X e recebe algo de volta o conhecimento Y.

Esperar boa vontade do ser humano sem algo que o obrigue é utopia. No começo todo mundo é parceiro, mas bastou aparecer a possibilidade de lucro que tudo se acaba. Exemplo disso é sociedade empresarial entre amigos e/ou parentes. Sempre vai ter um explorado.

Mas vai lembrar de pelo menos comprar um (ou mais) multímetro(s) e enviar para algum Hackerspace que esteja sendo montado em algum grotão do Brasil?

Uns LEDs coloridos vai...??? Pra não dizer que não fez nada...

Ou só vai "Empacotar" bem mal empacotado e com um monte de informações faltando e sem nenhuma foto (ou se tiver alguma sem a menor "sombra" dos detalhes importantes) e fazer um "tutorial" daqueles bem ruinzinhos (estilo Youtube) e achar que fez "milagres" pela comunidade?

O que é preciso é boa vontade.

 

Sei lá, eu acho que estamos em um momento diferente do resto do mundo... Essa é a grande questão. Nossa situação é mais parecida em alguns pontos com o da China que com o resto do mundo..

Acho:

Os desenvolvedores de codigo livre (como o Arduino) estão em um "estado de espirito" superior, pensando mais com a racionalidade e vontade de agregar à sociedade que ao bolso. Eles já tem suas necessidades primárias satisfeitas (moradia, saude, educação) pelo estado (que em outros países funciona) e por suas famílias. 

Nesses países onde a relação ganho/gasto (salario/custo de uma plaquinha) é muito maior que a nossa e o imposto de importação é 0 (se vc está na frança e compra um Arduino Italiano paga 0% de imposto de importação, por ex). A logica de que a produção em massa baixa os custos funciona e as pessoas não precisam clonar a placa para baixar o preço. O preço já é super baixo. No salário deles custa algo como 1/8 do preço aqui. (placas/Salario aqui e lá alem de sobrar mais no final do mes pq educação é gratuita, celular é barato e transporte tb (coisas com que o jovem gasta)).

Ja na china não... Por uma questão de moeda (não imposto) é preciso clonar pq o produto Italiano é  absurdamente caro (por isso a comparação) e o Brasileiro, alem do chines, é o grande cliente. Mas deixa pra outro tópico isso... 

Na Italia, quem faz o Arduino, ri de quem clona pq sabe que não vai conseguir preços tão baixos quanto ele ou se consegue não vai conseguir tantos lucros pq a economia de escala só ele consegue. Então vende muito. Dá de graça o codigo mas ganha na plaquinha. Eh mundialmente famoso por oferecer gratuitamente o codigo, mas ganha na placa. Eh feliz por ganhar dinheiro e mais ainda por entender que está contribuindo para o desenvolvimento.

Em outras áreas do conhecimento, salvo patentes, todo conhecimento é acessível. Um advogado faz uma redação otima de uma acusação outro vai lá e copia pro caso dele... O juiz fala algo e vc nem precisa copiar, só dar o numero do processo (jurisprudencia). Um arquiteto bola uma casa legal. Outro viu e copia a ideia, idem, idem. Medico inventa um metodo cirurgico e idem...

Acho que só a programação e a quimica podem ter seus segredos. No caso da quimica só no processo pq os componentes precisam ficar documentados.

Enfim, esse desespero por copiar é nosso (e chines). A busca lá fora é por qualidade, coisa mais fácil de encontar nos originais. 

O codigo livre é uma ferramenta excelente para estudantes começarem o processo de aprendizado, ou vc conseguir uma sacada legal onde vc dá o jogo e vende o videogame (Arduino) mesmo com a clonagem o verdadeiro mercado (que não é o Brasil) compra original. Idem reverso HP com suas impressoras baratas e cartuchos caros. 

Depois que a pessoa está amadurecida como programador a tendencia, penso eu, é achar fácil desenvolver e começar a ouvir mais o cliente e suas necessidades que se moldar às disponibilidades do codigo livre. Por isso vc não encontra em equipamentos feitos em massa (ou raramente) os dispositivos que tem maior disponibilidade de bibliotecas, codigo livre, etc. Isso pq vc percebe que o fabricante da pastilha põe no preço dela essas bibliotecas. Elas valorizam o chip e o fabricante, que não é besta, aumenta o preço. Ou os que não tem são obrigados a baixar para vender.

Enfim, aih está sendo feito um pagamento pela biblioteca que pode ser injusto. Ganha o fabricante da pastilha...

Para mim:

Codigo livre != codigo grátis. Vc paga indiretamente (salvo raras exceções).

O conceito altruísta é (ou está) parcial. Diferente por ex daqui, onde vejo ele plenamente. Estamos todos aqui papeando e fazendo ciência. Certamente todos aprendemos muito. Isso é o legal da coisa. Ninguem cobra nada, fica feliz em poder ter ajudado. Só ficaria mais feliz se:

- Ouvisse mais agradecimentos, melhor se acompanhado de uma foto do negocio funcionando e de um relato do que foi que resolveu a questão (para que outro possa aprender com isso).

- Tivesse mais gente ajudando.

- As duvidas fossem postadas somente depois de uma busca no proprio fórum (repetição).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço